9 de abril de 2008

La Lys (90 anos)

Celebram-se hoje 90 da célebre batalha de La Lys, na 1ª Guerra Mundial, onde pereceram milhares de militares pertencentes ao Corpo Expedicionário Português.
...
Muitos portugueses nem sequer fazem ideia que Portugal participou na Grande Guerra mas, para mim, este foi um daqueles momentos que representam bem o que é ser português. Sem quaisquer condições, sem saber o que os esperava, sem quaisquer condições impostas, Portugueses aventuraram-se na luta pelo destino europeu, dando a sua própria vida.
...
Fica aqui a minha singela homenagem a esses Homens.

7 comentários:

Cátia disse...

aii nãooooo isto faz-me lembrar a cadeira que tive de História Contemporânea =/!!

mtheman disse...

batalha de La Lys soa um bocado a gay... acho que é por isso que não é mais conhecida...

um gajo dizer que teve na guerra e depois dizer que teve em La Lys... mais vale dizer que passeia aos fins de semana pela cova da moura...

Anónimo disse...

"mtheman disse...

batalha de La Lys soa um bocado a gay... acho que é por isso que não é mais conhecida...

um gajo dizer que teve na guerra e depois dizer que teve em La Lys... mais vale dizer que passeia aos fins de semana pela cova da moura...
"
infelizmente temos de partilhar o pais com cromos que tem diarreias mentais e não as sabem controlar...

Pedro Almeida disse...

Falta dizer que eles foram para lá literalmente fazerem de carne para canhão e o principal responsável por isso, chegando mesmo a abandoná-los à sua sorte (leia-se morte) e a obrigá-los a manterem a posição no terreno (leia-se serem dizimados), foi um tal de Afonso Costa.
O diabo guarde a sua alma.

Miguel F. Carvalho disse...

é lógico Pedro, mas não quis tirar um certo romantismo à história...

este acontecimento é podiam adaptar ao cinema português... podiam até pegar no livro "A Filha do Capitão"

Sadeek disse...

Grandas tugas...

Abraço

mtheman disse...

"infelizmente temos de partilhar o pais com cromos que tem diarreias mentais e não as sabem controlar..."

primeiro fiquei assustado porque tava a ver que tinha um irmão que desconhecia... mas depois percebi que não deves saber o que é um acento e fiquei mais descansado...

amigo anónimo deves ser uma personagem muito triste para não conseguires encaixar uma singela piada... mas isso é problema teu...

mas utilizando o teu tipo de linguagem, estou a cagar-me (e sem diarreia vê lá) para ti...