24 de outubro de 2006

Te quiero, coño!!


Há cerca de 3 semanas, o semanário Sol trazia nas sua páginas uma sondagem alusiva a uma hipotética união de Portugal a Espanha. Segundo a mesma, 27,7% dos portugueses não se importariam de ver o seu país integrado em Espanha.Curiosamente, a mesma sondagem em Espanha pela revista Tiempo mostrava que 45,5% dos espanhóis não se importariam de ver Portugal tornar-se numa nova província espanhola.
Os arautos da história da pátria lusa ficaram logo incomodados com tal afronta, como se os resultados da sondagem pudessem reflectir, de per si, qualquer interesse diplomático na mesma. Não deixa de ser curioso que, passados mais de 300 anos desde a restauração da independência, ainda bastantes portugueses vivam sob o medo ou ameaça da invasão territorial espanhola. Hoje os territórios não passam mais de meros espaços económicos, e o nosso, meus caros, lamento desiludir-vos, já há muito que foi ocupado pela tal “ameaça” espanhola.
Muitos de nós vivemos ainda obcecados com esse fantasma, talvez por ser o único país com quem fazemos fronteira. A realidade de “nuestros hermanos” é muito diferente, como podemos verificar com o contacto directo com as suas gentes. Eles simplesmente estão-se a borrifar para Portugal!!! Vivem de costas voltadas, centrando as suas atenções nos países mais centrais da Europa, onde se tomam realmente as mais importantes decisões.
Estas sondagens são promovidas por uns iluminados nacionais como forma de acicatar o patriotismo nacional, cada vez mais refém apenas dos resultados da Selecção. Servem para provocar o português, para ouvi-lo dizer que Portugal tem as fronteiras terrestres mais antigas do Mundo (como se isso, de certa forma, nos servisse para alguma coisa). Do lado espanhol, vejo-o como uma necessidade de contrabalançar a crescente perda de unidade nacional alicerçada no separatismo basco e catalão.
Pessoalmente, num inquérito/sondagem, sem responsabilidades, não teria qualquer pejo em aceitar essa ideia de Iberia, na medida em que até acho que não ficaríamos pior. Agora, em sede de um referendo oficial, não creio que votasse no sentido dessa opção integracionista. Aliás, creio até que faria muito mais sentido a integração da Galiza em Portugal.

1 comentário:

mtheman disse...

eu em espanha só gosto de uma coisa... das espanholas...