6 de março de 2013

A Venezuela e Hugo Chavez

Hugo Chavez faleceu com um cancro, doença que parece cada vez atacar mais gente.

Hugo Chavez faleceu com um cancro produzido pelos imperialistas norte-americanos, doença que tem afectado inúmeros governantes da América Latina que se insurgem contra o poder norte-americano?

Não faço ideia, as teses conspirativas são sempre excelentes para justificar a nossa impotência para determinadas coisas na vida.

Não vou ser hipócrita. Quando Chavez apareceu com a sua revolução bolivariana era uma figura de certo modo, e ao seu jeito, fascinante. O problema de sermos de esquerda é que, na teoria, os nossos ideais são extremamente românticos. No entanto, na prática, na aplicação prática desses ideais, somos quase sempre um desastre.

Estes movimentos de esquerda acreditam tanto neste sonho da revolução que a acabam por impor aos demais, tornando-se normalmente mais um regime ditatorial. Se as ditaduras de esquerda são diferentes das de direita? Sem dúvida! Mas continuam a ser uma ditadura. E isso, por si só, basta.
 
O problema da esquerda é que quando chega ao poder ganha estes tiques de aburguesamento, de controlo de tudo e mais alguma coisa.

Chavez poderia ser uma das daquelas figuras criadas no realismo mágico de Garcia Marquez, aqueles coronéis latino-americanos que acabam inevitavelmente sós ou senis, ou ambos.

Mas foi também Chavez que devolveu aos venezuelanos (não a todos como é lógico) uma identidade que há muito não tinham. A tal identidade nacional que se está a perder a pouco e pouco nos países europeus.

Esperemos que o fim do seu legado possa representar uma mudança para a Venezuela, mas em positivo. E que as tendências fraticidas que os países da América Latina normalmente adoptam quando perdem líderes carismáticos não se revelem nas ruas, nas povoações, nas cidades. Para bem dos venezuelanos mas também para bem de todos aqueles Portugueses que por lá vivem (não dava jeito nenhum neste momento a Portugal ter de receber 200 ou 300 mil pessoas).

Sem comentários: