8 de novembro de 2006

Luanda - Crónicas de Viagem


E já estou em Angola!!
Mais uma viagem. Aliás, tenho tido o privilégio nos últimos anos de viajar bastante, em trabalho ou em lazer, e noto que o acto de viajar é cada vez mais aborrecido (ao contrário geralmente do destino em si). Cada vez se demora mais tempo a fazer check-in, controlos de segurança, atrasos, recolha de viagem, burocracias alfandegárias... Para Angola, no total, desde a saída de casa em Lisboa até à entrada no hotel em Luanda, podemos gastar cerca de 13 ou 14 horas (o voo dura 7h...).
Mas as viagens a África acabam por ser experiências únicas. Sempre que há voos para África, o aeroporto parece a Linha de Sintra em hora de ponta (mas sem os assaltos...), a zona do check-in enche-se de toneladas de bagagem e o barulho ensurdecedor das conversas aos gritos enche-nos os ouvidos (felizmente existem os iPod’s e afins).
No próprio avião, a desorganização parece ser tremenda. Lugares fixos e marcados parecem não ser condição especial para se viajar – estou profundamente convencido que as companhias de aviação africanas vão ser as pioneiras na criação de lugares em pé nos aviões... Distribuem-nos head-phones e mais tarde apercebemo-nos que não há música, nem sequer filmes... Para que nos deram aquela porra??! Mais tarde, percebi porquê: se pudessemos atribuir nomes às características ambientais do voo eu chamar-lhe-ia “Alaska” ou “Sibéria” (os head-phones seriam afinal para aquecer as orelhas).
Mas cheguei a África!! Não há nada como o cheiro de África, diziam-me no passado algumas pessoas... Outras falavam-me no magnífico pôr do Sol que podemos ver no continente africano... E eu, ingenuamente, alimentava essas ilusões... Pois bem, meus amigos, o cheiro em África é a gasóleo queimado!!... E o pôr do Sol até é capaz de ser bonito, poderia era durar mais de 3 minutos!!! (a passagem do Sol para a noite profunda é estupidamente rápida, arriscando mesmo dizer que nem chega a haver o famoso lusco-fusco). Obrigado por me terem destruído o sonho...

6 comentários:

Anónimo disse...

Está com muito humor. Vê-se que adoras ir para Angola :-).

Anónimo disse...

Primão, já consigo comentar!!yuuupi :)
Uma boa estadia e boa viagem (quase que bates as minhas 25 horas até ao Japão :P)
Beijokas grandes**

Pedro Almeida disse...

Quem é esta Joana, Miguel ???????
Tens foto ?

Miguel F. Carvalho disse...

Caro Pedro Almeida, motivos de ética e moral não me permitem divulgar dados de pessoas que colocam comentários no meu blog. Para isso existem sites específicos direccionados para o efeito.

Anónimo disse...

Miguel, detestei ler este teu Post.
De repente recordei Luanda ... e desatei a espirrar!

Miguel F. Carvalho disse...

Jota, desde que continues a ler e a deixar comments... :-)