19 de outubro de 2006

A Bandeira Nacional



Ontem o Sr. Presidente da República recebeu, em audiência, a melhor triatleta mundial do momento, Vanessa Fernandes, que curiosamente é portuguesa e benfiquista. Tal acto teve como propósito, e bem na minha opinão, realçar a capacidade que os Portugueses têm de ombrear com todos os povos do mundo nas mais distintas áreas.
O protocolo deste tipo de audiências sugere que sejam trocados presentes entre as partes. Vanessa ofereceu ao Sr. Presidente um equipamento com o qual havia ganho uma das suas últimas provas. O Sr. Presidente resolveu agraciar a atleta com uma bandeira nacional, estando aqui o cerne da questão. A bandeira e o hino são símbolos nacionais com um significado muito próprio, exigindo assim um tratamento adequado àquilo que representam. O Sr. Presidente recebeu a bandeira, dobrada impecavelmente numa caixa. E assim a deveria ter entregue. No entanto, resolveu retirá-la da caixa, apresentando-a à atleta como se estivesse a mostrar um qualquer atoalhado, a um qualquer cidadão espanhol, numa qualquer loja de Vila Real Santo António. Para além disso, nas fotos oficiais, aparecem os dois com a bandeira estendida, mas encontrando-se esta virada ao contrário (“de pernas para o ar”, numa expressão mais comum, acto que em muitos países até é considerado subversivo).
Nada me move contra o Sr. Presidente. Agora, a constante má utilização deste símbolo nacional que é a bandeira já me começa, sinceramente, a irritar solenemente. Acabamos por ver a utilização da bandeira nos mais diversos fins:
a) toalhas de mesa em congressos partidários;
b) lenços para a cabeça;
c) capas (estilo Super-Homem nos jogos);
d) penduradas nos estendais com molas;
e) descerrar de lápides/placas comemorativas;
f) etc…
Não sou nacionalista e considero-me um patriota q.b., mas acho que se torna necessário ter um maior respeito e consciencialização pelo significado dos símbolos nacionais.

2 comentários:

Pedro Almeida disse...

O que me irrita verdadeiramente nisto tudo é que se ele lhe deu a bandeira de Portugal ela devia ter-lhe dado outro simbolo de igual grandeza...a bandeira do Benfica !

mtheman disse...

tiveste bem agora!!!