13 de novembro de 2006

É Natal, é Natal!!!


É verdade... Chegou o Natal. As ruas enchem-se de enfeites luminosos, as lojas decoram-se a preceito, as pessoas entram no ritmo natalício. Confesso, faço mea culpa, eu não gosto do Natal. Bem, não estou a ser inteiramente sincero, na verdade eu abomino o Natal. E não é tanto por aquilo que representa do ponto de vista religioso, que a mim me é particularmente indiferente, mas é tudo o que o envolve, talvez aquilo que para bastantes pessoas será a chamada magia do Natal. “Natal é quando um Homem quiser” diz o ditado, desde que não seja entre Janeiro e Outubro, acrescento eu. Mas lá chegaremos, já que nos começamos a preparar cada vez mais cedo para a quadra.
Estamos no início de Novembro e oiço na TV que algumas pessoas já compraram todas as suas prendas. Para mim este é o espírito do Natal: pessoas stressadas à procura de prendas para aquela tia Amélia ou para aquele primo Horácio que só raramente vemos, basicamente em casamentos e funerais. É não podermos entrar numa loja sem que tenhamos de ouvir cânticos de Natal (e se apanho os tipos do Coro Santo Amaro Oeiras este ano, juro que lhes vou à boca!!), pessoas que nunca vimos a desejarem-nos um Feliz Natal (mesmo que um mês antes, naquela mesma loja, nos tenham ignorado por completo), é saber qual é o brinquedo da moda para oferecer àquele afilhado ou sobrinho, o stress de fazer o maior número possível de doces típicos da época como se fossemos alimentar os refugiados do Sudão...
Para não falar na noite de Natal. A última chantagem dos pais para obrigar os miúdos a comerem o bacalhau com aquelas batatas e couves cozidas (se era para festejar porque não um bom bife ou hamburguer?), ameaçando-os de que se não comerem tudo o Pai Natal não passa lá em casa (onde é que está a Amnistia Internacional nestes dias??). E depois há aquela cena patética do familiar mascarado com umas barbas de algodão e com um fato de macaco vermelho que o cunhado arranjou na oficina... Ou então o truque de tocar a campainha e perguntar-mos muito admirados aos miúdos: “Quem é que será?” Porra, quem é que será??!!! O guarda-nocturno a pedir o pagamento das quotas, não?? E depois ainda dizemos aos miúdos para irem esconder-se rapidamente!! Bolas, enconderem-se do Pai Natal??? Que imagem é que damos aos miúdos? Que o Pai Natal é um pedófilo inveterado?? (se é para fazer esta cena, prefiro que vistam o vosso tio Toni de Pai Natal e barbas de algodão com o saco de serapilheira, do mal o menos...).
É assim que eu festejo o Natal. No dia 26 de Dezembro, no qual sinto finalmente que tenho descanso... Mas este ano vai ser diferente, vou tentar ser mais activo nesta quadra... Quando me confrontar, numa qualquer superfície comercial, com um Pai Natal a tocar um sino e a grunhir “Ooohhh, ooohhh, ooohhh!!” já sei o que fazer: dar-lhe duas lambadas na tromba!! Porque isto, meus amigos, é a magia do Natal...

11 comentários:

mtheman disse...

a foto tá de morte... quem não te conhecer vai dizer que tu és o puto do barrete verde ehehehhe!!!

Lu disse...

E não é?? :| Agora baralharam-me!!!! :p

Miguel F. Carvalho disse...

não sou... tenho muita pena se desiludi os mais crentes... :) A mim nunca me viram sentado ao colo do Pai Natal... Quanto muito, já estive no lombo de uma Abelha Maia, numa daquelas máquinas onde se coloca uma moeda e o boneco começa a mexer-se para a frente e para trás ao som de uma música patética, até as crianças regurgitarem o almoço... :)

Lu disse...

Para a frente e por trás??? Abelha maia??? Moeda?? Ai meu deus, mas onde é que tu andas metido?!!! lool
Ai desculpa, n resisti, com a onda de casa pianos isto nunca se sabe!! ;)

Miguel F. Carvalho disse...

sim, a minha descrição também não foi das melhores... para que não restem dúvidas estava a falar daquelas máquinas que existem à porta dos cafés para entreter as crianças.

mtheman disse...

e o calimero foi #$!#*+# abelha maia...

Anónimo disse...

A tua descrição do Natal está excelente. Faço minhas as tuas palavras, eu não saberia descrever melhor...
Ai meu Deus, o que me espera a procura stressada de prendas prá famelga...alguém k me arranja por aí calmantes?

mtheman disse...

mas olhem lá, não conseguem ver nada de positivo no natal???

para mim o natal não é mais que um "pretexto" para passar umas horas de qualidade com a família...

ahhh, e gosto do bacalhau :) e do polvo :) e do bolo rei :) e dos doces :) e... pronto, tenho que admitir, que gosto de ver a árvore de natal a iluminar a minha sala nesta altura do ano...

mas tenho que admitir que a parte das compras é um aborrecimento... que a antecipação das decorações de natal é rídicula... que a hipocrisia do espirito natalício tem muito pouco de mágico...

Miguel F. Carvalho disse...

é claro que terá coisas positivas que eu não cheguei a mencionar: as famosas meias como prenda da nossa avó (eu por acaso nunca recebi). :-) Já a questão do pretexto para juntar a família parece-me um pouco dúbia: se é família não deveria haver 'pretextos' ou 'desculpas' para se juntarem...

Anónimo disse...

Ai primo!Como eu gosto do teu humor... :)
Já agora, e por falar em musica de natal, se prometeres que não me agrides convido-te para o meu concerto de natal, boa?? Porque é que não te vejo entusiasmado??? humpf :P

Heidi disse...

tá lindo!