22 de outubro de 2007

And now Lobito...

Um dia apenas em Luanda... logo na vez em que fiquei num verdadeiro hotel, com piscina e ginásio, fico somente uma noite (eu sabia que o Senhor se ia vingar um dia)...
...
e depois de um voo de apenas 40 minutos até Catumbela/Benguela, já estou no Lobito......Vinha com a expectativa de, ao sair de Luanda, encontrar cidades mais organizadas... Tremenda desilusão!! Ruas todas esburacadas, muito pó, muito lixo, musseques... enfim, mais do mesmo... ok, não existe o caótico trânsito da capital.
...
Agora estou alojado nas instalações do Cliente, 2 andares acima do local onde vou dar formação durante 3 semanas... viver no mesmo edifício onde se trabalha faz-nos lembrar a prisão... no quarto não existe internet (estou ligado momentaneamente por wireless a algum vizinho que não activa os firewalls...) e muito menos TV (existe uma sala comum onde me tento manter informado sobre o mundo real e também sobre o irreal Glorioso)... pelo menos o ar condicionado ainda funciona (apesar de ser um velhinho FNAC)... Para o lado onde dá a janela existe um gerador que, invariavelmente, está ligado já que as quebras de energia parecem ser uma constante nesta zona (o barulho deve ser semelhante a termos o novo Airbus A380 dentro de casa...). Tenho uma janela sem estores ou portadas, apenas com um fino cortinado translúcido, que me faz recordar todos os dias que o Sol insiste mesmo em nascer às 05h30 (e com uma vista privilegiada, conforme foto abaixo)...
...

Porque é que eu ainda me meto nestas coisas??!! Ainda estou com o síndroma do 1º dia, em que já estou farto de tudo ao fim de 24h e conto os dias que faltam para regressar, o que não será um comportamento muito profissional no mundo da consultoria... principalmente quando já vou no 4º dia...

Lembrar de colocar na agenda: "Amigo, tens 31 anos, não será a altura ideal para arranjares um emprego normal que te valorize mesmo financeira e intelectualmente?" Lembrar também de comprar uma agenda... :-)

13 comentários:

Pedro Almeida disse...

Capacita-te, o teu futuro é aí.
Tenta é descobrir se o Eduardo dos Santos ainda tem alguma filha solteira...é melhor que o Euromilhões!!! ;-)

Ele há horas assim... disse...

Sim , de facto o Furas tem razão. Já te casavas!! Ou vais para tio???

PS: Assaltaste a carrinha cheia de cachecóis??? Espero que sim. Soube hoje que o Inter (de Luanda, acho) foi campeão. Soube também que o treinador é o Carlos Mozer. Podias fazer o obeséquio de trazeres o cachecol desses gajos. Com um bocadinho de sorte, ainda conseguias o autógrafo do Mozer (grande benfiquista...lol) para ti...

Outra coisa: estás sózinho aí no Lobito, ou foste acompanhado com colegas?

Anónimo disse...

Miguel, apesar dos pesares acho que a experiência vai valer a pena, por si só. Todas as pessoas que eu conheço que viveram em Angola (ok, quando Angola era o que não é hoje) não se importavam de voltar, mesmo que para isso tivessem que arregaçar e MUITO as mangas!

Vais ver que nunca mais te vais esquecer dessas 6 semanas ;-)

Miguel F. Carvalho disse...

Pedro, já me desejaram pior!!

Ele Há Horas do Camandro, a última vez que estive encontrei o Mozer numa discoteca... eu nem sabia que o Inter tinha sido campeão!! eu não consigo ouvir notícias!!!

Kikas, esta já é a minha 6ª vez aqui... se essas pessoas voltassem apanhavam uma desilusão...

Miguel F. Carvalho disse...

Ele Há Horas Assim, tens amigas solteiras?? mas sem problemas existenciais... lol

Cátia disse...

Já disse Deus (ou nao): "Um dia serás recompensado, meu filho!" loool Se Deus não disse, digo eu!

Cristina disse...

E depois sou eu que me queixo :)

Pensa na tua estadia como... sei lá... um recuo aos primórdios da idade contemporânea... é uma experiência em nome da História! :D

Beijo e volta rápido

Heidi disse...

a tua chefe tem lido as tuas resmunguices aqui no blog? ah e tal, um emprego em que me valorizem bla bla bla...sabes a sorte que tens? eu nasci aí em Luanda, e depois disso nunca aí fui, tu já foste 6 vezes! És um priviligiado, um país em pleno desenvolvimento...

Miguel F. Carvalho disse...

eu espero que leia!!!!

eu recomendo a todos que não conhecem a virem a África... mas não é a Casablanca, Cairo, Tunes... ou safaris no Senegal e passeios no Kruger Park... venham é a verdadeira África... Libreville, Freetown, Monróvia... também são cidades de países em desenvolvimento... em desenvolvimento um dia destes... lol lol lol

Heidi disse...

é como se costuma dizer, e pra ser mais exacta: um país em vias de desenvolvimento...

Mãe Happy disse...

Ainda ontem re-encontrei um amigo meu, arquitecto, que esteve em Angola recentemente em trabalho e que me disse (assim com um ar de lunático) que quer ir para lá! Ía para lá dar formação nem que fosse de borla!!!

Bem... se calhar foi o sol que lhe fez mal...

Porque ir, ok... até eu ía... mas... TINHAM QUE ME PAGAR E BEM! :P

Anónimo disse...

os angolanos que viveram aí, quando Angola já era o que é, como eu que nasci 76 gostam disso na mesma. Tens a baia azul, a caotinha, a cuca, a nocal, as mulatas boas mas boas, os sorrisos, as pessoas sem problemas existenciais para além da manutenção da existência, por isso meu caro..... Enjoy.....
Não é fácil esse caos "terceiromundista" mas pode ser bem divertido.

Kiss

Miguel F. Carvalho disse...

baia azul, caotinha... já vi que és uma entendida... estive lá este fim de semana...

"as mulatas boas mas boas" onde?? onde?? dá-me nomes e moradas!! ok, só moradas!!! lol lol lol

mas já cá vieste entretanto?