12 de setembro de 2007

Finalmente um pouco de bom senso...


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou, no arranque do novo ano lectivo, o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos em 2009.
...
Já não era sem tempo!!! Isto é algo que venho defendendo há anos... Só com pessoas qualificadas é que poderemos ser competitivos neste mundo globalizado.
...
Agora é também necessário criar cursos de cariz técnico-profissional que sejam atractivos aos jovens por forma a suprir lacunas que se vão agravando ao longo dos anos. E criar condições económicas que permitam às famílias portuguesas manterem os seus filhos no sistema educativo.
...

8 comentários:

Daniela Sousa Photography disse...

Concordo plenamente!
Acima de tudo criar criar condições financeiras, apoios, subsídios que não só motivem os miúdos, como permitam aos pais uma alívio no seu cabaz...

;)

Cátia disse...

Tenho pena de isso não ter isso implementado há uns 5 anos. Vi colegas abandonarem a escola quando acabaram o 9º ano, com muita pena. E muitos deles tinham boas capacidades de se tornarem uns doutores.

Lu disse...

O problema é não haver essas ajudas, subsidios e tal.
Ter um filho na escola é um gasto enorme e também por esse motivo muitos não continuam, porque os pais por vezes não têm condições para tal.
Se em 2009 se tiver reunido condições para todos terem os seus filhos na escola acho muito bem que se avance com isso!

Olelas disse...

O estado não tem verbas para essas ajudas...
pois as verbas que tem "ajuda" os toxico-dependentes, com salas de chuto, seringas novas, etc, etc...

Miguel F. Carvalho disse...

não sejas assim Olelas... as questões de saúde pública são muito importantes...

Anónimo disse...

Bem, vamos lá a ver o que é que vocês querem dizer com subsídios e apoios... eu estudei numa Escola Agrícola e o meu 12º ano é Técnico-Profissional de Nivel III da UE (ou seja, equivalente ao 12º ano).

Estes cursos, subsidiados em milhares de €€ pela UE são uma miragem. Estas escolas foram criadas no tempo do 25 de Abril para permitir escolaridade para todos e formar pessoas em todas os níveis necessários a um mercado de trabalho funcional e produtivo.

No entanto, NÃO TÊM PRATICAMENTE SAÍDA!

O meu foi em Turismo Rural e Ambiental. As empresas nesta àrea são todas familiares. Têm 1 ou 2 empregados para limpar a casa e cuidar da parte agrária e mais nada.

Serve para quem tem casas rurais, apalaçadas ou com algum interesse histórico e que tenham algum dinheiro para investir em melhoramentos no sentido de poderem receber pessoas.

Fora isso, este curso nãos erve para mais nada!

E proprietários de Agro-Turismo ou Turismo Rural com cursos na área da hotelaria... contam-se pelos dedos!

Miguel F. Carvalho disse...

kikas, isto é um comentário ou um post?? lol lol lol

o problema das saídas profissionais é uma questão bastante importante... mas mesmo sabendo que, por exemplo, os cursos de História não têm saída, existem pessoas que mesmo assim querem ir para História... como é que isto se resolve? acaba-se com o curso? limita-se a 5 pessoas? por vezes não é assim tão simples...

Anónimo disse...

Olha, se calhar era 1 solução!!! Acabei agora de ouvir na rádio que as candidaturas no Politécnico à 1ª Fase do Ensino Superior tiveram um crescimento de 20% em relação ao ano passado e as vagas apenas tinha mais 5% do que no ano anterior.

Isto quer dizer alguma coisa... ou nãO?