15 de setembro de 2007

Para que servem afinal os escuteiros??



Esta é uma pergunta que me acompanha há alguns anos. Hesitei bastante em fazer este post na medida em que o lobby que sustenta os escuteiros é muito forte e provavelmente irei criar algumas 'inimizades'...
...
Quando era miúdo perguntaram-me se queria entrar para os escuteiros. Disse obviamente que não, mal por mal preferiria o mundo do transformismo... Acabei por não optar por nenhum, seguindo mais tarde pela bem mais tradicional Economia...
...
Mas a realidade é esta, para que servem mesmo os escuteiros?
...
Quando penso em escuteiros penso em tipos vestidos de forma patética. Os rapazes principalmente, com aquelas coisas nas meias e lencinho ao pescoço, poderiam ser facilmente confundidos com a parada gay de Berlim ou até com o Cláudio Ramos (diz-se que o fundador do movimento, originalmente só para rapazes, - Baden Powel - era homossexual, daí talvez a explicação do vestuário...).
...
O que é que fazem os escuteiros? Nos filmes americanos vêmo-los a vender biscoitos de porta em porta. Eu nunca tive o raio de um escuteiro que seja a vender-me bolachas!!! Nem daquelas farinhentas em que ficamos todos embuchados!! Nada!!! Nem uma que seja!!
...
E aquele mito de ajudarem velhinhas a atravessar a rua?? Já alguém assistiu a isso??? Eu sei que as passadeiras e os semafóros vieram complicar a vida aos Scouts, mas mesmo assim...
...
E aquela coisa de "palavra de escuteiro!" (com 3 dedos espetados) é o quê??? É suposto ser a verdade suprema?? A palavra de escuteiro estará acima ou abaixo da "palavra de honra"?
...
No código de honra do movimento fala-se de lealdade, disciplina, obediência, ajuda ao próximo, cumprir os deveres com a Fé e Pátria (não estou a inventar, basta ir ver a Lei e Promessa do Escuteiro)... Ok, eu sei que parece o código da Mocidade Portuguesa!!! A diferença está que os escuteiros parece que também têm por missão respeitar a Natureza. E como? Deixando a Natureza livre e em paz? Juntando-se à Quercus?? Não, qual quê!! Indo para a floresta fazer acampamentos, fogueiras e, pior ainda, cantarolar ao som de violas!! (um dia ainda hei-de voltar a este tema das violas...)... aliás, parece-me um bocado estranho que uma organização que tenha como lema ajudar o próximo esteja sempre preparada para se afastar do mundo real para ir para junto das plantinhas...
...
Sempre que oiço notícias de escuteiros na TV, ou são acerca do Jamboree ou, invariavelmente, são acerca de mais um grupo de escutas que se perdeu no mato ou na serra... E bússolas, não? ou ler cartas topográficas?
...
Para que servem afinal os escuteiros? acho que para nada... ou pelo menos de temas para posts... Palavra de escuteiro!!! :-)
...
PS: sei que vou receber comentários de escuteiros ou ex-escuteiros completamente enfurecidos, mas é a vida... lol
...

211 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 211 de 211
Anónimo disse...

Meu caro, sou escuteira a mais de 10 anos,e posso não ter andado a dar bolinhos pela porta das pessoas e afins, mas pode ter a certeza que aprendi muito mais do que você aprende a julgar nos pois nos não passamos Horãs sentados num computador a criticar a vida alheia tal como a dos escuteiros, e já agora vou lhe dizer para que servem os escuteiros. Servem para ensinar e incentivar os nossos jovens a deixar as redes sociais e vídeos jogos e a conviver mais com a natureza e com outras pessoas, servem para educar e ensinar a ser mais e melhor a deixar um mundo um pouco melhor do que aquilo que está. E acredité não. É com pessoas como você que vamos lá chegar ��

Anónimo disse...

Grande palhaço que tu és

Unknown disse...

1° BP não era gay, era casado com uma senhora
2° Ele criou este movimento porque no cerco de mafekin os jovens ajudavam a levar mensagens secretas para o outro lado do cerco!
3° Nos vamos acampar, para perceber como a natureza é maravilhosa e tentar seguir os passos do nosso fundador!
Aquelas ceninhas nas meias chamam-se jarreteiras!

Unknown disse...

Não sei se sabes mas há dois tipos de escuteiros: existe os escuteiros que são aqueres que vão a missa a catequese (mas não somos obrigados a nada) e existe os escoteiros, esses são os não católicos, logo não tem nada de missa nem catequese mas tem actividades tal e qual como os escuteiros

Beatriz Segura disse...

Boa noite,
Sou escuteira à 14 anos e ri-me imenso com este post ahaha. Para quem vê de fora acredito que pareçamos ridículos e por vezes uma pequena seita ou crianças vestidas de palhaços e adultos vestidos de crianças.
Vim só dar um bocadinho de educação. Tanto o escutismo (Corpo Nacional de Escutas) , como o escotismo (Associação de Escoteiros de Portugal) e as Guias, são movimentos que promovem a educação dos jovens:a cidadania, o trabalho em equipa,ensinam o método projeto, ensinam várias técnicas de campo, sobrevivência, suporte básico de vida, segurança florestal, gestão de tarefas, ajuda ao próximo, etc. Enfim, são movimentos que contêm um projecto educativo muito completo, criado por especialistas nas áreas de psicologia, pedagogia, sociologia, entre outras.
Acima de tudo, dão-nos ferramentas para sermos melhores cidadãos, trabalhadores e melhores pessoas no geral. Não vou mentir, ser escuteiro não é para todos e não é preciso ser-se escuteiro para se ter qualquer uma destas qualidades ou se obter esta aprendizagem, mas fazer parte de um grupo de pessoas que estão contigo a fazer este crescimento contínuo, é um sentimento muito gratificante.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas que andam por aí nos comentários!
Não se sintam ofendidos por humor, quem goza mais com o escutismo somos nós próprios ahahah

Unknown disse...

Desculpa lá eu sou escuteira á 4 anos e não tenho queixas dos escuteiros pois deves tar falando de inveja de não teres nos escuteiros pois não sabes o mundo lá fora por isso cala-te pois não sabes do que falas e essa roupa chama se farda se não sabes o significado não fales.

Anónimo disse...

Boa noite,
Vim só aqui dizer q os Escuteiros foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida, literalmente.
E eu posso apenas ter 12 anos e nem sequer ter nascido qnd você me cê q se acha sei lá o quê publicou esse seu texto sobre os escuteiros sem qualquer conhecimento, aparentemente. E eu até posso só estar neste Grande Movimento Escutista desde Setembro de 2019 mas uma coisa lhe garanto, não julgue os Escuteiros sem nada saber q n lhe calha bem.
Estou a escrever um pouco de mais do q "devia" mas acho q ao menos se vc ler q valeu a pena.
Pode-lhe n lhe interessar mas vc já deve ter reparado no monte de gajos e gajas da minha idade e mais velhos q andam aí a fazer aquelas coisas estúpidas q todos os adolescentes fazem só q pior, pois nos Escuteiros nós somos diferentes.
Nos Escuteiros aprendemos a sobreviver no meio do nada, a cozinhar no meio do mato, a escalar, a montar tendas, a fazer abrigos, bancos, camas,..., a socorrer alguém q precisa, orientarmo-nos com uma bússola e com um carta topográfica e outros, mas sobretudo aprendemos a ser alguém melhor, a sermos alguém útil no meio da sociedade, q ajude quem precisa e q pouco a pouco faça o mundo melhor, a ser alguém respeitador, honesto, alguém de palavra (já agora nós levamos mesmo assério a palavra de Escuteiro, q n é uma brincadeira) e ganhamos muitos amigos para a vida…
E essa coisinha de BP ser gay, aonde é q foi buscar essa ideia???? Se n souber ele foi casado com uma MULHER de livre vontade…. E mesmo q fosse, tem algum problema com homossexuais???? Eu n sou mas e se fosse??
E mesmo isso do uniforme , das meias e do lencinho, primeiro o uniforme é algo q demonstra alguém de respeito, as meias olha n queria dizer isto mas vá dar uma beca e o lencinho, já agora chamasse lenço e demonstra q se é uma Escuteiro, q tem muita importância.
Resumidamente, os Escuteiros n á apenas umas horinha fora de casa, é um estilo de vida… e n se esqueça q ESCUTEIRO UMA VEZ ESCUTEIRO SEMPRE!!!!!

Anónimo disse...

(Nunca ninguem ficou pior por andar nos Scouts,mt plo contrario…)
Desculpe por estar a dizer isto, mas, isso não é verdade. Por incrível que seja sou um jovem de 16 anos e este é o meu segundo ano nos escuteiros. Quando eu entrei nos escuteiros pensei que aquilo era outra coisa, no qual eu não quero referir, mas só que não. Não gostei assim tanto do que eles faziam pois tudo o que organizavam não era bem organizado.
Houve uma vez que estava no acampamento de natal deste ano e que supostamente ia-se voltar à cede num certo dia, mas n oi nesse dia, mas sim no dia a seguir devido à completa desorganização dos mesmos. Aliás, no primeiro ano, eu não gostei assim tanto (sendo eu um rapaz da cidade e preferir mais as cenas tecnológicas do que a natureza), menos o acampamento de verão porque nesse acampamento fomos à suiça e gostei imenso estar a falar inglês com outras pessoas. Não sei bem explicar mas, a única coisa de que gosto é de poucos colegas meus nos escuteiros.
Nunca gostei assim tanto das atividades deles.
Desculpa por estar a ser um bocado ignorante, sei bem que podia explicar melhor mas n tenho mais paciência para estar a escrever mais neste post.
Eu quis continuar o meu segundo ano nos escuteiros para ver se ia finalmente começar a gostar dos escuteiros, mas só que não, aliás, foi ainda pior, ainda por cima com mudança de chefes, fiquei com chefes mais desorganizados.
o meu ponto de vista n é só que os escuteiros são desorganizados. Também têm outros aspetos que me desagradam. Como por exemplo o guia. (não vou explicar mais nada porque estou cansado, provavelmente explico melhor depois.
Eu tentei encontrar alguém que estivesse contra os escuteiros, mas n encontrei ninguém, devido ao simples facto de TODOS nos escuteiros gostarem dos escuteiros, menos eu.
Estou farto dos escuteiros, E QUER SAIR, mas n consigo, a minha mãe n me deixa e obriga-me a continuar nos escuteiros.
EU N QUERO CONTINUAR NOS ESCUTEIROS. mas a minha mãe me obriga pois pensa que é para me preparar para o futuro. Mas, mesmo que seja para me preparar para o futuro, gostaria de ter aluas de esgrima. Mas ela n me deixa porque o meu horário está ocupado, e o sábado seria idealpara ter esgrima, mas a minha mãe me obriga continuar nos escuteirs
Isto tem sido uma tortura mental para mim
gostaria que me dessem apoio, à até dias que fico a chorar pelo simples facto de nos acampamentos o pessoal fica nervoso como um touro, e que depois ficam a fazer reuniões gigantescas com o pessoal todo pelo simples facto do pobre de um rapaz perdeu o seu lenço.
Parece a escola da minha primária.
Espero que me percebam pelas minhas palavras que, depois de viver nos escuteiros, fica-se com uma ideia do que é os escuteiros, sendo a minha opinião que os escuteiros não é, maior parte das vezes, um sítio de convívio, mas sim, um sítio de trabalho duro e árduo liderado pelas pessoas mais desorganizadas do que um colega da minha turma que é bué desorganizado.
Espero que percebam o que eu sinto com esta tristeza.

Anónimo disse...

Existe os escoteiros em que não têm que ir à missa pois aceitam pessoas de várias religiões incluindo os ateus

Anónimo disse...

Eu sou escuteira e concordo com várias coisas que disseste, mas os escuteiros não é só para tornar o mundo melhor, tbm é para viver muitas experiências, aprender a ser mais autónomos por exemplo aprendemos a fazer coisas da área do socorrismo, orientação, cozinha, ter noção às Despesas somos nós muitas vezes que fazemos as compras dos alimentos, a viver no campo, sinalética, ser mais autónomos, etc. Também vamos acampar com os nossos amigos e fazemos amigos novos como no ACANAC que é um acampamento nacional e foi uma das melhores semanas da minha vida e por exemplo no próximo ano vou acampar na Suíça, num campo mundial de escuteiros em Kandersteg. E sobre as fogueiras, nem sempre acendemos fogueiras, só em acampamentos maiores, normalmente usamos uma coisa que eu não me lembro do nome mas é tipo a gás.

Anónimo disse...

Sabes que os escuteiros são católicos por isso vão à missa , mas não são obrigados e também existem os escoteiros com O que aceitam pessoas de várias religiões incluindo ateus então não têm de ir à missa

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 211 de 211   Mais recente› Mais recente»