20 de outubro de 2006

É a economia de mercado, estúpido!!!

No início da semana fomos surpreendidos com a notícia de que o custo da electricidade em Portugal iria aumentar cerca de 15%. O Secretário de Estado da Energia afirmou, num tom deveras agressivo, que a culpa do défice era dos consumidores, que andaram anos a pagar muito menos do que deveriam. Ontem veio pedir desculpa pelo tom, que “todos temos dias maus” (alguém também estaria a ter um dia mau quando o convidou para o cargo…). Entretanto o Governo, pela voz do Ministro das Finanças veio afirmar que vai ser alterada a lei, com vista ao aumento não ser tão pesado para os consumidores.
A mim, este aumento, na altura em que é anunciado, parece-me suspeito. Não será já uma forma de acautelar a entrada de novos fornecedores de electridade no mercado, com a liberalização da energia? Nomeadamente as empresas espanholas, que só estarão interessadas no minúsculo mercado português caso isso realmente lhes traga abundantes mais valias.
A liberalização dos mercados em Portugal, ultimamente, tem funcionado como um verdadeiro fenómeno. Quando se espera, e de acordo com as mais variadas teorias económicas, que a liberalização traga benefícios para o consumidor, nomeadamente melhores preços e serviços, assiste-se à situação contrária. Com a liberalização do preço dos combustíveis, estes aumentaram imediatamente, como se as companhias petrolíferas estivessem a funcionar em cartel. Agora, temos a questão da electricidade.
Será que a verdadeira economia de mercado não funciona em Portugal?

3 comentários:

mtheman disse...

que os espanhóis querem tornar isto uma quinta deles já nós sabíamos, agora que existem portugueses a trabalhar para eles é que é grave...

se calhar temos alguns politicos que mereciam o mesmo fim que o conde de andeiro...

Pedro Almeida disse...

Os mercados só funcionam quando têm dimensão para tal. Portugal como é óbvio não tem dimensão para certos mercados. Se bem percebi, as electricas espanholas só teriam interesse em entrar no nosso mercado se os aumentos fossem para aí de uns 50% !!!
As petroliferas obviamente que funcionam em regime de cartel, só não vê quem não quer, não nos façam de estupidos. E porque a gasolina é muito mais cara cá do que no resto da Europa ???

Anónimo disse...

Qto às companhias petroliferas funcionarem em cartel acho que é algo por demais evidente.
Agora os combustíveis serem os mais caros da Europa é que só é uma evidência para quem não anda de carro pela europa. Dos 5 países europeus em que circulei este ano (Alemanha, Austria, Italia, França e Espanha) só em Espanha é que eles são + baratos do que em Portugal.