8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Para ser o mais honesto possível, o Dia Internacional da Mulher sempre me fez alguma confusão.
 
Acho que em vez de promover efectivamente a Mulher, é uma dia internacional que acaba por ficar colocado para aí entre o dia da Doença Pulmonar e o dia do Sono. O que acaba por ser muito redutor para a Mulher.
 
O meu argumento é: não devemos discrimiar por raça, género, credo religioso, etc em qualquer situação. Se assim fosse qualquer dia teríamos o dia do Hindu, o dia do Jeová, o dia do Preto, o dia do Branco. E não me venham com a história da discriminação positiva que é das coisas mais absurdas que se vão ouvindo por aí (como é que a discriminação pode ser algo positivo).
 
E todas as actividades que grassam por aí são disso testemunho. Parece que hoje é que se têm de realizar todas as actividades que falem da Mulher. Colóquios, corridas, concertos, tudo só e com mulheres como se de repente se criasse um gueto e amanhã acabasse o universo. E o resto do ano nada...
 
E já nem vou pelo argumento de que não há dia do Homem, já que as respostas tontas acabam inevitavelmente com um "Dia do Homem é todos os dias!!!" e, mais à frente, com outro cliché típico do tipo "Os homens são todos iguais", o que num livro de Margarida Rebelo Pinto é traduzido normalmente por "Os homens são todos uns cabrões".
 
É muito difícil avaliar se o papel das mulheres na sociedade tem ganho cada vez mais relevância (e eu espero que sim!). Mas comparar mulheres europeias com asiáticas ou africanas continua a ser um exercício extremamente demagógico.

Curiosamente em alguns países africanos, como Angola, hoje até é feriado oficial. Os homens africanos adoram as mulheres!! Infelizmente, na maior parte dos casos, costumam apreciar especialmente as mulheres dos outros...

Sem comentários: