28 de novembro de 2006

O que é afinal o racismo?



Sempre me fizeram acreditar ser Portugal, o país onde nasci e vivo, um “país de brandos costumes”. A minha leitura deste lugar comum tantas vezes ouvido sempre foi muito diferente daquilo que a sociedade nos habituou. Em vez de um País calmo e tolerante, que penso ser o significado que virá em qualquer dicionário de ditos e frases feitas (a haver esse dicionário…), eu sempre associei a frase a um monte de xoninhas e totós. Por isso, sempre que a oiço pronunciar por alguém me dá um arrepio na espinha.
Mas o que é isso afinal de brandos costumes? Diz-se também, quando se fala de racismo, que Portugal é um país que sempre foi aberto a outros povos, sempre foi tolerante com outros povos… Mas será ou não Portugal um país racista? Ou melhor, será Portugal constituído, na sua maioria, por pessoas racistas?
É muito raro ouvir alguém dizer que é racista. Mas é muito mais habitual ouvir que alguém é tolerante… Mas o que é isso da tolerância? A mim parece-me uma coisa algo mesquinha… uma consdescência, uma complacência, um perdão, um assentimento das vontades alheias, uma benevolência… Não será então também a tolerância uma forma obscura de racismo?? Um agrado falso como se fosse um favor feito a outros. “Eh pá gostas de brancos/pretos/amarelos?” (ndr: escolher uma opção) “Não muito, mas tolero-os…”
Onde é que acaba essa tolerância e começa o preconceito? E onde termina o preconceito para se iniciar o racismo? É muitas vezes nestas zonas cinzentas, para mim, que se encontram os grandes problemas. Por serem muito mais complicadas de controlar…

21 comentários:

mtheman disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
mtheman disse...

mas que é isto pá??? um gajo faz um post sobre tolerância e depois anda aqui a apagar os comentários dos outros... será que é racismo e preconceito???

tá mal, tá mal!!!

Lu disse...

Quanto a mim, acho que ERAMOS tolerantes e NÃO ERAMOS preconceituosos, mas presentemente Portugal é um país com bastantes racistas embora muitas vezes não assumidos, e tolerantes? Acho que não há! Normalmente ouve-se dizer: "Epá não sou racista mas to uma beca farto dos brasileiros, dos pretos, dos chinocas..." Enfim, estamos fartos de todos porque estamos cada vez mais "invadidos" a todos os niveis pelos estrangeiros. Não concordo com aquilo que o Aberto João Jardim queria ou quer, que é impedir os estrangeiros de lá ficar, mas também não sou a favor dos beneficios fiscais que todos eles têm e nós andamos aqui a trabalhar para eles! Isto quer dizer o quê? (para quem não está dentro do assunto), quer dizer que vem para cá uns chinocas, uns indianos ou seja quem for, tem o beneficio ficasl de não pagar impostos durante 5 anos, mas no final desses 5 anos, o negócio não encerra, passa para o nome do primo e lá vem mais 5 anos de isenção de imposto, ao final desses 5 passa para não sei quem e por ai adiante. E nós que temos de pagar porque, olha tivemos a "sorte" de nascer e ficar por cá pagamos, sem isenções! Não está certo e acho que é por esta e outras razões que que cada vez há mais preconceito e/ou racismo e menos tolerância da "nossa" parte!

Miguel F. Carvalho disse...

mtheman, não é racismo nem preconceito, é uma questão de decência... Luciana, mas nós já fizémos isso noutros países (França, Alemanha, Brasil, Canadá, EUA,...)... serve para nós mas não serve para os outros?

Anónimo disse...

Eu diria antes que é uma questão de bom gosto...ou falta dele.

Luciana, lamento imenso que penses assim...isso é xenofobia, desculpa.
Toda a gente tem o direito de tentar ganhar a vida de forma honesta e legal, independentemente da sua origem.
Quem nasceu cá tem o direito de trabalhar cá ou lá fora, assim como quem nasceu lá fora tem todo o direito de trabalhar cá.

Anónimo disse...

a tolerância, em si, é um conceito positivo. ser tolerante é bom. o que é mau, e nisso concordo contigo, é quando serve de "capa" para um preconceito não assumido em relação à diferença. e parece-me que a sociedade portuguesa tem marcas profundas desse preconceito, em parte consequência do passado, é certo, mas cada vez mais evidentes, infelizmente. a multiculturalidade assusta a maioria das pessoas precisamente pelas razões que a luciana apontou e isso é triste. eu trabalhei fora do país durante uns anos, e não estou a falar de um emprego em que lutei para sobreviver, tenho essa sorte, mas tive quem me dissesse "cá tb há quem faça o teu trabalho" . os emigrantes portugueses dos anos 60 e 70 não eram assim tão diferentes dos romenos e brasileiros de lisboa - onde raio anda a memória colectiva?

Miguel F. Carvalho disse...

só a expressão "chinocas" já me parece depreciativa... :) Concordo contigo Sofia, usamos a capa da tolerância mas presumo que se acontecesse cá o que aconteceu em França há uns meses atrás (carros incendiados,...) talvez essa capa caísse... e penso que até seria mais positivo e saudável intelectualmente... prefiro jogo aberto e limpo...

Lu disse...

Calma, acho que fui mal interpretada!!! Eu não penso desta forma, até porque a minha mãe é brasileira e não anda aqui nem no engate, nem a chular ninguém!! Não tenho nada contra os pretos nem os chineses, nem contra ninguém. até costumo responder a quem me diz: " os pretos/chineses/brasileiros... deviam era ir pa terra deles", o que respondo é:" se é assim, que venham todos os portugues de volta para portugal, existem comunidades enormes de portugueses em todo o lado, e se voltassem concerteza Portugal seria pequeno para todos nós! Talvez me tenha expressado mal. Peço desculpa!
Relativamente ao que o Miguel disse da expressão "chinoca" penso que só é depreciativa quando falada com determinado tom de voz e/ou pessoa. No meu caso, tenho amigos a quem chamo de Preto, algumas pessoas chamam-me chinoca (tenho descendência japonesa daí o chinoca) e não levo a mal. Tudo depende da forma como se chama e não a palavra em si! ! :)
Penso que agora me fiz entender! :)

mtheman disse...

não acho que estejam a ver o problema pela perspectiva mais acertada...

o desempregado que vê outro a tirar-lhe o emprego tá-se lixando se o gajo que lhe roubou o trabalho era português branco, preto de áfrica ou amarelo da ásia...

se um português perde a empresa ou perde o emprego porque outro português cria uma empresa melhor que a dele ou lhe ocupa o lugar é filho desta e daquela mas ninguém se interessa... mas se for um preto ou um chinoca e o português fizer o mesmo comentário aqui del rei que já é xenófobo e mais isto e mais aquilo...

preconceitos todos nós temos... pode ser raça, cor, sexo, língua, corpo, opinião, partido ou outro qualquer... não existe ninguém sem preconceitos...

a tolerância é o que permite que no meio destes preconceitos todos possamos viver juntos...

Miguel F. Carvalho disse...

Luciana, não podes chamar chinocas aos japoneses!!! ;) esses são os 'japonocas' (eles devem-se passar com a confusão)... e também todos nós sabemos que a maior parte das brasileiras/os não andam no engate... And last but not least, não voltes a pedir para os nossos emigrantes regressarem todos de uma vez... :) ... quem é que iria aguentar 2 milhões de Tony's Carreira's ou de Toy's????!!!!!

Lu disse...

Mtheman --> Tem toda a razão!!! Falou muito bem!! :)
Miguel, pois tens razão, pensando melhor, é melhor não pedir tal coisa senão era o desastre total.
Quanto aos chinocas e japonocas eu consigo (graças a deus) distingui-los bem e acreditem que os chineses odeiam que os confundam com japoneses devido a coisas passadas!

Anónimo disse...

acho que sim, todos temos preconceitos. eu, por exemplo, desconfio sempre de quem gosta de evanescense (estou obviamente a caricaturar mas não deixa de ser verdade). a questão está na nossa disponibilidade para questionar o nosso preconceito e ser capaz de ver para além disso.

e não é verdade que a reacção do desempregado seja a mesma, perdendo o lugar para o português ou para um ucraniano.

Anónimo disse...

a imagem de vários tonys carreiras arruinou o meu dia. espero que tenhas noção que há coisas violentas, miguel, e essa foi cruel.

Miguel F. Carvalho disse...

desculpa Sofia... talvez então não seja a melhor altura para dizer que tenho 2 CD's de Evanescence... sorry :)

Anónimo disse...

:) logo vi que devia ter escolhido outro exemplo!
havemos de encontrar alguma coisa para "desconfiares" de mim. :)

Miguel F. Carvalho disse...

por natureza não costumo 'desconfiar' das pessoas... o eclectismo ao nível dos gostos é sempre positivo...

Anónimo disse...

tens toda a razão. era uma caricatura, percebeu-se, certo?

Miguel F. Carvalho disse...

mesmo que não fosse/seja uma caricatura, o meu blog pretende ser um espaço pluralista onde cada um possa deixar a sua opinião, por mais absurda que possa parecer ou por mais crítica que seja... se doer azar, se me exponho fico sujeito à crítica... :)

mtheman disse...

desde que seja decente decente, que fique ressalvado...

e eu que tinha feito uma definição de racismo tão profunda ehehheehhe

mtheman disse...

não não sou gago... foi dislexia digital...

Anónimo disse...

era caricatura, sim, miguel. a música como eu a vivo é geradora de afinidades e nunca poderá levar a exclusões. :)