21 de junho de 2009

Gurus da Gestão Moderna

Cada vez me convenço mais que a crise vai continuar enquanto as empresas acharem que isso lhes pode ser útil.
...
A companhia aérea British Airways, como parte de um plano de sobrevivência da empresa, pediu a seus funcionários que trabalhem até um mês sem receber salário. Os funcionários também podem optar por até um mês de folga, também não remunerada. A dedução do salário referente ao mês será feita de forma parcelada nos próximos três a seis meses. Para dar o exemplo, o presidente da companhia aérea, Willie Walsh, decidiu dar o exemplo e não vai receber o seu ordenado de 72.700 euros, correspondente a Julho (mas que grande sacrifício!! já não vai comprar paté de ganso este mês, só de sardinha...).
...
Mas que ideia genial!!!! Só pode ter vindo de pessoas que estudaram nas melhores universidades do mundo e que perdem muito tempo para achar soluções de gestão que sejam realmente profícuas!! As pessoas vão trabalhar mas abdicam dos seus salários!! Este homem é um génio da gestão moderna!!
...
Como é que nenhum gestor se tinha lembrado disto antes??! Nem em Portugal?! Não posso acreditar!! Acho que no Estrela da Amadora fizeram isso durante 9 meses... e com grande sucesso! ... No passado tivemos a taylorização do trabalho, depois o fordismo... será que se aproxima agora a vaga da estrelamadorização empresarial?
...
Isto pode também resolver o problema do desemprego no mundo!! Se ninguém receber salário, todas as pessoas podem ter trabalho!! Além de terem a vantagem de poderem trabalhar sem grilhetas nos tornozelos, não haver capatazes com chicotes e poderem ir para casa ao fim do dia.
...
E a seguir, os trabalhadores também vão poder pedir aos seus bancos para não pagarem a mensalidade dos empréstimos? encher os carrinhos dos supermercados e dizer "Pagar? Este mês não me parece, amigo...".
...
Isto em Portugal vai ser um sucesso!! Basta colocar à porta das empresas as palavras "Trabalho Grátis". Para os Portugueses, grátis é uma palavra mágica, independentemente do contexto. Vemos isso todos os dias... nos semáforos, a única situação em que as pessoas abrandam é para que lhes encham o carro com jornais grátis (mesmo que gostem tanto de ler como pagar impostos!)... nas feiras tipo FIL, é ver as pessoas com os saquinhos a acumular toda a variedade de panfletos à disposição mesmo que sejam sobre o hemorroidal (lá está! porque tiveram um bilhete grátis dado pelo primo!)... nas campanhas eleitorais ninguém resiste a um boné, porta-chaves, tshirt... É grátis!!
...
Em Portugal as pessoas são capazes de comprar um conjunto de panelas por 2500 €, só porque vão receber um relógio despertador que projecta as horas no tecto... grátis! (e pior... ainda acham que ficaram a ganhar... e que estão a enganar os totós da empresa de panelas...)

3 comentários:

Angelo disse...

Até há coisas que se podem aprender na Amadora!!! AH AH!

E isso é verdade! Quando estava aí, passava por Algés muitas vezes. Zona muito movimentada por causa dos transportes. Logo, poiso favorito para distribuir lixo! E o pessoal parecia pombos ao milho! Uma tristeza!

eu... disse...

Horas extraordinárias que não são pagas também é trabalho de graça, não é? Há empresas que me parece já terem aprendido umas coisas...

eu... disse...

E só por acaso fica bem perto da Amadora! Coincidência, ou não...