12 de outubro de 2006

A Derrocada Polaca

Dez anos após ter perdido pela última vez, na Ucrânia, um jogo das eliminatórias de apuramento para um Europeu ou Mundial, Portugal voltou a soçobrar, desta vez na Polónia. E como a História é feita de coincidências, não deixa de ser curioso que o marcador dos tentos polacos - de seu nome Smolarek - seja filho de um antigo jogador da selecção polaca que também foi carrasco da Selecção nacional, nomeadamente no Mundial do México/86, de tão má memória para os Portugueses.
Mas o jogo de ontem deixou à evidência dois factos importantes:
1. A contribuição da Nossa Senhora de Caravaggio e Nossa Senhora de Fátima para o sucesso da nossa Selecção é cada vez mais reduzida (não peçam milagres quando vemos jogar o Nuno Valente, Petit e Costinha...). Além disso, a Polónia, talvez o mais devoto país cristão da Europa, teria a ajuda divina do anterior Papa João Paulo II (aka Karol Woytila), talvez o Santo Pontífice mais carismático de sempre e o mais resistente. Resistiu estoicamente no Vaticano durantes anos a fio a atentados, às doenças e, principalmente, às músicas de Zuchero e Andrea Bocelli.
2. Depois de vice-campeã europeia em 2004 e 4ª classificada no Mundial/2006, esperava-se que a Selecção e toda a estrutura federativa que a suporta, assumissem uma posição de naturais favoritos em todos os jogos. Pelo contrário, e muito estranhamente, assistimos a um discurso miserabilista por parte do seleccionador (estará a converter-se num verdadeiro tuga?). Aquela ideia peregrina de ganhar os jogos em casa e jogar "fechadinho" para o empate nos jogos fora é demasiado deprimente para os Portugueses... Eu não quero Portugal jogar no "encolhas" quando tiver de se deslocar ao Cazaquistão, à Arménia ou Azerbaijão... Porque se empatar nestes países é um grande resultado então quando formos à Sérvia vamos tentar o quê? Perder por menos de 5??
Estamos bonitos estamos!! Se o objectivo do Sr. Scolari é fazer-nos esquecer os últimos 3 anos então vai no bom caminho... Se o objectivo é ser despedido também vai num excelente caminho... Agora se o objectivo é irmos ao Europeu alguma coisa terá de mudar...

2 comentários:

Pedro Almeida disse...

Há certos e determinados jogadores que só sairão da selecção no dia em que abandonarem o futebol ou o Scolari sair, nos entretantos lá se vão arrastando em campo.
A solução infalivel seria arranjar uma terceira santa, esta mais fresca de milagres, devem de haver aos pontapés no Brasil, é só escolher uma.

mtheman disse...

Acho que era mais fácil começar a jogar qualificações com selecções de países onde o ateísmo predomine... assim qualquer santa de vão de escada tinha a tarefa facilitada para fazer o milagre de conseguir que aqueles coxos jogem à bola!!!