16 de novembro de 2006

Zézinha e a Câmara dos Segredos


Não, não é um novo livro do Harry Potter (livrai-nos de mais Senhor!!). Ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues (PSD), decidiu retirar os pelouros na CML a Maria José Nogueira Pinto (CDS/PP) por falta de confiança política, nomeadamente pelo facto de a mesma ter quebrado um acordo político entre ambos os partidos na governação do munícipio lisboeta, votando contra um dos nomes propostos para o conselho de administração da sociedade de reabilitação da baixa pombalina.

Há determinados princípios na vida que não devem ser quebrados: a dignidade, a honestidade, a lealdade... E, na eventualidade dos mesmos serem corrompidos, não deverá haver espaço, na maior parte dos casos, para hesitações quanto a tomadas de posição. No caso da CML, se o acordo político para governação implicava uma verdadeira coligação na tomada de decisões, tal afronta da Zézinha só poderia implicar a retirada dos pelouros, na medida em que deixou de haver confiança política.

Aliás, um dos problemas que grassa na política autárquica tem a ver com a inércia dos vereadores eleitos pelos partidos da oposição nos munícipios. Muitos não assumem qualquer pelouro, outros servem apenas de entrave à tomada de decisões. Pessoalmente, e para evitar estas situações, defendo que quem ganha as eleições de um munícipio deveria assumir integralmente todos os pelouros, ao nível da Presidência da Câmara (ao nível da Assembleia Municipal e de Freguesia admito a divisão partidária). Talvez só assim se conseguisse fazer um trabalho sério em prol dos munícipes.

A Sra. Maria José Nogueira Pinto teve uma declaração extraordinária há alguns anos atrás, quando o CDS se encontrava numa situação de impasse relativamente à liderança. Dizia ela na altura que se Paulo Portas concorresse à presidência do partido até o Rato Mickey lhe ganhava. Meses mais tarde, teve de concorrer com Paulo Portas e perdeu. É caso para afirmar que à Zezinha até o Pateta lhe ganha.

PS: mencionei aqui neste post duas figuras que admiro imenso: o Rato Mickey e o Pateta. Caso os mesmos se sintam ofendidos na sua dignidade por se verem comparados com elementos da direita ultra-conservadora, deixo desde já aqui as minhas sinceras e humildes desculpas.

Sem comentários: