10 de novembro de 2006

Mito Urbano – As Hospedeiras

Quem é que nunca teve uma amiga na adolescência que não quisesse ser hospedeira (ou como agora lhes chamam, assistente de bordo). Nunca tiveram?? Get a life!!!
O mito das hospedeiras sempre existiu. As hospedeiras e as modelos eram as mesmas pessoas, ajudando a criar uma famosa equação: Hospedeiras = Modelos = Gajas Boas!! (ok, não será assim tão famosa... but you get the point!!).
Depois de ter viajado bastante, cheguei à conclusão que se criou um mito em relação às hospedeiras que não tem razão de ser (já repararam que viajar quebra-me todas as ilusões que fui criando ao longo da vida – não me digam também que os bebés não vêm de Paris trazidos por uma cegonha...).
E a verdade tem de ser dita: as hospedeiras já não são nenhuns aviões!!! Quanto muito, algumas serão uns parapentes (mas nem sequer daqueles a motor!!).
E isto deve-se um factor essencial: as mulheres perceberam que aquilo não é uma carreira aliciante... sejamos sinceros, para estar a servir tabuleiros de comida a pedantes, também eu preferia ser guarda prisional!! Outro problema tem a ver com a necessidade de também elas acumularem milhas, neste caso para atingir a reforma. Ora, onde é que se acumulam mais milhas? Nos voos de longo curso: Brasil, EUA, Caraíbas, Ásia... Inevitavelmente, qualquer aspirante a hospedeira vai ter de esperar longos anos para beneficiar desses percursos... Conclusão: Voos longos = hospedeiras cotas.
Por isso, quanto mais longo for o voo, mais velhas e desinteressantes serão as hospedeiras. As mulheres dirão que este é um pensamento machista. Têm razão... e então? Processem-me!!! (ou pensavam que gostamos de ver desfiles de moda pelas novas tendências?? Por alguma razão adoramos a Fátima Lopes!!!). Por esta ordem de razão, desaconselho vivamente os voos Lisboa-Los Angeles ou Lisboa-Pequim. Optem antes pelos menos cansativos Lisboa-Porto ou Lisboa-Bobadela (não, não é gralha, depois do TGV a passar por Évora, porque não um aeroporto na Bobadela? Deixem-me sonhar!!).
Outro dos problemas das actuais hospedeiras têm a ver com a maquilhagem. O que é aquilo?? Tiraram o curso de make-up onde? Com os maquilhadores do Exorcista? Com o pessoal do Carnaval de Torres Vedras? Porque é que não utilizam um espelho? É impressão minha ou os membros da tripulação mais femininos são actualmente os “assistentes de bordo homens” (está entre aspas porque considero que juntar as palavras assistentes de bordo e homens na mesma frase me parece claramente um erro de sintaxe... homem que é homem não quer ser assistente de bordo!!! Quanto muito é um Cláudio Ramos...).
Todos estes problemas são agravados se formos para África numa companhia aérea africana, com assistentes africanas. Um aviso muito importante: se escolherem ficar num lugar junto ao corredor, como eu para poder esticar as minhas pernas de gazela, evitem adormecer com as pernas no corredor ou com a cabeça inclinada para o lado do corredor. O mais provável é levarem com o carrinho da comida nos cornos ou ficarem com uma perna desfeita como o Mantorras. Ou pior ainda, levarem com as ancas daquelas mulheres!!!

40 comentários:

Pedro Almeida disse...

Ahhhhh, as ancas, as belas das ancas ;-)
lololololol

Anónimo disse...

Eu kd era piquena queria era ser mulher polícia, mas mesmo que quisesse ser hospedeira, não tinha altura...faltavam-me 3 míseros centímetros...a ideia passou-me vagamente pela cabeça...
mas tens razão, os asssitentes de bordo são mais apessoados que as aero-moças...estas, são umas autênticas travestis, irra!

Anónimo disse...

Apenas mais um aviso:
Quando vos perguntarem janela ou cochia, perguntem antes se não se podem sentar ao lado de um europeu.
Quem vos avisa...

Anónimo disse...

k treta... poupem-me.. estou a tirar uma formaçao intensiva para assistente de bordo, durante 2 meses.. sem dormir, sempre a estudar, para sair deste país lindo de mentes limitadas, e claro, ganhar um ordenado a serio. Digo-vos k Hospedeiras, onde estou nao existem, há, como disseste as assistentes de bordo em formaçao exaustiva para procedimentos de salvar vidas em casos normais de doenças, ataques de coração, tromboses, todas as situaçoes possiveis de emergencia com inumeros procedimentos.. enfim, coisas k pela conversa, nao passa a kem escreve aki. Qto é maquilhagem.. ya, sinto-me um palhaço, com o bATON vermelho OBRIGATORIO, so... Cumprimentos pssl, get a real life;)

Miguel F. Carvalho disse...

espero que não escrevas com k's nos testes...

Anónimo disse...

TEXTOS COMO ESTES SÃO A PROVA DE ALGUEM EXTREMAMENTE IGNORANTE. AS HOSPEDEIRAS DE BORDO ESTÃO LÁ PARA TRABALHAR E NÃO PARA SATISFAZER AS VOSSAS FANTASIAS E RECALCAMENTOS SEXUAIS. PARA QUEM DIZ SER UM HOMEM TÃO VIAJADO, DE CULTURA E MATURIDADE TEM MUITO POUCO.

Miguel F. Carvalho disse...

Caro Anónimo, é com muito agrado que vejo o seu comentário, apesar de se esconder na sombra do anonimato, o que revela também alguma falta de maturidade.

Felizmente vivemos numa sociedade democrática, onde o direito à opinião é absolutamente livre.

Pena é que o seu sentido de humor esteja ainda pouco apurado. Se ainda for novo, vai a tempo de melhorar. Se já não for assim tão novo, vai ter uma velhice complicada.

Obrigado e bom dia.

Anónimo disse...

É com todo o prazer que revelo o meu nome porque ao contrário do que possa pensar não tenho problemas em revelá-lo. Nisso dou-lhe toda a razão porque o deveria ter feito logo de inicio. Patrícia Rodrigues.Como você mesmo disse "Felizmente vivemos numa sociedade democrática, onde o direito à opinião é absolutamente livre".E como tal, foi o que fiz...Manifestei a minha opinião relativamente ao seu post. E sim, felizmente todos temos sempre algo a aprender. Deviamos aprender mais uns com os outros, não?

Miguel F. Carvalho disse...

Patrícia, o humor vive de exageros, de caricaturas à sociedade... eu respeito imenso quem trabalha, respeito imenso as assistentes de bordo... mas isso não é impeditivo de brincar com essas situações...

Anónimo disse...

Isso das hospedeiras "cotas" nos vôos de longo curso não é verdade. Há dois anos viajei para o Brasil e todas as Assistentes e os Comissários não teriam mais de 30 anos (no máximo). A não ser que considere 30 anos, uma pessoa cota. E a não ser que viaje todos os dias não me parece que possa criar assim padrões tão exactos.

Miguel F. Carvalho disse...

eu viajo bastante Anna, tanto em longo curso como em percursos mais pequenos...

Anónimo disse...

assistentes de bordo !!!! porque nao tb falar dos comissarios!!!! parece alguma indiferença ou mesmo exclusao!!!
eles tb mereçem ser referidos !!!!
podem ser na sua maioria gays , que nada tenho contra! mas cada vez que viajo dá para lavar a vista e enquanto durmo quando é viagem longo curso que ele esta sentadinho ao meu lado em vez de um velho gordo ou de uma criança barulhenta!!!!
nao me crucifixem apenas por nao querer excluir os comissarios !!!
e quero frizar que é um trab. horrado e bem remunerado!!!

Anónimo disse...

Se fossem trabalhar... Agora tarem para aqui a falar de coisas de que nem sequer têm o minimo de conhecimento... De certo que não têm, pela forma que falam..
Criticar é facil, mas fazer... doi vergar a mola...
A boca é muito grande para a maioria da população, só poucos servem para alguma coisa mesmo.. Por isso nem todos podem ser primeiro-ministros, gerentes de banco, entre outros!
Para entendedor meia palavra basta..

Mónica disse...

Quem consegue ter uma visão tão limitada do trabalho de outrém, só pode ter uma mente limitada.....que já não aprende nada. E sim, estou a falar de si.
Não sou Assistente de Bordo. Não trabalho na aviação, mas quem sabe num futuro próximo o faça. E espero bem consegui-lo. Não sou novinha, não sou top model, não sou analfabeta....tenho uma licenciatura, uma pos-graduação, vários cursos de formação, posso orgulhar-me de saber escrever e falar bom português, e prezo quem o faça!!
Não sou melhor que os outros e não desprezo as outras profissões, bem pelo contrário. Apenas desprezo as mentes mesquinhas e "curtas de vista", que escrevem sem saber do que estão a falar.
Uma assistente de bordo, um comissário, seja que nome for, são mais que uma cara laroca a tentar agradar a gregos e troianos, muitas vezes com falta de educação. São profissionais que sorriem, é verdade, para que quem viaja não se sinta mal, pois já basta a famosa "crise"..são funcionários de uma empresa que passam por um treino intensivo que inclui instruções e procedimentos de segurança, salvamento/socorro de outras pessoas, e muitas vezes sentem na pele essa responsabilidade.
Mas quem vai sentadinho na cadeira quer é ser servido, já que paga... E esse sim é o pensamento do típico português, do qual não me orgulho nada, pois sou portuguesa, mas acima de tudo, uma cidadã do mundo, que preza o respeito mutuo e a educação, e que não acha piada às piadas ou caricaturas "gratuitas" sobre os outros.

Mónica - Futura assistente de bordo

Anónimo disse...

Gostei do comentário da monica. É verdade n falo tão bem como ela mas sei qe se alguma vez voces tivessem andado de avião saberião que qem voz tráz uma bebida qem vos pergunta se tá tudo bem são elas. qe elas e eles tão lá para voz salvar.
N gosto quem faz maus comentários sobre eles pq tão lá para alguma coisa. Uh dia quando crescer qero ser hospedeira. lemvrem-se de uma coisa os pilotos são muito importantes mas as hospedeiras tambem.

Anónimo disse...

Get a life digo eu, preconceituoso! Das duas uma: ou tiveste um sonho de infância de te tornares assistente de bordo e não te deixaram concretiza-lo ou vives num mundo a preto e branco onde tudo é sempre igual. Já ouviste falar em diversidade (cor meteforicamente)?!

Cláudia disse...

"get you a life you too".
Eu também concordo com a Mónica, e tudo o que ela disse foi muito bem dito, e acho que não há muito mais a acrecentar.
E se viajas assim tanto, deves tar cego, pois as viagens de longo curso não significam hospedeiras velhas. Eu costumo viajar inclusive várias vezes por mês e não acho que sejam assim tão cotas como tu dizes. E se realmente és assim tão viajado, como é que és completamente ignorante? As pessoas que viajam intencionalmente mudam, mas para melhor, que não é o teu caso.
Assistentes de bordo penso que é um emprego como outro qualquer.
Ah e já agora achas que tens piada? Digo-te já que não passas de um "jackass" que não está contente com o que faz, e então critica tudo e todos. Um que ainda não acordou para a vida.
Bom pelos comentários que vejo, muita gente deve concordar comigo.

Cláudia disse...

"get you a life you too".
Eu também concordo com a Mónica, e tudo o que ela disse foi muito bem dito, e acho que não há muito mais a acrecentar.
E se viajas assim tanto, deves tar cego, pois as viagens de longo curso não significam hospedeiras velhas. Eu costumo viajar inclusive várias vezes por mês e não acho que sejam assim tão cotas como tu dizes. E se realmente és assim tão viajado, como é que és completamente ignorante? As pessoas que viajam intencionalmente mudam, mas para melhor, que não é o teu caso.
Assistentes de bordo penso que é um emprego como outro qualquer.
Ah e já agora achas que tens piada? Digo-te já que não passas de um "jackass" que não está contente com o que faz, e então critica tudo e todos. Um que ainda não acordou para a vida.
Bom pelos comentários que vejo, muita gente deve concordar comigo.

Anónimo disse...

Concordo com a Mónica, e ainda bem que o senhor tem tantos conhecimentos sobre aviação e assistentes de bordo como eu tenho de mecânica. Sou assistente de bordo e tenho 20 anos, se calhar o senhor para ganhar os 2 mil euros que eu ganho precisa de trabalhar 3 meses e 12 horas por dia, 21 dias por mês, eu ganho os muitas vezes a trabalhar 12,13 dias por mês... Pois é mas as assistentes de bordo são umas coitadinhas que só estão ali para servir chá e café.. É a típica opiniao do português, que não percebe um cu de aviação e depois vêem para aqui falar daquilo que não sabem. dignem se a informarem se e depois então falem.... "Glorificados sejam os que perdem a vida,em serviço, e adorados os que agora rasgam o céu de lés a lés"

Anónimo disse...

estou realmente chocada com tamanha ignorancia, e diz voce que viaja com frequencia, nem acredito!
tenho 24anos e sou assistente de bordo, e o meu trabalho nao se resume a servirchaou cafe, nem tao pouco a desfilar pelo aviao,como insinuou tambem!
lembre se se algum dia alguma coisa acontecer a bordo de um aviao em que se encontre vai agradecer ter por perto assistentes de bordos e comissarios responsaveis, e que sabem bem mais de aviaçao, do que simplesmente servir cafe!poucas pessoas o sabem, mas para se ser assistente de bordo tem que se passar por varios exames, temos que adquirir muitos conhecimentos, nomeadamente de salvamento , e suporte basico de vida. tenho pena que a sua frustraçao se revele desta maneira na vida e profissao de outras pessoas, certamente que por muito bom humor que tenha,nao lhe iria agradar comentarios depressiativos sobre a sua profissao!
e mais uma coisa tal como disse tenho 24anos e faco voos de longo curso, nao me considero uma cota, como tal é mais um conhecimento que tem que em nada corresponde á verdade!

Anónimo disse...

Só um idiota recalcado para dizer tanto disparate sobre as "hospedeiras". No mínimo utilizaria o termo correcto, assistentes e comissários de bordo. Eu, assistete de bordo, de 29 anos, longo curso, que trabalho no máximo 12 dias por mês e pagam-me nunca menos de 3 mil euros,nunca na vida trocaria de profissão. Adoraria te-lo como passageiro. Otário.

Salomé disse...

este texto e de uma pessoa muito ignorante e com um pensamento retrógado. e óbvio que cada pessoa tem a sua opinião mas não e preciso ofender os outros. já agora gostava de saber qual e o teu emprego para estares a falar dos outros. estas pessoas esforçam-sse muito para receberem um ordenado honesto no fim do mês e possivelmente fazem muitos sacrifícios para o terem. eu quero ser assistente de bordo e não vejo qual e o mal. se calhar só vai dar algum mérito a esta profissão quando tiver alguma emergência e precisar deles

Anónimo disse...

Pelo o que percebi existem algumas assistentes de bordo aqui. Eu gostava de seguir a profissão. É algo que desde sempre me fascina. Tenho algumas dúvidas que talvez me possam esclarecer. Em que consistem as provas de linguas?

João Cardoso, Lisboa disse...

Engraçado.
Não sou hospedeiro nem comissário de bordo. Sou Eng. Informático que teve curiosidade de perguntar ao google qual a remuneração média de um hospedeiro de bordo. A opinião do autor é "curta de mente" com tão "longo disparate" discriminatório. No fim percebi que se ganha entre 1600€ a 3000€. Nada mau em tempos de crise e ainda por cima viajando por esse mundo fora. Agora vou googlar qual a perspectiva de carreira. Será tão curta quanto a dos futebolistas?

Anónimo disse...

Chamá-lo de otário e de limitado é muito pouco... Que texto lamentável. Apesar de obviamente querer passar a ideia de ser interessante, viajado e culto você não passa de ignorante machista, homofóbico e racista. Ter sentido de humor não é achincalhar e ofender mulheres, por serem velhas ou porque têm ancas a mais, chamar de gays (como se fosse uma ofensa...)a homens que trabalham ou querem trabalhar como comissários de bordo. Pessoas como o senhor são deploráveis ainda para mais quando enchem a boca para falar em democracia e liberdade de opnião mas não procuram respeitar nem as diferenças nem as opçoes de vida de cada um. Pior, ainda acham que um texto como este é revelador de um apuradíssimo sentido de humor! Que vergonha.

Susana

daniela disse...

engraçado, estive a ler o post e agr os comments e fico trite em ver que ainda existem muitas pessoas de " vistas curtas"..
sou assistente de bordo, e a minha vida n s resume a servir comida e cafés,nem a passear por esse mundo fora. Sim é verdade e vou a muitos paises mas muitas vezes estou tão cansada que nem consigo os visitar convenientemente.Nos estudamos muito, decoramos procedimentos, temos formaçoes regularmente, estou longe a minha familia, falto a aniversarios, casamentos e etc... porque normalmente estou em trabalho. Agora não me venham para aqui dizer que tudo o que fazemos e andar a passear trolleys pela cabine e a servir cafés.

ps. o meu ordenado e bem menos que 1500E

daniela

Anónimo disse...

se socrates tem lá tido estes oradores tinha ganho as elições.

Vanessa Lobato disse...

bem feito! Opniao Ineliz!

Quer fazer piada com algo engraçado? faça consigo mesmo...

Tem graça ver aqui uma pessoa desmerecendo o trabalho alheio por pura ignorancia e total falta de informação ... e acabar mal...1º por ser de mal gosto.. 2º vc é um fracasso como humorista... (se é que foi essa a intençao real)

Não teve graça, até para ser humorista (que é um outro trabalho digno) tem que estudar... nao é pra qualquer um ...

Simplismente ridículo.

Anónimo disse...

Se me permitem, tenho que discordar, sou hospedeira á 5 anos, tenho 26 anos e gosto muito do que faço, sou mulher desde que nasci, NÃO SOU TRAVESTI e gosto de mim assim. As hospedeiras fazem um trabalho como qualquer outro apenas viajam mais do que o normal, mas se põem a questão relativamente ás hospedeiras, porque não o fazem também em relação aos pilotos? Adeus!

Anónimo disse...

és tão inteligente que até sabes que assistentes de bordo homens não é macho. realmente, antes de se falar tem que se saber muito bem daquilo que se fala. comissários be bordo, é assim que são chamados. e os estudantes universitários é que são ignorantes? naaaaaa

chiby disse...

alguem me sabe dizer qual é a altura minima para poder ser hospedeira?
gostaria de o ser mas ja me disseram que a altura minima que pedem é 1,60 m, como tambem ja me disseram que a altura dependia de compania para compania.

F disse...

Quanta ignorância meu deus, é neste país em que vivemos, um país de ignorantes, retrógrados, machistas...não haja dúvidas, este país está envelhecido e cada vez há-de estar mais, porque as próprias pessoas o são de nascença...logo, enquanto as mulheres evoluem, os homens vão ficando para trás pela mentalidade pequenina que têm...acredito que não sejam todos, até porque sou casada e o meu marido tem tudo menos de "velho", apoia-me na profissão de assistente de bordo, e não me acha palhaça, bem pelo contrário, palhaços são os que pensam que as assistentes de bordo estão ali para que homens otários com a mania que sabem tudo possam "lavar a vista"! Que tristeza...Com tanta estupidez não haja dúvidas de que o melhor mesmo é descobrir pessoas melhores em países mais evoluídos mentalmente, porque neste...deixa muito a desejar...

Andreia Andrade disse...

Miguel: tens toda razao. (Mesmo sem permissao tratarte-ei por tu).
... Ha uns meses atras - aquando a minha ultima viagem aerea - comentei exatamente o mesmo c o meu namorado...
Quando comecei a viajar, ha cerca de 10 anos, ainda existiam algumas mulheres lindas... o q e certo, e q aos poucos foram-se minimizando, cada vez mais. Se calhar ainda ves uma ou outra, aqui ou ali, de perfil TOP, mas e raro.
Tal como referiste, aquela maquilhagem assustadora, aquelas caras antipaticas, de sorriso forcado, e, principalmente a voz: arrogante, q em conjunto c aquela atitude " mandona", parece q se julgam donas do aviao - infelizmente mais caraterizadas nas portuguesas, porque infelizmente, repito, assim lhes devem repassar o ensino da infeliz sociedade - causam-me uma pessima impressao: repugnancia, chego mesmo a dizer, e o q sinto qd reparo naqueles rostos q nada fingem omitir o stress e a frustacao q o simples acto de hospedagem de passageiros lhes causa. Ao inves de me sentir agradavelmente repleta de simpatia e classe, fico totalmente desconfortavel. Realmente a falta de sensualidade e notoria... Nao serem tao atraentes ou menos "jeitosas" ate tem desculpa mas a falha de fiminilidade e sensualidade e imperdoavel.

Ai ai a crise.

Alía disse...

Eu, estou prestes a iniciar o curso de Assistente de Bordo, sou AFRICANA, e quero trabalhar em companhias aéreas africanas servindo através do meu pais, e mais tarde, em outros, como todas as africanas, tenho UMAS BELAS ANCAS,no que sou invejada pelo "corpo de sereia" graças as ancas, e não tenho intenção nenhuma de causar desconfortos aos passageiros por uma coisa linda e que me "desenha" o corpo, o menino não deve estar é habituado a tanto corpo bonito numa companhia africana! Se, um dia encontra-lo garanto que não vai deixar de olhar, e de seguida volta a escrever sobre as ancas das mulheres africanas, já que o fascinou tanto|Hasta Luego|

Anónimo disse...

O que eu acho é que essas bocas todas é tudo chacha... Porque as assistentes de bordo são pessoas formadas e não mulheres que andam ali a baloiçar o rabo para satisfazer mentes de homens ignorantes... não estou aqui para julgar ninguém mas voçês sabem muito bem que podemos viver num país de ignorantes mas não num país onde não haja livros para poder-mos ler e aprender alguma coisa, o problema é q as pessoas não se dão ao trabalho de fazer isso. Até porque como a Patrícia disse: TEXTOS COMO ESTES SÃO A PROVA DE ALGUEM EXTREMAMENTE IGNORANTE. AS HOSPEDEIRAS DE BORDO ESTÃO LÁ PARA TRABALHAR E NÃO PARA SATISFAZER AS VOSSAS FANTASIAS E RECALCAMENTOS SEXUAIS. PARA QUEM DIZ SER UM HOMEM TÃO VIAJADO, DE CULTURA E MATURIDADE TEM MUITO POUCO. Mas que grande verdade foi ela dizer! Muito orgulho em mulheres que pensam assim.

Anónimo disse...

O que eu acho é que essas bocas todas é tudo chacha... Porque as assistentes de bordo são pessoas formadas e não mulheres que andam ali a baloiçar o rabo para satisfazer mentes de homens ignorantes... não estou aqui para julgar ninguém mas voçês sabem muito bem que podemos viver num país de ignorantes mas não num país onde não haja livros para poder-mos ler e aprender alguma coisa, o problema é q as pessoas não se dão ao trabalho de fazer isso. Até porque como a Patrícia disse: TEXTOS COMO ESTES SÃO A PROVA DE ALGUEM EXTREMAMENTE IGNORANTE. AS HOSPEDEIRAS DE BORDO ESTÃO LÁ PARA TRABALHAR E NÃO PARA SATISFAZER AS VOSSAS FANTASIAS E RECALCAMENTOS SEXUAIS. PARA QUEM DIZ SER UM HOMEM TÃO VIAJADO, DE CULTURA E MATURIDADE TEM MUITO POUCO. Mas que grande verdade foi ela dizer! Muito orgulho em mulheres que pensam assim.

Anónimo disse...

eu sou hospedeira de bordo e ganho 10 mil euros e o meu marido que é piloto ganha 50 mil euros.

Eduardo Candeias disse...

Bolas...Deus abençoe as mulheres bonitas e as feias se sobrar tempo...este barrete serviu a muita gente. Deixem lá isso, ganharão noutras coisas...eheheh!

Anónimo disse...

Podemos criar caricaturas se houver conhecimento para o fazer. Vou dar-lhe aquilo que as assistentes de bordo têm que fazer todos os anos que é o chamado refrescamento para ver se lhe refresco um pouco o cerebro que ja deve estar bastante cansado:
1° - o senhor encontra-se desatualizado pois hoje em dia ha companhias onde as ditas cujas começam logo em longo curso;
2° - ja nao vê tantas assistentes bonitas pprque finalmente o mundo da aviaçao percebeu qie ha mais requisitos para manter a segurança dos passageiros;
3°- em praticamente todos os seus voos ha situaçoes de emergencia ou de suspeita de mergencia das quais o senhor nao dá conta pois as assistentes de bordo são treinadas para ter sangue feio e resolver essas situaçoes sem que o senhor se aperceba e continue no conforto da sua viagem maravilhosa que se nao fossemos nos podia ser um inferno,
4°- é uma profissao tao pouco aliciante como o senhor diz que a maioria das assistentes e comissários são licenciados. Ha comissarios medicos veja bem;
5°- somos tao ignorantes que se um piloto adormecer ou ficat inconsciente nos sabemos ir ao cockpit e resolver a situaçao para parar os motores do aviao em segurança para que seja possivel evacuar passageiros ignirantes e ingratos como o senhor que pensam qie estamos la para servir cha e cafe. Fique a saber que a minha funçao nao é ser empregada de mesa, mas sim manter a sua segurança e nao tem noçao de todos os procedimentos que são realizados antes do voo, durante e no fim, para que o senhor saia em condiçoes do aviao;
6°- sabia que é muito dificil passar as varias fases de um concurso para tripulante e que se conseguir entrar sao dois meses de formaçao com exames quase todos os dias teoricos e praticos tem que ter uma boa preparaçao fisica e um psicologico fora do normal sabia disso?
7° - sabia que todos os anos voltamos a ter parte dessa formaçao?
8°- tem noçao da quantidade de trabalho que temos a bordo e de como é a vida pessoal neste ramo? Claro que depois ha muitas vantagens que acabam por compensar como o que viajamos e conhecemos, os hoteis fantasticos de que desfrutamos nas estadias, os salarios acima da media, os descontos em viagens e as vezes ate uma à borla e a reforma antecipada.
9°- a maioria dos comissarios namoram com assistentes mts para desmistificar alguns comentarios que foram aqui feitos.

Podemos sim ter humor mas relativamente a temas em que somos especialista e com toda a certeza o senhor não o é relativamente a este tema.

Sem mais

Miguel F. Carvalho disse...

11 anos depois ainda ter comentários é um privilégio!

Infelizmente o sentido de humor não é normalmente um requisito para se ser assistente de bordo, o que é uma pena.