30 de agosto de 2010

E agora?

Parece que descobrimos a maior qualidade do guarda-redes Roberto... ele e' bom quando entra a meio dos jogos!! O que para o futebol, e sendo ele guarda-redes, vai ser complicado de gerir...
...
Ver os outros jogadores a festejar daquela maneira quando ele defendeu o penalti fez-me recordar aqueles voos em que os passageiros batem palmas na aterragem, como se estivessem `a espera que o piloto fosse o Stevie Wonder e se fosse despenhar contra a torre de controlo... ou quando as criancas utilizam pela primeira vez o penico e os pais batem palmas todos orgulhosos...

25 de agosto de 2010

Diário de Viagem

Com a quantidade de milhas que tinha acumuladas no cartão, e tendo em conta que ao preço a que as viagens estão na Europa não se torna compensador trocá-las por pontos, resolvi experimentar fazer o upgrade para a classe executiva (sempre são 11h de vôo até Maputo).
...
Apesar de serem 40 mil milhas, acaba por ser compensador, não por termos acesso a lounges, tratamento prioritário das malas ou sermos os primeiros a sair do avião (de que vale isto se temos de ficar à espera que nos concedam o visto de fronteira?), tudo valentes mariquices!!, mas porque realmente os cadeirões são muito mais confortáveis e se transformam literalmente numa cama... mesmo no caso em que os aviões, tal como aquele em que fui, deva ter alguns 20 anos e precise a curto-médio prazo de uma reforma (mas sempre era oD. João de Castro!)
...
Para além do cadeirão e da comodidade que proporciona, a grande diferença com a classe económica prende-se com a refeição (já que a existência de um ecran individual de vídeo com múltiplas opções só será uma mais valia para quem aprecie realmente ver filmes nas viagens). A abrir, uma bebida de boas-vindas, onde se inclui espumante (em copos de vidro! não daqueles das festas das crianças), seguido da entrega do menu para escolhermos, naquele caso, o jantar. O menu é composto por um conjunto de folhas em papel couché, com biografias ligeiras de chef's que contribuem para este repasto, bem como o menu e a carta de vinhos (parece haver uma obsessão pelas bebidas alcoólicas nos aviões). Assim é fácil de compreender os resultados económicos da transportadora nacional...
...
E então o repasto constou de:
...
Um amuse bouche (presumo que entrada) composta por mousse de beringela com tomate e farofa de hortelâ, bem como queijo fresco com tomate seco, azeitonas e coentros, isto tudo servido em copos tipo shot e com uma colher tipo cotonete. A juntar a isto, uma salada com frango marinado, camarão (um!!!), queijo da ilha, tomate seco confitado e manga.
...
De seguida a sopa, um creme de feijão vermelho com mousse de abacate e coentros (servida para o prato através de um termo, o que lhe retira alguma elegância).
...
Passando para o prato principal, a minha escolha recaiu no polvo confitado (eles gostam muito de confitar!!) com pinhões e alecrim, embora devesse ter antes optado pela vitela no forno com gnochi ou peixe espada no forno com banana corada e ervilhas tortas (só pela curiosidade das ervilhas tortas!!).
...
Para sobremesa, várias opções: prato com queijo açoriano e terra raia com compota de alperce, ou pudim de limão ou fruta fresca (atenção não confundir com amor de água fresca!!).
...
Depois a executiva tem aquela particularidade, penso que globalizada, de nos oferecerem uma bolsinha (especialmente horrível diga-se de passagem!) com um par de meias (suponho que para usarmos no avião, embora eu ache profundamente deprimente ver pessoas a passear de meias pelos corredores dos aviões!! e estas parecem roubadas do equipamento alternativo do Sporting), uma venda para olhos (um fetiche das companhias de aviação!! ou então para não repararmos que as assistentes de bordo já não são propriamente manequins - lá vêm os comentários de indignação habituais da classe corporativa!!), uma escova de dentes para bebés sem dentição e que se deve partir ao fim de 3 segundos, uma esferográfica tão minúscula que eu arrisco-me a dizer que será apenas para anões, uma calçadeira (seguramente para aqueles que se descalçaram!!!), um creme hidratante cuja cor da embalagem foge completamente ao padrão de todos os outros artigos e uns tampões para os ouvidos (isto sim a coisa mais útil, para levarmos para o trabalho...)
...

Inhaca (III)

Inhaca - Pestana Hotel




Inhaca - a caminho da Ilha dos Portugueses (o Cavaco vai ficar todo feliz... o vermelho em todo o corpo não é por acaso... um dia depois de mais uma derrota do Glorioso... a ironia no seu esplendor... e esta é a última foto antes da minha máquina se ter passado!!! se alguém souber dicas para resolver o problema da lente abrir e fechar logo de seguida é avisar... )






Inhaca (II)








24 de agosto de 2010

Inhaca (I)

Ilha dos Portugueses (a caminho de Inhaca)






Inhaca (aeródromo e casca de noz que nos transportou)


Maputo

Embaixada de Portugal e Instituto Camões (atentai à cor da fachada... rosa PS...)

Vista sobre Maputo


Igreja (com ares de Santorini ou Sidi Bou Said)

Bairros / musseques / favelas





20 de agosto de 2010

E hoje isto vai ser assim...

A missão é passar aqui o fim de semana... vai ser doloroso, claro... mas a vida também é feita de sacrifícios... eheheheheh :-)
...


19 de agosto de 2010

Comunicado da Administração

FÉRIAS !!!!
...
STARTING... NOW !!!

...
Se tudo correr bem, na próxima madrugada já estarei aqui... (se tudo correr mal, serei mais um português desaparecido... a juntar aqueles das praias e ao Luís Pereira de Sousa)
...

Ps: eu sei que o presidente de parte dos portugueses disse para passarmos férias em Portugal... mas a verdade é que, historicamente, isto já foi Portugal, por isso também devia contar...

17 de agosto de 2010

Carlos, o Calimero

Carlos Queiroz, cada vez que dá uma entrevista, ainda me consegue deixar boquiaberto. Daquela exclusiva que deu ao Expresso destaco algumas coisas:
...
a) a história da lesão do Nani deveria passar a fita cinematográfica. Segundo Queiroz, na véspera de virem da Covilhã, e antes de irem para África do Sul, tinham de fazer um treino em Lisboa, inicialmente no campo do Estoril. Mas como o campo não estava em condições, e porque parecia mal não treinarem (??!!), decidiram ir para um campo (Massamá) que, depreende-se das palavras do seleccionador, sabia não estar em condições... (se isto não é incompetência!!!);
...
b) no dia da lesão de Nani já sabiam que o tinham de dispensar porque não era recuperável para o Mundial... mas para não afectar o jogador psicologicamente (parece que Nani, numa viagem de automóvel ao hospital, ameaçou atirar-se do veículo em andamento (???!!!)), resolveram levá-lo, presumo que em turismo, para o estágio na África do Sul (se isto não é incapacidade para tomar decisões!!!!);
...
c) sobre a braçadeira de capitão a Cristiano Ronaldo, disse que quem o fez capitão foi o anterior seleccionador. Como se isso tornasse obrigatória a opção de Queiroz em também escolher o mesmo jogador para esse papel... (se isto não é falta de pulso ou liderança!!!!);
...
d) Queiroz fala no orgulho que é representar a selecção nacional e de já ter recebido todas as medalhas e condecorações do desporto em Portugal, mas a seguir atira-nos à cara que perdeu muito dinheiro em ter abdicado do ManUtd em prol da equipa das equinas... como se o tivéssemos obrigado a vir para cá (se isto não é uma afronta!!!);
...
e) Queiroz diz que há um polvo que o quer afastar da selecção nacional... só não diz se é o Polvo Paul... (se isto não é estúpido!!!);
...
E ainda há quem ache que ele tem condições para continuar à frente dos destinos da Selecção??!

16 de agosto de 2010

Dilemas

O dilema de termos uma sociedade que, em nome da solidariedade e respeito pelo ser humano, acaba por ter de ajudar estados corruptos e promotores dos maiores extremismos, acabando isso por ajudar também a manter esse tipo de Estados.

15 de agosto de 2010

São voltas... e voltas...

Hoje, última etapa da Voltinha a Portugal (não é Volta porque nem sequer passou no Alentejo e Algarve).
...
E para o final temos uma etapa entre Sintra e Lisboa, com um percurso de 155 Km. 155??!!! entre Sintra e Lisboa??!! De certeza que o percurso foi idealizado pelos taxistas do aeroporto da Portela!!!

13 de agosto de 2010

Fuego ! Fuego !!

O Presidente da República afinal interrompe férias !!! (ou então desta vez não levou os netinhos...)
...
E para quê? Para ver os incêndios !! Se ele gosta assim tanto de fogo, mais valia terem-lhe logo dito que o José Saramago iria ser cremado !!

Ai! Que Mêde !!

Erros médicos são sempre notícias preocupantes... tanto mais que parecem estar a avolumar-se nos últimos tempos... como se já não bastasse não confiarmos em políticos, juízes, polícias, agora também a classe médica contribui para este rol de anormalidades (há também quem diga "fizz de anormalidades", mas eu prefiro manter-me fiel à tradição linguística).
...
Olhando para o nome da clínica e traduzindo do algarvio para o português corrente (Ai! Que medo!), já não se poderia augurar nada de bom. Quem visse com olhos de ver percebia logo isso! Olhando também (e atenção que a utilização permanente do verbo olhar é mera coincidência) para a promoção da clínica não poderemos dizer que é publicidade enganosa: "Mude a sua vida" ou "Revele-se sem óculos" são verdades indesmentíveis nos tratamentos da clínica, embora pudéssemos aqui exigir um melhor esclarecimento (mudar a vida.. mas para melhor, não é?).
...
Agora, promoções que utilizam a palavra "apenas", aí eu já desconfio!! É que o "apenas" esconde sempre qualquer coisa que não vislumbramos à partida... E por favor!!, pagamentos à unidade (595€ por olho) podem sempre deixar qualquer pessoa confusa... Carlos Castro já terá alegadamente dito que nunca gastaria os 1785 € para operar os olhos naquela clínica...

12 de agosto de 2010

Reguladores para quê?

Ainda não percebi, e acho que mais ninguém também, o papel dos reguladores nos diversos sectores da actividade económica...
...
O dos combustíveis nega a evidência de que existe um cartel no sector (tipo cartel de Medellin ou Bogotá, mas sem a parte dos assassinatos... vão-nos matando aos poucos com os aumentos... o preço do barril aumenta, aumentam os combustíveis... o preço do barril diminui, aumentam os combustíveis... como vinha no Inimigo Público do outro dia, as gasolineiras compram outro tipo de barris, não aqueles que temos acesso ao preço diário...).
...
Agora vem a peregrina conclusão da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Parece que existem disparidades por autarquias ao nível dos valores pagos (uns que pagam bastante menos que outros). Conclusão da entidade: aumentar os que pagam menos para chegar ao nível dos outros, entre 19 a 42%! (coisa pouca em tempos de austeridade! e para garantir "uma estrutura progressivamente uniforme"... baixando os mais altos também conseguiam isso!!!). E para além do aumento do tarifário, que é variável consoante o consumo, cada família teria ainda de pagar uma taxa base fixa de 2.4 €.
...
Então e se todas as famílias guardassem os seus resíduos em baldes e colocassem à porta da entidade? Será que nos fazem um preço para isso?

11 de agosto de 2010

África é onde as Nações Unidas quiserem!!!

A Organização Mundial da Meterologia é uma agência das Nações Unidas... fazia mais sentido que no continente africano estivessem representados o Cacém ou a Damaia... "esta noite na Damaia, trovões fortíssimos afectaram este bairro de Luanda... o quê? ah eram tiros?! e não fica em Luanda? ah ok! é em Bissau!"

10 de agosto de 2010

Testes de Stress

O que raio é afinal o teste de stress aos bancos??!!!
...
Chegam os tipos do Banco Central às sedes dos bancos nacionais a gritar "vão morrer todos seus latinos de m****!!! todo o dinheiro já neste saco!!! ou numa offshore das Cayman Islands !!! toca a mexer esses rabos gordos !! vamos fazer-lhes uma OPA hostil!!! e vão todos para o olho da rua!!!"... e depois analisam as reacções dos pobres coitados?
...
E será que se pode cabular nestes testes de stress? ou copiar pelo banco do lado?
...
Deviam era fazer uma espécie de Jogos Sem Fronteiras, só com banqueiros... "E ali vai Ricardo Salgado com os lucros na mão... oh não! caiu na armadilha dos ratings... imagens muito engraçadas... e vejam o concorrente da off-shore de Gibraltar a passar por todos os obstáculos! fantástico ! e a ajudar os concorrentes portugueses!!"

9 de agosto de 2010

Management

O primeiro grande acto de gestão de Bettencourt (é com quantos t's ???) no Sporting... Espero que o Glorioso também siga este exemplo...
...

PS: Cartoon retirado daqui... embora seja pouco fiel à realidade... na imagem da esquerda, não existem barretes daqueles no futebol (só nas cozinhas ou padarias)... aquele pullover de mangas arregaçadas nunca seria visto num sportinguista (só o povo arregaça as mangas para trabalhar... não a elite sportinguista, que são essencialmente patrões e/ou tios... eles quanto muito utilizam-nos às costas para podermos ver as suas camisas brasonadas com lagartos ou jogadores de pólo ou ratinhos)... e que penteados são aqueles? todos sabemos que os sportinguistas usam todos o "cabelinho à foda-se", tipo Pedro Granger (excepto os das claques, que é mais à Mário Machado)...

8 de agosto de 2010

World Cup...

Descobri este fim de semana que existe um Campeonato do Mundo de Sauna... que este ano, realizado na Finlândia, teve a participação de 130 concorrentes de 15 países...
...
Parece que um dos finalistas morreu, um russo, porque não aguentou as queimaduras de estar exposto a 110º... dizem que o outro finalista, um finlandês pentacampeão, também foi para o hospital...
...
Faltou dizer na notícia que são todos doidos!!! (na Finlândia não há chumbos na escola, mas isso não parece fazer as pessoas mais inteligentes...)
...
A organização disse que "todas as regras foram cumpridas" (devem ser as regras de Auschwitz ou Birkenau) e que todos os concorrentes têm de apresentar um atestado médico para entrarem na prova (não compreendo esta lógica!!! se eu amanhã me atirar de um 25º andar e morrer alguém vai dizer "bolas, e ele que até tinha um atestado médico"... que eu saiba quando pedimos atestados médicos para fazer desporto não costumamos dizer que o desporto é irmos entrar para um forno!!!)
...
Parece que o campeonato agora foi suspenso... Podem sempre organizar outros como o de Sufoco com uma Almofada, para ver quem aguenta mais tempo (embora seja difícil de aferir quem ganha, já que o concorrente se arrisca a ficar quietinho ad eternum)... ou de Delapidação de Mulheres Adúlteras para ver quem aguenta mais pedradas (ah esperem!! este já existe, embora a comunidade internacional assobie para o ar... e nunca ninguém ganha porque o jogo nunca chega ao fim... arrebenta a bolha!)

Português para Todos

O ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), promove cursos de português gratuitos à população imigrante em Portugal (PPT-Programa Português para Todos).
...
Não deviam antes ensinar primeiro português a uma quantidade imensa de portugueses que não fazem a mais pequena ideia que língua falam???!!! Huumm? Tipo ya!

7 de agosto de 2010

Os Mercenários

O filme até poderá ter o pior argumento e interpretação da história do cinema (o que não será difícil na medida em que Lundgren e Stallone sempre tiveram problemas de fala muito mal resolvidos... e a maioria dos outros não são bem actores, mas sim tipos que passam à frente das câmaras a falar e a fazer tipo coisas...).
....
Mas só esta capa e nome levam-me automaticamente para o meu universo juvenil, quando ia com o meu pai ao clube de vídeo levantar filmes de um género que, de repente, parece ter deixado de existir... não eram filmes de acção, nem de guerra... o género de filmes que nós procurávamos eram "filmes de porrada"... muito Van Damme nós vimos... muitos ninjas com o Michael Dudikoff... tanto Bud Spencer... e já para não falar do Chuck Norris... filmes em que, antes de algum personagem sequer falar, já tinham morrido algumas 100 pessoas (dos maus, claro!) e já tínhamos visto mais de 500 explosões e o gasto de munições era tremendo (só comparável talvez a um dia normal em Chelas... ou a um casamento cigano...)

5 de agosto de 2010

Ó freguês! É tudo a 5 eurios!!

Armas ao desbarato... comissões nos submarinos... milhares de fotocópias de documentos secretos...
...
Estranho é não estar ainda nas barras dos tribunais... (curiosamente em casos como o Freeport quase nunca lhe ouvimos uma palavra... a preocupação é sempre com os que são apanhados apenas em flagrante delito...)

Divagações bloguistas...

Unidade hoteleira ideal para o período do PREC: Hotel Saraiva de Carvalho...
...
Não sei como é que nunca de lembraram! O marketing da altura era muito fraquinho... só pintar paredes e colar cartazes... (ok, é o que o PCP ainda faz na actualidade!! mas esses pararam no tempo...)
...
PS: numa vertente mais cultural, também poderíamos ter o Hotel de Shakespeare... mas esse é intemporal...

3 de agosto de 2010

PEC (Para Estoirar Convenientemente)

Já chegou !!!
...
Depois do Oceanário ter a dupla Amália e Eusébio como atracções (o Eusébio acho que já morreu, embora eles devessem ter dito que tinha sido a Amália... assim fica esquisito...), Portugal volta a ter 2 novas atracções marítimas.
...
Chegou o Tridente !!! (já não havia Orbit's nem Chiclet's)
...
6 anos depois da assinatura do contrato, lá chega o primeiro submarino... e a seguir vem o Arpão (com este nome deve ser o mais atrevido dos 2, com os seus mísseis bem espetadinhos).
...
Custo da brincadeira: 1000 (mil!!!) milhões de euros !!!!
...
Se calhar sou eu que sou burro, ou terei aprendido pouco com o curso de Economia, mas este custo não terá de ser reflectido nas contas públicas? Sim, aquelas que nós andamos a tentar controlar desesperadamente, nem que para isso tenhamos de cortar em todo o lado... É só uma pergunta!!

2 de agosto de 2010

Chumbadas no pé...

Confesso que ainda não percebi em que é que o ensino vai ficar beneficiado por se querer acabar "gradualmente" com os chumbos... se hoje em dia o nível dos alunos já é tão baixo, então sem qualquer tipo de exigência será uma sorte que qualquer aluno chegue à universidade a saber ler, escrever e até mesmo falar...
...
Se querem reformas radicais mais valia acabar-se com o ensino obrigatório... vai quem quer ou estiver realmente interessado em aprender!!!
...
Ps: a não ser que a ministra esteja a confundir-se tudo e isto afinal constitua apenas uma ideia para o próximo livro da mesma: "Um Aventura no Sistema De Ensino"