15 de setembro de 2007

Para que servem afinal os escuteiros??



Esta é uma pergunta que me acompanha há alguns anos. Hesitei bastante em fazer este post na medida em que o lobby que sustenta os escuteiros é muito forte e provavelmente irei criar algumas 'inimizades'...
...
Quando era miúdo perguntaram-me se queria entrar para os escuteiros. Disse obviamente que não, mal por mal preferiria o mundo do transformismo... Acabei por não optar por nenhum, seguindo mais tarde pela bem mais tradicional Economia...
...
Mas a realidade é esta, para que servem mesmo os escuteiros?
...
Quando penso em escuteiros penso em tipos vestidos de forma patética. Os rapazes principalmente, com aquelas coisas nas meias e lencinho ao pescoço, poderiam ser facilmente confundidos com a parada gay de Berlim ou até com o Cláudio Ramos (diz-se que o fundador do movimento, originalmente só para rapazes, - Baden Powel - era homossexual, daí talvez a explicação do vestuário...).
...
O que é que fazem os escuteiros? Nos filmes americanos vêmo-los a vender biscoitos de porta em porta. Eu nunca tive o raio de um escuteiro que seja a vender-me bolachas!!! Nem daquelas farinhentas em que ficamos todos embuchados!! Nada!!! Nem uma que seja!!
...
E aquele mito de ajudarem velhinhas a atravessar a rua?? Já alguém assistiu a isso??? Eu sei que as passadeiras e os semafóros vieram complicar a vida aos Scouts, mas mesmo assim...
...
E aquela coisa de "palavra de escuteiro!" (com 3 dedos espetados) é o quê??? É suposto ser a verdade suprema?? A palavra de escuteiro estará acima ou abaixo da "palavra de honra"?
...
No código de honra do movimento fala-se de lealdade, disciplina, obediência, ajuda ao próximo, cumprir os deveres com a Fé e Pátria (não estou a inventar, basta ir ver a Lei e Promessa do Escuteiro)... Ok, eu sei que parece o código da Mocidade Portuguesa!!! A diferença está que os escuteiros parece que também têm por missão respeitar a Natureza. E como? Deixando a Natureza livre e em paz? Juntando-se à Quercus?? Não, qual quê!! Indo para a floresta fazer acampamentos, fogueiras e, pior ainda, cantarolar ao som de violas!! (um dia ainda hei-de voltar a este tema das violas...)... aliás, parece-me um bocado estranho que uma organização que tenha como lema ajudar o próximo esteja sempre preparada para se afastar do mundo real para ir para junto das plantinhas...
...
Sempre que oiço notícias de escuteiros na TV, ou são acerca do Jamboree ou, invariavelmente, são acerca de mais um grupo de escutas que se perdeu no mato ou na serra... E bússolas, não? ou ler cartas topográficas?
...
Para que servem afinal os escuteiros? acho que para nada... ou pelo menos de temas para posts... Palavra de escuteiro!!! :-)
...
PS: sei que vou receber comentários de escuteiros ou ex-escuteiros completamente enfurecidos, mas é a vida... lol
...

211 comentários:

1 – 200 de 211   Mais recente›   Mais recente»
Cátia disse...

Eu sempre pensei que os escuteiros era algo para os jovens passarem os tempos livres e não xatiarem os pais. O jamboree foi em Inglaterra. Dava tudo para ter ido mas não me peçam para ser escuteira...ir à missa não é comigo.

Ele há horas assim... disse...

A mim também me perguntaram se eu queria juntar-me aos escuteiros, quando era mais novinho. Naquela altura, a ideia não era de facto nada motivadora, até porque o ZX Spectrum estava na moda e as tardes em casa de X ou Y eram bem mais atractivas...ainda por cima se houvesse lanche incluído! :D

Mas a mim, não me afecta nada que hajam grupos de pessoas que queiram fazer parte de uma associação desse tipo. Assim como eu ou tu gostamos de futebol ou de postar num blog, há quem goste do ambiente e espírito associados ao escutismo. Isso depende dos gostos e interesses de cada um!

E o facto deles fazerem os seus acampamentos nas florestas ou matas, com fogueiras e violas, o que é que tem de mal? Que eu saiba, não são os escuteiros os responsáveis por causar incêndios nas florestas. Para além dos incendiários, são aqueles que se deslocam para lá, para fazerem grandes almoçaradas (com sardinhas, febras, entremeadas e o belo do garrafão de 5 Lts de tinto), que fazem essas fogueiras, mas depois não as apagam como deve ser, os outros grandes responsáveis pela causa de incêndios florestais. E, se calhar, em alguns desses casos, se houvesse um grupo de escuteiros por perto podiam inclusivamente ajudar a evitar ou a combater uma situação dessas.

Agora, se me dissesses que a actividade destes grupos podia ser aproveitada de uma forma bem mais eficiente, já concordo.
Por exemplo, na ajuda à prevenção e fiscalização de incêndios florestais...
É que não é necessário estar fisicamente junto do próximo para poder estar a ajudá-lo, não te parece?

;)

Ele há horas assim... disse...

Ah...e para que conste, não sou , nem nunca fui escuteiro.

Heidi disse...

é algo com que nunca me preocupei.Live and let live!

Pedro Almeida disse...

Eu passei por uma fase que queria ser escuteiro, influenciado pela BD da Disney.
Mas a ideia que tinha do escutismo era mais a do tipo "fim de semana radical", com escaladas e descidas de rápidos, não era tanto pelo lado religioso e bondoso da coisa.
Como ateu que sou, não me deviam aceitar ;-)

Cristina disse...

'Tás a pedi-las... pois, 'tás!! lol

Passo a explicar já que me ofereci para te dar um testemunho na 1.ª pessoa. Entrei para os Escuteiros há 10 anos. Na altura, para uma miúda, filha mais velha, não era fácil sair de casa para sair e tal... então os Escuteiros servira, inicialmente, de desculpa para estar umas quantas horas fora de casa, semanalmente.

Com o passar dos anos, a "coisa" entranha. Começa-se a gostar de passar dias acampado, no meio de nenhures, com 2 latas de salsichas para comer, e a chover torrencialmente. Começa-se a ter os amigos dentro daquele meio.

Actualmente, e como a Cátia disse, os Escuteiros começam a tornar-se mais uma associação de tempos livres. O Jamboree não foi só em Inglaterra, Cátia. Jamboree é um acampamento em grande escala... para o ano haverá um em Leiria. Este ano, houve um em Inglaterra por causa do centenário.

Horas, os Escuteiros - pelo menos em Leiria - ajudam na prevenção dos fogos. Todos os anos, no Verão, existem equipas de vigia às florestas, tal como há acções de limpeza de praias.

Já me estou a estender imensoooooo... um dia destes, Miguel, escrevo um post a contrapôr este teu, pode ser???

Lu disse...

Não tenho nada contra os Scouts mas tal como tu nunca nenhum me veio bater à porta, mas de vez em quando vejo-os nos centros comerciais a entregar sacos do Banco Alimentar.

Quando era miúda achava que ser dos escuteiros era o máximo porque andavam sempre a passear, quando soube que eram obrigados a ir à missa pensei "coitados" e nunca me meti nisso! :p

Miguel F. Carvalho disse...

Ele Há Horas Assim, se queres fazer um post faz no teu blog!!!! lol lol lol

fala-se muito aqui na ligação dos Escuteiros à Igreja, mas creio que há 2 tipos de associações em Portugal: uma claramente conotada com a Igreja mas outra independente...

Daniela Sousa Photography disse...

Miguel,
desculpa lá, mas não andei nos escuteiros, mas sim nas Guias que traduzindo é o mesmo conceito mas só gajas... Chegou uma altura em que querias era ver rapazes e cadê eles... só gaiijjasss... :(
Mas foi uma experiência muito gira, enriquecedora acima de tudo pelos acampamentos, raides, provas de orientação e afins...

Miguel F. Carvalho disse...

as Guias parecem ser uma coisa atractiva... lol

Miss Shirley B. disse...

Parabéns ao autor do blog...genial. Até para um economista. hahaha

Pois também eu, quando era petiz, tive vontade de me juntar aos escutas, porque os sobrinhos do Pato Donald eram escuteiros-mirins. Mas depois deixei de ler livros de banda desenhada, e diga-se de passagem, nunca tive vocação para pato. Passou-me. Graças a Deus.

Amélia Grimaldi disse...

Parabéns ao autor pela mega-reflexão sobre o escutismo. Aliás, deveria ser incluída no capítulo do manual (bíblia para quem fala do tema) "Economia" da dupla Samuelson-Nordhaus, eheheh.

E sim, confirmo que o incentivador do escuteiros era gay. E queria que, durante os acampamentos, houvesse sessões de transformismo: os economistas representavam engenheiros e estes os de direito, enquanto estes cosiam meias (que é o que sabem fazer - para além de emaranhado de leis indicifráveis, incluindo pelos próprios). Uma espécie de Hora H mas em intelectual.

Miguel F. Carvalho disse...

não me fales no "Economia" do Samuelson... isto custou-me um dinheirão na altura!!

economistas a fazer de engenheiros não será transformismo, mas sim um castigo... lol

Anónimo disse...

É verdade, existem duas associações de escuteiros em Portugal, uma ligada à igreja(CNE) e outra independente(AEP), essa ideia de que os escuteiros andam por aí a vender bolachas é importadíssima dos estados-unidos. Fazemos parte da protecção civil, contribuindo em várias acções de sensiblização e tendo formação em vários ramos.

Lógico que os escuteiros também servem para fazermos amigos e passarmos os nossos sábados de forma divertida. A farda não é assim tão ridícula como dizem, tem muito significado para nós, pois cada peça representa algo!!

O escutismo só se compreende vivendo, não da para explicar quem somos, pq o somos, o que fazemos e pq!!!
E sim, acho que podemos comparar a palavra de escuta à palavra de Honra!

peço desculpa se fui demasiado chata ao defender o escutismo, mas a minha vida tem sido passada a ir a acampamentos, actividades, a fazer rappel e a ir a reuniões aos sabados de manha =D

=)

Miguel F. Carvalho disse...

eeehhh, coitada!!!

Não, estou a brincar...

É claro que os escuteiros têm um significado... foi só um post a brincar...

Anónimo disse...

Toda a gente brinca com os escuteiros!!!
E riem-se de eles andarem fardados!!!
Já não é mau! Pelo menos fazem alguém rir-se e ficar mais bem disposto!
Já estão a cumprir parte da sua missão.
Agora, um dos objectivos do escutismo tem a ver com o desenvolvimento pessoal, que se faz através das actividades e do que se aprende (trabalho comunitário, socorrismo, nós e construções, protecção civil, etc., etc.).
Muitas destas coisas não se aprendem na escola nem no dia a dia.
Mas são muitos úteis quando nos deparamos com várias situações ao longo da vida (incluindo salvar vidas).

Falou um "cota" dos escuteiros (há + de 30 anos!!) LOOOL!!!

Anónimo disse...

não percebo porque é que toda a gente critica os escuteiros. que mal tem querer tornar a nossa vida um pouco mais útil? secalhar nunca ninguém viu os escuteiros a limpar matas, ou a ajudar pessoas, mas também não lhes interessa procurar, investigar. é mais fácil criticar. mas prontos, cada um tem as suas opiniões...
só acho que antes que os lenços que se usam, as jarroteiras e até as insignias não deviam ser motivo de troça mas de orgulho p'ra quem as tens porque muitas das vezes é preciso trabalho p'ras ter (ao contrário do que pensam). e podemos não andar a vender bolinhos á porta, mas não somos parecidos com o PP opu PSD ou lá o que é :P
só quem lá anda é que percebe o verdadeiro significado, o resto são más línguas.

falou (também) uma escuta, mais propriemente pioneira, um pouco indignada com as más línguas sobre os escuteiros mas prontos :P

Miguel F. Carvalho disse...

parece que os escuteiros também não são pessoas com um grande sentido de humor... devm ser por passarem muito tempo nas matas... lol lol

}Merlin{ disse...

Um post deste género só pode vir de quem nunca teve nenhum contacto mais próximo com escoteiros ... (nem mesmo dos que se vêem nos Estados Unidos a vender bolinhos porta a porta).

Das duas uma, ou o post é uma brincadeira (como o autor diz) e nesse caso não lhe ficava nada mal fazer outro post a dizer o que realmente pensa sobre os escoteiros, para podermos ficar a conhecer a sua opinão.

Ou então, o autor não sabe o que diz, e só diz baboseiras ...

Realmente não se explica o que é ser escoteiro... Ou se é, ou não se é.

Eu felizmente cresci a ser Escoteiro, e muito do que sou hoje, sou-o graças ao Escotismo.

Ser escoteiro é mto mais do que andar vestido de maneira "estranha";

Ser escoteiro é mto mais do que ajudar velhinhas a atravessar a estrada

Quanto ao acampar ... cada vez menos são os espaços em que podemos fazer fogueiras, graças aos imbecis que por aí andam a incendiar as matas...

Cada vez são menos os espaços onde podemos acampar, graças aos imbecis que por aí fazem pic-nics e deixam as matas num nojo..

E fazemos a prevenção de incêndios, e fazemos a limpeza dessas matas...

E fazemos mto mais que isso ...

Mas se realmente quiseres escrever um post sério sobre os Escoteiros, então informa-te sobre o que é realmente o Escotismo...


P.S. Não é preciso ir à Missa para se ser Escoteiro. Em Portugal há duas Associações Escotistas:
C.N.E. - Ligada à Igreja Católica
A.E.P. - Admite escoteiros de qualquer credo religioso.

Miguel F. Carvalho disse...

vivemos numa sociedade livre e eu posso dar a opinião que quiser dos escuteiros.

e já agora, escuteiro leva um 'u'.

Anónimo disse...

Tambem existem escoteiros para tua informaçao.

Sou escuteira(CNE), e com muito gosto. Tirando a parte de ir a missa.. mas pronto.
nao te julgo pelo que escreveste...
aceito muito bem, e confesso que ate me ri.

mas tipo.. acho que o pessoal as vezes fala sem saber. Metade deste pessoal diz que nunca foi escuteiro. Logo se nunca foi escuteiro como e que pode dizer coisas de uma coisa que nao conhece.
era o mesmo se isto fosse sobre futebol, eu nem me metia ate porque nem precebo nada disso!
A missa nao é tudo na vida de escuteiro! E um promenor digamos assim..
O que interessa mesmo é o que fazemos, e isso faz nos viver coisas que nenhum dos que nao experimentaram puderao imaginar. Faz nos crescer.

Já me estiquei muito nisto LOL

E nao pensem que sou uma kota velha que resolveu dar aqui um sermao e umamissa cantada. Sou escuteira à um ano e meio. e ja com muita coisa para contar.

Miguel F. Carvalho disse...

neste blog ninguém se estica... existe total liberdade de comentários, desde que os mesmos não sejam indecorosos...

Anónimo disse...

Nunca ninguem ficou pior por andar nos Scouts,mt plo contrario...
E,antes de criticar,apreciem.
Sempre podem ter aspectos concretos pa criticar.

Respondendo à pergunta: os Escuteiros servem para muita coisa.Ganha-se responsabilidade, amigos, conhecimento, bases pa ajudar em situações de crise e acima de tudo alegria, por se pertencer a um movimento cm este.

Só mesmo quem vê de perto é q percebe.


Certamente q os civis n apreciadores do escutismo n fazem mais pla sociedade q os escuteiros.

Anónimo disse...

Nunca ninguem ficou pior por andar nos Scouts,mt plo contrario...
E,antes de criticar,apreciem.
Sempre podem ter aspectos concretos pa criticar.

Respondendo à pergunta: os Escuteiros servem para muita coisa.Ganha-se responsabilidade, amigos, conhecimento, bases pa ajudar em situações de crise e acima de tudo alegria, por se pertencer a um movimento cm este.

Só mesmo quem vê de perto é q percebe.


Certamente q os civis n apreciadores do escutismo n fazem mais pla sociedade q os escuteiros.

Anónimo disse...

eu concordo com a Caminheira_CIL eu sou escuteiro a mais 9 anos e ao longo desses 9 anos nao me arrependo de ter entrado...

digo-vos mais entrei so para ver como era e la fiquei estes 9 anos...foram 9 anos de altos e baixos com muitas dificuldades vi muitos miudos que entraram e foram poucos os que sairam...

so mais uma coisa...nao sei se ja sabes porque é que nunca nenhum escuteiro foi a tua bater a tua porta mas se nao soberes eu digo-te..nos temos uns custumes diferentes de país para país...como de agrupamento para agrupamento...esse custome é proviniente dos estados unidos da america e de Inglaterra... em caso de nao saberes os escuteiros em portugal ja tem mais de 75 anos e nos nao somos copias de outros paizes...

ja agora existem varios tipos de escuteiros...Escuteiros catolicos(dentro dos escuteiros catolicos ha escuteiros catolicos terrestres e maritimos)
depois a escuteiros nao catolicos...eu sou escuteiro catolico e concordo quando disseram quem nao é preciso ir a missa para ser ESCUTEIRO...

tenho amigos que me chamam escuteiro gay e eu nao lhe digo nada porque sei que eles nunca tiveram a oporunidade de exprimentar....

o primeiro jamboree foi a cem anos e desdai tem se vindo a realizar de 4 em 4 anos e muito raramente é duas vezes no mesmo pais....


um simples comentario de um Lobo artista

Anónimo disse...

"O Escutismo não é uma coisa que se explique, é uma coisa que se sente!"

Não critiques sem conhecer...!

Mais vale ficar calado e parecer estupido que abrir a boca e confirmá´lo!

Sou escuteiro e tenho imenso orgulho nisso! Mais do qe muita coisa na minha vida!

E com este movimento já cresci muito´


Não critiques sem conhecer...!

Para a pro´x. pensa duas vezes!

Miguel F. Carvalho disse...

vivemos numa sociedade democrática em que as pessoas são livres para dar as suas opiniões...

estúpidos são aqueles que fazem os seus comentários mantendo-se na sombra do anonimato e não toleram que as opiniões dos outros sejam diferentes das suas, mesmo que para isso não apresentem quaisquer tipos de argumentos minimamente inteligentes...

Anónimo disse...

É óbvio que um comentário destes, tão restrito ao que as antolhas que tens ao lado dos olhos te deixam ver, só poderia vir de um "economista".

É por causa de alguns como tu que estamos como estamos!

PS: Já agora, o meu comentário é anónimo apenas porque não me apetece criar uma identidade virtual!

Miguel F. Carvalho disse...

caro anónimo, não sou economista...

e se estamos como estamos deverá ser mais por pessoas como tu que não lhes apetece fazer nada, por mais simples que seja, seja por comodismo ou por pura incapacidade...

Anónimo disse...

pois eu li esta página de que refer aos escuteiros e eu como escuteira que sou gosto de o ser pois lá estámos sempre a fazer acampamentos onde fazemos escalada, andamos de bike...
por isso acho que ninguém pode abrir a boca sem pensar e para mais se nunca lá andou.

Cristiana A. disse...

Ola!
Pois muito bem... Eu nao sou escuteira, nem nunca fui, mas estou seriamente a pensar em juntar-me ao movimento!... Nao sei é se faz muito sentido, agora ja com 19 anos... mas pelo que vejo, entre as "fardas de fazer rir", as cantigas e as violas e os acampamentos que nada têm contra a Natureza, Escutismo é igual a Educaçao (coisa que me parece ja escaciar nesta nossa sociedade de gente que acha tudo o que é diferente ridiculo!). Existem valores, e competencias que no nosso dia-a-dia, por nao nos serem apresentadas actividades que possibilitem o seu desenvolvimento nao existem em nós, que sao adquiridas nos Escuteiros. Que mal tem querer ser melhor? E se fos nos Scouts, que diferença faz?!...Eu tambem nao gostos das pessoas que passam os dias em frente ao PC a jogar joguinhos da treta, que vao para o Shopping gastar dinheiro em coisas superfuluas tipo rou pas e sapatinhos, gente que muda de tlm de mes a mes, e que nao se preocupa se quer com o vizinho do lado, se este estiver triste, e nao é por isso que ando para aí a fazer propaganda contra!!

Ser Escuteiro é uma opçao de vida que ninguem tem nada a ver com, porque a vida é de cada um... E a missa?! Nao me digam que é mlhor fazer Yoga, porque nao é!!

Miguel F. Carvalho disse...

claro que ir para os Escuteiros é uma opção de vida como outra qualquer...

agora os Escuteiros não estão acima de nada neste mundo...

e não tenho a culpa que os Escuteiros tenham um sentido de humor nulo... talvez seja pelo facto de passarem demasiado tempo longe da realidade... :-)

"Existem valores, e competencias que no nosso dia-a-dia, por nao nos serem apresentadas actividades que possibilitem o seu desenvolvimento nao existem em nós, que sao adquiridas nos Escuteiros." - Quais? Aprender a fazer nós, montar tendas e acender fogueiras? Parece-me bastante limitativo...

Anónimo disse...

boas!

quanto as "coisas" penduradas nas meias, chamam-se jarreteiras, e se tu nao sabes sao o simbolo de uma condecoraçao atribuida a todas as associaçoes escutistas mundiais, pela realeza britanica. logo é uma honra usa-las, mesmo que sejam feias.

tambem gostaria imenso de te dar uma carta, umas coordenadas e uma mochila com o material basico para a tua sobrevivencia num dia, para ver quem se iria desenrrascar primeiro.

sou escuteiro a 11 anos no cne e nunca me obrigaram a ir a missa, cada um manifesta a sua fe à sua maneira.

nao consigo comprender como e k tu, k nunca estiveste nos escuteiros como podes dar uma opiniao errada e afirmar que é a mais correcta.

por ultimo, uma das coisas que aprendi tambem nos escuteiros foi aceitar a diferença, coisa que parece que tu nao aceitas nem compreendes, talvez por teres uma mentalidade ao estilo da igreja catolica?....nao sei é a minha opiniao. :)

PS: pelos teus argumentos, da-m a ideia que es um pouco perverso.

Miguel F. Carvalho disse...

ecuteirinho, se calhar ficavas surpreendido... existe uma muita gente no mundo que sabe ler cartas e utilizar a bússola... não é necessário ser nenhum génio...

"k nunca estiveste nos escuteiros como podes dar uma opiniao errada e afirmar que é a mais correcta.
" - nunca disse que a minha era correcta... é a MINHA opinião, são coisas diferentes...

"por ultimo, uma das coisas que aprendi tambem nos escuteiros foi aceitar a diferença" - isso eu aprendi com a vida...

Vocês escuteiros, têm de se soltar mais... não serem tão arreigados a estereotipos... uma pessoa sem sentido de humor é um chato de primeira... :-)

Anónimo disse...

parece que nao aprendes-te la muito bem a aceitar a diferença....deves conviver pouco com pessoas de diferentes estereotipos, coisa que nos escuteiros aprendemos.

nao, nao somos nenhuns genios, mas tu tambem nao es...
quanto à utilizaçao de uma carta, é obvio que nao se precisa ser escuteiro, mas alguem que tenha este tipo de conhecimentos deve sair pelo menos uma vez em 15 dias para por em pratica os seus conhecimentos(quer com os ecuteiros ou fora destes), logo a aplicaçao destes mesmos conhecimentos é provavel ser muito maior num escuteiro do que alguem que aprendeu no serviço militar obrigatorio e afins, e que ponha-os em pratica quando vai de ferias para supreender os amigos ou para se gabar.
quanto ao nosso sentido de humor...tens de vir a uma actividade nossa, vais te rir do inicio ao fim...uma das caracteristicas dos escuteiros é que somos alegres, encarando tudo que nos aparece á frente com um sorriso e tornar a coisa mais motivadora do mundo, assim somos sempre felizes e saudaveis, mesmo quando aparecem uns destres como este blog.
pah, volto a perguntar como é que podes dar uma opiniao de algo que apenas observas?

cumprimentos

Miguel F. Carvalho disse...

"nao, nao somos nenhuns genios, mas tu tambem nao es..." - nem eu nunca afirmei tal coisa!!! ah ah

"quanto ao nosso sentido de humor...tens de vir a uma actividade nossa, vais te rir do inicio ao fim..." - eu acredito que sim, mas fora das vossas actividades então tornam-se pessoas diferentes...

"volto a perguntar como é que podes dar uma opiniao de algo que apenas observas?" - talvez da mesma forma que estás a dar opiniões da minha pessoa sem me conheceres de lado nenhum?

Anónimo disse...

e quem é que te disse que nao te conheço de lado nenhum?

basta ler os teus tristes comentarios e textos que publicas....ah ah

OVER & OUT

Miguel F. Carvalho disse...

mas não és obrigado!!! ah ah ah

Anónimo disse...

novamente, tens uma piada...deves ser o melhor da tua aldeia hahaha

bem, cá estámos de novo! eu vou te dizer uma coisa...quando me vêm falar mal do escutismo, simplesmente riu-me...porque se soubesses o que é o escutismo e se já tivesses vivido metade do que já vivi! :D

um dia gostaria de fazer um raid ou uma actividade com pessoas como tu...acho que me ria tanto!
queria ver como te safa-vas a situações que pelo meu entender és um zero! :D

Fica desde já a info: até aos dias de hoje, não houve nenhum incêndio provocados por escuteiros...e além do mais quem vai para as florestas e matos estragar todo o ambiente natural são mais os tais designados por "domingueiros"..esses sim é que vão para lá para amostrar à sua jovem as suas caracteristicas e são esses que fazem as figuras triste.

era desses que devias gozar!

para que serve os escuteiros...para coisas que talvez nunca saberás...para mim, muito jeito...um factor importante para mim.

parece-me (ou dás a entender) que tens inveja dos escuteiros

Miguel F. Carvalho disse...

não preciso de ter estado nos escuteiros para viver situações da vida... a vida não acaba sem os escuteiros...

Anónimo disse...

e eu não disse isso hahaha

Anónimo disse...

Sou escuteiro á varios anos e tenho ORGULHO dizer SOU ESCUTEIRO!! Acabei de chegar de um ACANUC da minha regiao e adorei foi lindo...

Nao gosto de pessoas que criticam sem conhecer!!

ja me disseram:"Andar nos escuteiros e' coisa de gays" e eu disse:" Se tenho de passar por gay para andar nos escuteiros para ser gay que assim seja"!!

Somos uma familia!!

"Escuteiro uma vez, escuteiro para sempre"

Anónimo disse...

Não da' para explikar u k e' ser eskuteiru a um bandu d pessoas k preferem passar u seu tempu d rabu sentadu nu computador a escrever mal de algu k n lhe fax u minimu d diferenxa, ou seja a unika mutivaxao deve ser inveja, ate porke faxu uma pergunta au autor, ja experimentaste ser eskuteiru???, tu n podex falar d algu k deskunhecex pk axim estax a ser kompletament estupidu, e' komu ax pexoax k escrevem maix livrux du k ux k leram, sabx d outra cena??? u escutismu dame cenax k tu semp kisext ter, estar acampadu kom 500 pexoax da tua faxa etaria, imagiana ax amixadex k podex faxer, ax actividadex k ja fix, ja fixext kanuagem, escalada, rapel, slide, mergulhu, paintball, entre outrax??? ja estivext nux sitios ond eu ja estive??? ja pensaxt k enkantu tax a escrever estax porkariax estao eskuteirux a divertirxe a grande, i outra koixa n devex escrever sem mutivaxao pk ixu e' escrever pa ter visitax, eu tenhu um blog i escrevu sobre akilu k relament sei n u k deskunhecu i n kritiku u k n m afecta so para armar
i exa cena d u escutismu ser gay gustava k foxex a um akampamentu ate regiunal i dixexex ixu nu meiu dux escuteirux axu k tu e' k fikavax gay xD
sou escuteiru i orgulhu.me dixu :P

Anónimo disse...

Porque ser escuteiro perguntas tu?

Sim, sou escuteiro, já vivi muitas coisas como escuteiro e estou totalmente desacordo contigo, antes demais vou te dar um conselho....Se nunca foste escuteiro que autoridade tens para falar assim? por acaso viveste o escutismo, NUNCA!!! por isso aconselho-te a entrar e a conhecer as maravilhas que o escutismo tem para dar e depois, depois sim veras as coisas pelo nosso ponto de vista...

O escutismo não é so andar a vender bolachinhas de casa em casa para tentar angariar dinheiro, nem ir acampar para o meu do mato e fazer fogueirinhas ou até ir a missa fardado de vez em quando.. isso é o que toda a gente pensa, aliás, isso era o que pensava até entrar...

Ser escuteiro é muito mais do que isso...é ganhar uma preparação que não se aprende nos livros...se tu fosses mais atento a alguns documentários da televisão...verias do que estou a falar...nos escuteiros aprende-se a cuidar de feridas graves em caso de algum grande acidente...aprendemos tambem a nos desenrrascarmos com os meios que a natureza fornece e isto pode ser muito útil para o futuro...

E agora sabias que quem ´escuteiro tem maior facilidade a arranjar emprego, sim é verdade, uma empresa contrata mais rapidamente um escuteiro que qualquer outra pessoa isto porque os escuteiros tambem aprendem a liderar e a ter espirito de equipa...E o que é uma empresa sem alguém que lidere bem?...

Para não falar das actividades radicais que fazemos....

E já que falas na roupa apaneleirado...É com muito orgulho que a uso...penso que tu n passas de um coitadinho que pensa que escuteiros é pa paneleiros...

Enfim é por isso que o mundo n anda no sentido correcto....

Anónimo disse...

i ja agra tambem estive nu ACANUC ond estev u brunu penedu, i pa axu k u autor deveria ter la estadu k ia logu perceber u kantu e' defeciente xD

Miguel F. Carvalho disse...

ó Luís Gomes!!! ao menos escreve em português!!!!

já deves ter idade para isso!!

Anónimo disse...

Parece-me que existe aqui muita inveja, queriam era andar nos escuteiros^^

Miguel F. Carvalho disse...

eu nem durmo só de pensar que não estive nos escuteiros... lol

Anónimo disse...

Olha tenho pena de pessoas assim, que so sabem criticar!! Somos muitos escuteiros e todos temos orgulho em o ser!!

Anónimo disse...

Vozes de burro nao chegam ao céu!

Se Somos Gay's parece que apareceu a associação ideal para voces todos que nao gostam entrarem... ja que sao gay e sao nao sei qual e o mal de entrarem..

é so ma sugestao!

E se quiseres mostro te afinal quem e o gay!

Anónimo disse...

para escreveres tais coisas acima, o único pensamento que podes ter e inveja...
sou escuteira e com muito gosto!
entrei para os escuteiros por vontade propria e se queres saber, os escutismo mudou a minha vida!

como podes dizer essas cenas todas se nunca foste escuteiro??
foi so por veres? por ouvires dizer?

ah ah ah

precisas mais do que isso para saberes o k e ser escuteiro!

caso nao saibas o "lencinho" e os "tres dedos espetados" como palavras estupidas k dizes, tem sempre significados...e se achas que e gay andar com a farda, eu queria ver como e que era se fosses obrigado a trabalhar num restaurante com camisa e tambem um "lencinho" ao pescoço e depois pessoas a chamarem-te de gay! ias gostar nao ias? e ainda com uma bata e bandeja!

oh pah isso sao coisas da vida de cada um, cada um tem os seus gostos e interesses!
se nao gostas de uma cena qualquer ou se queres criticar, guarda para ti men, cada um pensa por si!

agora assim, a escrever estas cenas so tas a provar que tens e dor de coto dos escutas!

e se nao tens nenhum interesse nos escutas, pa k foste ver as leis do escutismo e falar delas?

ate parece que andas por aqui porque te achas o melhor e tares fora disto...agora se tiveste interesse em vez as leis do escuta, talvez tenhas ganhado algum interesse em o ser, mas como infelizmente ha gente a pensar k e gay ser escuteiro, nao kiseste passar a vergonha e ficar do lado deles...
k nabo tu!

em vez de tares com a peida sentada e escreveres estas cenas sem sentido, devias ver a quantidade de escuteiros que se esta a divertir la fora, a fazer novas amizades, a aprender coisas mais interessantes do k na escola, a visitar locais quase impossiveis de alcançar, ver coisas unicas, a conseguirem realizar um dos seus desejos e chorar de alegria...

e ir a missa ninguem e obrigado...
vamos somente por vontade propria.

com os escuteiros, estou preparada para o futuro, nunca se sabe como ele o sera...

e mais...

imagina que alguem te propoe um desafio a fazer nós...
como tu te achas o maior, o k te vai acontecer e seres o primeiro a perder! ahah

isso sao apenas exemplos pah...

eu nem me vou dar ao trabalho de te dizer o quanto e ridiculo andares a dizer cenas dessas, mas acredita k isto nao me afecta...
so tenho e pena de ti...enfim...

'Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre.'

Anónimo disse...

Sou escuteiro há anos e não me envergonho de dizer que sou.

Vocês todos falam, mas nao sabem como o escutismo é. O escutismo nao se trata apenas de missa, mas sim de criar novos laços e aprender a fezer alguma coisa.

O escutismo foi a melhor coisa que aconteceu. Se nao tas bem poe-te.

Patricinha ='D ILY<3@ disse...

Sou escuteira desde os meus 6 anos e orgulho-me disso :D

Os escuteiros sao uma associação tal como muitas outras, ha quem gosta e tmbm ha quem nao goste, se tu és um daqueles q n gostas, antes de falares mal, experimenta, ou entao n gostes mas cala-te em vez de andares a dizer barbaridades, tal como tu n gstas dos escuteiros, eu posso m gostar de outra coisa q tu gstas, gostos n se discutem, mas escusas de andar a dizer mal e por as pessoas cntra os escuteiros !

Ser escuteiro é uma coisa unica e sensacional, se n gstas n olhes e segue cm a tua vida q os escuteiros nao te chateiam nem querem saber de ti para nda acredita, nao fazes falta nenhuma la :@

Se um dia quiseres ser gente de verdade, sê escuteiro ou cala-te e para de dizer asneiras e burrices, cresce !

Ser escuteiro é o melhor que ha :D

Miguel F. Carvalho disse...

depois de ler isto tudo reforço a minha opinião de que os escuteiros são as pessoas com menos sentido de humor do mundo...

e os mais intolerantes!! lol

essa do "vocês não sabem nada sobre escutismo" já não pega! tentem arranjar outros argumentos...

Anónimo disse...

Isso do pegar ou n pegar n interressa percebes, nos sabemos do que falamos muitos dos que estao aqui ja tiveram esse pensamento e quando entraram para os escuteiros mudaram completamente de opiniao...

So quem é escuteiro e que pode explicar estas coisas os de fora n iriam compreender....

Por isso o que tu dizes n afecta-nos e todos os escuteiros que escreverao so tao t a passar uma liçao de vida que tu parece ainda n teres percebido...

Ou deves ser muito novo, ou deves ser pouco intelegente (Para n te chamar BURRO)...

Ve se exprimentas, nem que seja so um ano, e depois, depois sim, aceitaremos a tua opiniao...

Garanto-te...

Ninguém se arrependeu em ser escuteiro...

PS: Quando n tiveres argumentos n ataques a escrita, erros e n venhas com outros assuntos...

Miguel F. Carvalho disse...

lições de vida de putos? ah ah ah

cresçam para a vida e depois falamos... lol

Anónimo disse...

Tu es um infeliz... Tenho mesmo pena de pessoas como tu! Vivem no mundo que acham que devemos ser todos iguais!! Mas nos escuteiros marcamos uma diferença que nao deixa ninguem indiferente pq se nao haviam estes blogs, se fossemos indiferentes ninguem falava em nos, nem para o bem nem para o mal!!

Demonstra que temos uma grande importancia na sociedade!!

Sinto pena por pessoas como tu, que nao sabem encarar a diferença...

Eu acho que o que tu tens e inveja de nao teres entrado para os escuteiros

Miguel F. Carvalho disse...

é, é mesmo isso... tenho uma peninha de não ser escuta... estou quase a chorar... lol

Anónimo disse...

Ainda bem que nao es escuteiro!! Assim nao estragas o bom nome dos escuteiros

Leonor disse...

ola
digitei no google "o que é ser escuteiro?" e aparece o seu blog.
nao concordo com nada do que disse mas respeito a sua perspectiva principalmente porque está muito bem exposta, com cabeça, tronco e membros. eu nao sou escuteira e muito menos catolica.
seja como for, nao concordando nao deixei de gostar.
abraço

Anónimo disse...

gostei da opiniao da leonor mesmo nao pertencendo ao meio nao criticou

Anónimo disse...

olha fica aqui o pq de ser escuteiro...





-Tens algo que fazer aos sa’bados porque encontras as pessoas que realmente valem a pena.


-Vais acampar, por vezes dizes que nao~ o voltara’s a fazer e no entanto voltas a ir.


-Aprendes algo de novo e ensinas algo a algue’m.


-Comes do mesmo prato que os teus companheiros e recordas os momentos divertidos que passaram a noite quando estavam prestes a dormir.

-Preocupas.te tanto com a tua bando, patrulha ou equipa como se fossem a tua fami’lia.

-Quando vais a algum sitio e a chuva te molha sabe sempre pior do que num acampamento.


-Quando voltas cansado de um acampamento 99% das vezes chegas a casa comes como um abade tomas um banho e vais dormir.


-Os teus pais aprendem a confiar mais em ti pelo simples facto de seres escuteiro e nao~ se sentem embaraçados por dizerem aos seus amigos que o seu filho ou filha e escuteiro enquanto que estes perguntam "o que e’ isso de escuteiros?", "quanto se paga para matricular o meu filho nos escuteiros?". As pessoas que nao~ sabem o que e ser escuteiro gozam contigo enquanto que te sentes mais orgulhoso e contente por saberes que essas pessoas nao~ sabem o que perdem.


-Poes~ toda a gente ao teu redor de boca aberta e atentos sempre que contas aventuras que passaste em acampamentos e actividades.


-Se e’s rapariga nao~ falta quem te diga "como e’ que gostas de uma coisa que e’ para homens?" Se e’s rapariga da’s-te conta em como os rapazes da tua patrulha te tratam bem e nao~ te discriminam por seres rapariga.


-Adoras mandar-te para uma montanha por mais bravas que sejam as condiçoes~ e por mais difi’ceis que sejam as noites ao ouvires algue’m a ressonar dentro da tua tenda ou sentires o chule’ de algue’m.

-Ao encontrares algum escuteiro que conheceste a muito tempo sentes sempre uma sensaçao~ de alegria e das lhe um forte abraço.


-Quando te sentes em baixo sabes que tens sempre um amigo escuta que te ouve e que mostra o caminho.


-Num acampamento é quase certo que se adormeceres as 6 da manha as 7 o teu chefe ta a dar a alvorada e nao~ tens hipo’tese senao~ passar o dia com uma soneira terri’vel.


-As vezes sentes-tetriste ao encontrar pessoas que te dizem "esse uniforme e estu’pido e ridi’culo!" e tu pensas, "Voce^s e que nao~ são~ escuteiros nao~ percebem nada do que isto significa para mim".


-A comida e sempre saborosa mesmo que tenha restos de carvao~ ou sabor a ervas e terra.


-Se tens medo dos animais da noite parece que desaparecem ao fazeres jogos nocturnos.


-Por fim um escuta e uma pessoa feliz e responsa’vel que tem confiança em si mesmo…

-A beleza disto e conhecer gente de fora que nunca conhecerias se nao~ fosse pelos escuteiros e por vezes choras nas despedidas por uma pessoa com quem estiveste so’ por 3 ou 4 dias e ficam para sempre no teu coraçao~.


-A tua promessa fica para sempre gravada na tua memo’ria.


-Por vezes nem consegues dormir so’ com a ansiedade de partir.


-Sentes com mais força o abraço dos teus pais quando voltas de um acampamento.


-Recordas que as vezes o chao~ se movia nas latrinas...


-E há ha’mpre algue’m que se quer aproveitar da tua inexperiência de acampar mas sentes.te u’til ao ires buscar lenha.


-Estas tranquilo com os teus irmaos~ escutas e nao~ suportas que nada nem ningue’m diga mal do teu agrupamento.


-Ve^s que a cor do teu lenço, meias e calçoes~~ vai mudando conforme o uso que tem e sentes te orgulhoso por teres um uniforme quase sem cor porque sabes que com ele passaste por muitos sítios e aventura!

Anónimo disse...

ya bruno penedo fez bom cmntario...

o autor deste blog devia experimentar ser escuteiro pra ver a realidade...

se ja nao tens idade pra isso, arrepende-t...

um dia perceberas o k e ser escuteiro.


(ps.-->outra ppl me disse: essa gente k fala mal dos escuteiros, pra mim e gente egoista, mimada e sem juizo!)

Anónimo disse...

Só uma pergunta:

És religioso?

P.S.: Agradeço resposta...

Anónimo disse...

nao mos falta o sentido de humor...ficamos é ofendidos por andares a sujar o nome dos escuteiros! o nosso nome!

se criar um blog a dizer que tu ou a tua mãe é isto e aquilo gostavas??

Anónimo disse...

Ainda estou esperando pela resposta....


És religioso ou nao?

Anónimo disse...

vah, ja esperei bastante pela resposta se es religioso ou nao...

e a mim cheira-m k nao...

por isso acho k explica tudo...

ve se cresces e respeitas os outros!

Anónimo disse...

és uma beca estupido.. alguma vez tives-te nos escuteiros ????
NAO.. entao pa k tas ai a falar.. secalhar enquanto tavas ai a escrever este blog de cáca eu estava a conhecer rapazes e raparigas da minha idade enquanto tu estavas com o rabo sentado numa cadeira a carregar nas teclas do teclado e a formar frases sem nexo nenhum... o que o "LUIS GOMES" disse é muito acertado... alguma vez fizes-te aqueles desportos todos ??? Nós já... sou escuteira á 7 anos e tou muito feliz com isso se tu nunca lá tives-te azar o teu... so por veres gajos a perderem-se (somos escuteiros e nao temos medo de nada se tivermos de nos perder então bora lá) ou ouvires dizer que nós ajudamos velhinhas... é por toda a gente nos conhecer, a nós ESCUTEIROS, é por isso que tens inveja ??? ou será que sao os teus amigos que nao gostam e tu pa teres um grupo de gente fixe mas ao mxm tempo estupida fazes o q eles querem ?? Epá cresce e vê lá se deixas de fazer blogs estupidos..
ATÉ O BLOG DA FLORIBELA DEVE SER MELHOR QUE ESTA TRAMPA .,,,,.
deixa de ser infantil.. e tambem tenho uma pergunta para ti !!!

pergunta: PARA QUE É QUE TU SERVES ?????
resposta: NÃO SERVES PARA NADA, ABSOLUTAMENTE NADA.... NEM PARA SERES MAIS UMA PESSOA NA TERRA COM ALGUMA MENTALIDADE TU SERVES...VAI-TE CURAR

Miguel F. Carvalho disse...

querida anónima,

Muito obrigado por visitares este blog de caca e dares a tua opinião. Terá sido certamente por achares que não seria uma perda de tempo, não só ler como colocar o teu comentário.

Na realidade, não te consigo confirmar se o blog da Floribela será melhor ou pior que este, mas irei tentar saber para que não continues nessa dúvida inquietante.

Obrigado pelo teu comentário. É sempre interessante partilhar opiniões.

Angustia-me também que te preocupes tanto para o que é que eu sirvo. Discordo totalmente com o facto de achares que não sirvo para nada. Olhando para a maneira que escreves certamente serviria para te dar lições de bom português. Mas isso também vocês já devem ter nos escuteiros, ou não?

Atenciosamente,

Miguel F. Carvalho

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

vai a cacinha pá!

ve-se logo que nunca foste escuteiro....nem tens mentalidade para o ser...

cresce i depois eu digo-te se podes falar nos escuteiros...

Anónimo disse...

Esses gajos são perigosos, nos seu jogos de inflências com os Padres.
Só é chefe quem alinhar pelo que o Padre diz...por isso há chefinhos que nem o crisma tem mas se forem amiginhos do padre ganham logo umas cruzinhas...
Por falar em cruzinhas , oh escuteirinhos...sabem que a condecoracção maxima do vosso movimento é uma suastica?
Suspeito, nãa?

Karlos MarX

Anónimo disse...

Já sei que o meu commt tirei muita gente do serio...mas para verem que a minha palavra vale tanto como a dos chefes dos escuteirinhos, ( Palavra de Pulha)Podem ir aqui para verem as Cruzes Suasticas e os escuteitos.Se quisererem mais, digam que eu publico uma lista com nomes...

http://rexcurry.net/pledge-of-allegiance-scouting.html

Karlos MarX

M_A_P disse...

para quem não sabe nem quer saber nem nunca foi escuteiro sabes muito

quanto à pergunta, os escuteiros existem para deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontraram

Anónimo disse...

e para que servem, post como o teu?hum para ficares bem visto perante as pessoas que n gostam dos escuteiros...ou isso é tudo uma forma para superares as tuas frustrações?!!!

SOU ESCUTEIRA, com muito amor a camisola, a camisa e a toda a farda que uso!!....

ah e por flr em farda...sabes nao são so os rapazes que usam jarreteiras nas meias, as raparigas também usam!!..sempre que queiras fazer alguma critica a alguem ou só a maior associção de jovens do mundo, faz uma koisa...e informate um bocadinho..porque nem sbes o ridiculo criticar algo sem saber do que se está a flr!!!

aposto que acordaste um dia de manha e dissest: "bem hj vou fxer uma critica aos escuteiros"..."uau imenso pessoal vai mandar komentarios a apoiar me"...

OLHA EVOLUE!!!

em relação aos escuteiros...faz duas coisas...visita este site www.cne-escutismo.pt...e visita um dia um agrupamento de escuteiros ou escoteiros proximos da tua residencia.....



"procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste" by: Baden Powell...

CANHOTA....

feneco disse...

nem todos os escoteiros são relegiosos. há escoteiros que não descriminam ninguém. os escoteiros fazem mais do que aquilo que tu pensas. e aquilo dos escoteiros serem gays (principalmente o fundador), acho que és mais gay tu do que os escoteiros (ate pq dizem os homens vao para os escoteiros e as meninas ficam em casa).
houve ai um comentário que disse que os esoteiros so existem a 75 anos, mas isso e mentira os escoteiros ja existem a 90 anos.

Anónimo disse...

Não conheces, não percebes. . então não critiques!!

Existem muitas coisas na vida qe se te perguntarem porque é qe as fazes tu responderás que não sabes. . Para mim o escutismo não é uma delas. O escutismo é uma escola da vida! e só o pode perceber e criticar quem faz parte desta organização mundial!
E talvez se tu fizesses parte dos escuteiros, aprenderias a respeitar o próximo (pode-se e deve-se dar a opinião, mas existem maneiras e maneiras) ; pensarias duas vezes antes de julgar o que desconheces, criticares, e tentavas admitir e perceber com um sorriso!

Pensa nisso e cresce!

Canhota amiga

M_A_P disse...

O escutismo é uma forma de estar na vida e uma forma de viver...
...o escutismo não se define, o escutismo vive-se!

Anónimo disse...

descupem amigos
mas nao sabia que ainda esitem parvos e palhaços sem nariz por ai

sempre alerta para servir


aguia trovante

Pioneira_85 disse...

Sou escuteira, mas respeito todas as opiniões aqui demonstradas, incluindo a do autor do post.
Ao ler o seu texto, notei algum desconhecimento acerca do tema, por isso queria deixar um incentivo de pesquisa para depois, se calhar, ajustar o texto.
Para começar, nos escuteiros, a farda dos rapazes é exactamente igual à das raparigas.
Relativamente à orientação sexual do nosso fundador, BP, noto aqui um pouco de controversia, na medida em que este grande homem era casado e, já agora, foi a sua esposa a fundadora do movimento Guidista. Mesmo que isto não tenha relevancia para o ser ou não homossexual, e se realmente o fosse ? Haveria algum problema ? Isso mudaria alguma coisa ? Se calhar também existe por aqui algum tipo de preconceito ralativamente às opções da orientação sexual de cada um.
Essa história das bolachas, acho que é mesmo só nos filmes e, sinceramente, sou escuteira e nunca ajudei nenhuma 'velhinha' a atravessar a rua, e dái ? Isso não é nenhuma lei do escuta. O nosso dever é ajudar o próximo, coisa que concerteza, que os seus amigos também fazem por si numa altura em que o precisa. Ou não ? (E não é obrigatoriamente, ajuda-lo a atravessar a rua)
Relativamente à 'palavra de escuteiro', qualquer associação possui 'lemas', 'cumprimentos' e coisas do género. E mesmo que para si, isso seja ridiculo e não apresednte qualquer importância, para nós significa bastante, pois a nossa palavra tem o seu valor. E a sua não ?
Isso de nos afastarmos das pessoas, não é bem assim tão linear. Pelo menos o meu Agrupamento (que comemora hoje o seu 75º aniversário) além de fazer esses acampamentos nos montes e em sítios menos movimentados, também os faz aqui na vila e as pessoas podem vir-nos visitar e até almoçar connosco para conhecer melhor o nosso estilo de vida (além disso, os fogos de concelho podem ser assistidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar em que nos encontremos).
Nós perdemo-nos, é certo. Mas temos SEMPRE connosco mapas e bussola, só que nem sempre é suficiente para nos orientarmos em lugares que não possuem qualquer ponto de referência e coisas idênticas que ajudam na orientação. Mas, de certeza, que o senhor, se tem GPS, quando o usa, nem sempre ele o leva ao destino correcto e desejado. Ora, se até o GPS se engana, que é uma avançada tecnologia, que faremos nós, jovens com 17 anos (por exemplo) ? E, por exemplo, um grupo de jovens com essa mesma idade, está no monte totalmente isolado, começa a escurecer. Para que nos serve o mapa ou a bussola ? Usamos lanternas, pensará você. Pois é, mas, se a lanterna for a pilhas (o que é o mais comum), influencia os ponteiros magnéticos da bussola, entre outros factos que não vou estar aqui a enumerar. Não é tão simples como parece.
Não critico a sua pergunta, vou antes tentar responder-lhe.
Sou escuteira, porque acima de tudo tenho orgulho em o afirmar. Não me importo que se riam da farda que trago no corpo, porque era assim que ele andava vestido. Não me importo que gozem com o lenço que trago ao peito, porque me identifica como sendo um dos seus seguidores. Não me importo quando troçam por vir para um acampamento, porque era assim que ele vivia. Não me importo que me julguem quando passo a noite ao redor da fogueira, porque foi este o ideal de vida que ele nos deixou. E ser escuteiro não é apenas pertencer a este movimento, é sobretudo…senti-lo em cada um de nós. É não ter medo de afirmar aquilo que somos e ostentar com orgulho a nossa farda. E quando me perguntam, porque te vais cansar para um acampamento?…respondo que as memórias que trago superam qualquer fadiga. Quando me perguntam, porque vais para um sitio que não tem nada, quando tens o conforto da tua casa?...respondo que a beleza está na simplicidade das coisas e que o que importa na vida não são os bens que temos mas os laços que criamos. Quando me perguntam porque me tornei escuteira…respondo porque queria ver o mundo como um dia ele o viu…e quando me perguntam…porque continuas escuteira?...respondo…porque quero deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrei.

Miguel Pinto disse...

em relação à Pioneira_85 quero-te dizer que a farda dos homens e das mulheres não é bem igual, pois as mulheres não podem usar calças e os homens não podem usar saias...
em relação a teres orgulho, não tenhas pois é negativo, honra-te sim de seres alguém que existe para deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontraste...
em relação ao escutismo, escotismo ou guidismo no caso de Portugal, não é acampar, porque qualquer um pode acampar, não é saber fazer nós, porque qualquer um vai ao google e aprende a fazer meia dúzia de nós, mas sim a mística, o companheirismo e acima de tudo, o que é mesmo muito fascinante, é o progresso...uma vez disseram-me, "és escuteiro?! se andasses na droga...isso é que é de homem", na droga qualquer um se mete, já nos escuteiros...

Anónimo disse...

aS raZÕeS de Ser eScuTEirO!!!...
Já alguma vez te perguntas-te porque és escuteiro? A resposta e simples...

-Tens algo que fazer aos sábados porque encontras as pessoas que
realmente valem a pena.

-Vais acampar, por vezes dizes que não o voltarás a fazer e no
entanto voltas a ir.

-Aprendes algo de novo e ensinas algo a alguém.

-Comes do mesmo prato que os teus companheiros e recordas os momentos divertidos que passaram a noite quando estavam prestes a
dormir.

-Preocupas te tanto com a tua bando, patrulha ou equipa como se fossem a tua família.

-Quando vais a algum sitio e a chuva te molha sabe sempre pior do que num acampamento.

-Quando voltas cansado de um acampamento 99% das vezes chegas a
casa comes como um abade tomas um banho e vais dormir.

-Os teus pais aprendem a confiar mais em ti pelo simples facto de seres escuteiro e não se sentem embaraçados por dizerem aos seus
amigos que o seu filho ou filha é escuteiro enquanto que estes
perguntam "o que é isso de escuteiros?", "quanto se paga para
matricular o meu filho nos escuteiros?". As pessoas que não sabem o que é ser escuteiro gozam contigo enquanto que te sentes mais orgulhoso e contente por saberes que essas pessoas não sabem o que perdem.

-Pões toda a gente ao teu redor de boca aberta e atentos sempre que
contas aventuras que passaste em acampamentos e actividades.

-Se és rapariga não falta quem te diga "como e que gostas de uma
coisa que é para homens?" Se és rapariga dás-te conta em como os
rapazes da tua patrulha te tratam bem e não te discriminam por
seres rapariga.

-Adoras mandar-te para uma montanha por mais bravas que sejam as
condições e por mais difíceis que sejam as noites ao ouvires alguém
a ressonar dentro da tua tenda ou ao sentires o chulé de alguém.

-Ao encontrares algum escuteiro que conheceste a muito tempo sentes
sempre uma sensação de alegria e das lhe um forte abraço.

-Quando te sentes em baixo sabes que tens sempre um amigo escuta que te ouve e que mostra o caminho.

-Num acampamento é quase certo que se adormeceres as 6 da manha as 7 o teu chefe ta a dar a alvorada e não tens hipótese senão passar o dia com uma soneira terrível.

-As vezes sentes-te triste ao encontrar pessoas que te dizem "esse
uniforme e estúpido e ridículo!" e tu pensas, "Vocês e que não são
escuteiros não percebem nada do que isto significa para mim".

-A comida e sempre saborosa mesmo que tenha restos de carvão ou sabor a ervas e terra.

-Se tens medo dos animais da noite parece que desaparecem ao fazeres jogos nocturnos.

-Por fim um escuta e uma pessoa feliz e responsável que tem
confiança em si mesmo…

-A beleza disto e conhecer gente de fora que nunca conhecerias se
não fosse pelos escuteiros e por vezes choras nas despedidas por
uma pessoa com quem estiveste só por 3 ou 4 dias e ficam para
sempre no teu coração.

-A tua promessa fica para sempre gravada na tua memoria

-Por vezes nem consegues dormir só com a ansiedade de partir.

-Sentes com mais força o abraço dos teus pais quando voltas de um
acampamento.

-Recordas que as vezes o chão se movia nas latrinas...

-Quando és novo no agrupamento és capaz de no fim de uma noite teres de lavar o cabelo porque tem pasta de dentes...

-E há sempre alguém que se quer aproveitar da tua inexperiência de
acampar mas sentes te útil ao ires buscar lenha.

-Estas tranquilo com os teus irmãos escutas e não suportas que nada
nem ninguém diga mal do teu agrupamento.

-Vês que a cor do teu lenço, meias e calções vai mudando conforme o
uso que tem e sentes te orgulhoso por teres um uniforme quase sem
cor porque sabes que com ele passaste por muitos sítios e aventura!

Anónimo disse...

Continuação...
Para mim o escutismo não é um desporto mas sim um lema de vida que cada um defende como pode!
A estas pessoas que dizem mal do escutismo são muitas vezes pessoas a quem nós chamamos arrogantes e porquê? porque quando eram mais novas não conviveram com ninguem simplesmente se fechavam em casa porque achavam que seriam mais felizes!

Susana disse...

CONCORDO COM O ANONIMO.

sou escuteira e adoro!

as pessoas que disem que nao gostam dos escuteiros e que os acham ridiculos so tem inveja!

desde que entrei para os scouts apredi mts coisas..e cresci junta com os meus amigos!

em vez de criticar, superem-nos!

Anónimo disse...

Os Escuteiros são fantásticos. E habituem-se a não criticar nada nem ninguém sem experimentar sem cohecerem. Aprende-se muito nos Escuteiros. Passar uma semana fora de casa, sem a nossa cama, sem nada, e construirmos a nossa próproa casa é bom enriquecedor, aprende-se muito. Faz-se muitos amigos, aprende-se a lidar com pessoas diferentes de nós, fáz-se muito . A melhor coisa que fiz foi tre entrado para os Escuteiros. Ah, e no Agrupamento em que eu ando não se tem que ir a missa, é obrigatório ir a missa nos Escuteiros uma ínica vez no ano, no dia das promessas. E as fardas não são nada fantástico, mas é uma forma de nos setirmos todos iguais, tudo tem fardas, e as nossas são assim, até gosto, são engraçadas. E para quem não sabe isso dos três dedinhos tem um significado, o dedo polegar é colocado por cima do mindinho: O maior protege o mais pequeno. Tudo nos escuteiros tem um significado. Sou escuteira há 3anos, tenho 14 anos, e não penso desistir nunca !|

Anónimo disse...

Cada um é livre, claro, de expressar a sua opinião... QUANDO tem conhecimento e bases para fazer as críticas que apresenta.

O teu texto é muito bonitinho, tem piada, dá para rir... enfim atingiste o objectivos a que te propuseste, no entanto se por um lado se vê que pesquisaste sobre escuteiros, por outro vê-se perfeitamente que não percebes nada do que falas.

Ora, se não percebes, não falas.

Os três dedinhos espetados no ar como se fosse a "verdade suprema" tem um significado. Informa-te meu caro ;)

Depois podes vir falar mal, ou gozar, ou criticar com o que te apetecer. Mas mostra que sabes do que falas.

Anónimo disse...

Sou escuteiro.
Já estão tantos disparates escritos aqui, que nem vou sequer tentar rebater. Mas ao Sr. Miguel Carvalho digo-lhe uma coisa, com sentido de humor ou não, falar das coisas pelo estereótipo que temos delas só pode resultar no que o seu post acabou por se revelar: um saco cheio de ignorância, disfarçado de ensaio intelectual pelo discurso polido e correcto. Mas sim, é livre de escrever o que entender, mesmo que isso não cause boa impressão e... não sirva para nada de construtivo.

Anónimo disse...

Criticar é tão fácil, não é??

Bem, se calhar, em vez de se sentar em frente ao PC a escrever a sua opinião (ou deverei dizer "o seu atentado aos Escutistas") talvez devesse tentar fazer melhor, já que acha que os escutistas "não fazem nada". Ah, pois é! Falar é fácil, mas quando se trata de acção.... nao se faz nadaaa!

Não sou escutista nem nunca fui, mas se o Mundo está mal é por causa do Homem e suas porcarias! Talvez se todos fizéssemos o que os Escuteiros fazem, o Mundo não estivesse tão mal.

Respeitando e comentando a sua opinião,
Miss Green

Paços Ferreira disse...

Realmente é um tema onde podes arranjar muitos inimigos, tendo em conta o número fantástico de elementos que do CNE fazem parte...eu já sou uma!!! :) Para que possamos falar do que quer que seja, nada melhor do que experimentar para termos conhecimento de factos não achas? ... Mostras ser um bocadinho ignorante quando dizes que não sabes para que servem os escuteiros! Qualquer pessoa que "viva minimamente" depara-se com escuteiros a fazerem o bem ou pelo menos a tentarem! É muito bom aprenderes a lidar com crianças, jovens e adultos de todo o mundo...aprender a ser um bom cidadão, a trocar experiências e a criar laços com as pessoas...e podia estar aqui a escrever um dia inteiro de coisas fabulosas que nós ESCUTEIROS fazemos diariamente! Mas estamos num país democrático, temos liberdade de expressão não é?! A tua opinião é apenas uma opinião!!! Ah, e só mais duas coisitas! Aquilo da saudação e dos dedos tem um motivo...mas para quem é leigo, tipo tu, passa-lhe ao lado! E aquilo que está pendurado nas meias, chamam-se jarreteiras! E diga-se de passagem que em qualquer ponto do mundo, com "essa farda ridicula", somos reconhecidos e habitualmente não é por maus motivos!

Anónimo disse...

Desde pequenina sempre quis ser escuteira e á dois anos recebi o convite para fazer parte deste maravilhoso grupo. Claro que aceitei!

Os escuteiros são uma forma de se criar laços e de aprender coisas que tu nem deves sequer saber que existem.

As pessoas de hoje pensam sempre, quando se falam dos escuteiros, que são uns meninos de lenço ao peito que ajudam as velhinhas, digo isto porque já aconteceu me diserem isso, mas está totalmente errado!

Na minha opinião devias de opiniar e criticar sobre o que sabes realmente, claro que cada um tem a sua opinião, mas alem de dares a opiniao estas a desvalorizar o que devia de ser muito mais valorizado do que e!

Sou Pioneira, sou uma das muitas meninas que andam com o lenço azul e branco ao peito e que lá por nao gostar de ir a missa nao quer dizer que nao irá ser escuteira e aprender muito mais doque se aprende a jogar as cartas com os amigos, sou escuteira com orgulho e se poder continuarei a ser durante muitos anos!

Ps: aquilo dos dedos ao alto, da coisinha nas meias, da farda ridicula, tudo tem um significado e para nós, escuteiros, é com orgulho que usamos cada promenor!

Anónimo disse...

BP única e simplesmente traçou um caminho ao encontro do Homem Novo para isso temos os nossos 3 princípios pelo qual o escuta se deve orientar. É só perguntar ao google e ele diz tudo,se procurarem bem e compararem todas as nossas leis estão no livro de leitura viva a Bíblia sagrada a Eucaristia deve ser um momento de comunhão entre cada cristão católico que é o que o CNE é,tentarmos ser a diferença e somos.O uniforme é igual para todos por isso somos corpo nacional de escutas nós formamos um só corpo em Cristo Jesus.E mais é só ir pesquisar.
Atentamente cegonha

Ana M. disse...

Estava meramente à procura de imagens para o nosso guia das Promessas e deparei-me com isto :O
Confesso que até tem uma certa piada ver a tua opinião neste assunto.
Num comentário por aqui, dizes que és livre de escrever o que queres, no entanto, a tua liberdade acaba quando implica a reputação de uma comunidade a nível MUNDIAL, e quando os factos nos quais baseias os teus argumentos não são verídicos.

Como já é óbvio, sou escuteira , há 10 anos. E, pergunto-te, conheces bem as nossa leis e as nossas máximas? sabes o que é uma BA e uma promessa? Já leste a última mensagem de BP? pois bem, talvez queiras informar-te melhor e assim talvez as tuas ideias sejam aceites como válidas.
Em relação à história de ir para "o meio das plantinhas", fazes ideia do que é dormir sob o céu estrelado, longe das luzes da cidade e poderes ver as estrelas a meio da noite? Devo dizer-te que uma das actividades que ais me marcou foi no rio, eu, com as minhas próprias mãos, fiz uma jangada, e naveguei nela durante três dias, tens ideia do que é?

Só para terminar, eu encontro, em cada pessoa com um lenço de escuteiro, escoteiro ou guia, um amigo, um companheiro com ideais comuns,logo nunca vivo isolada. E tu, podes dizer o mesmo?

"Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste" - BP
(aqui está a minha contribuição :) )

Escuteiro por 10Anos disse...

Para mim este assunto não aquece nem arrefece, se nunca foste escuteiro nem quiseste ser não tens nada que perguntar para que servirmos, quem quer saber para que serve experimenta por uns meses. É como não teres ido votar nas eleições e agora estares a falar mal dos politicos, quem não participa activamente não tem que falar...Escuteiro por 10Anos...

Mariana disse...

faço te um pedido coloca alguma dignidade em ti vai a zona onde tu escolheres e pergunta pelos escuteiros e dizes quero ser um escuteiro por um dia....[se conseguires engolir a tua estupidez claro]colocas o lenço ao pescoço,nem precisas de vestir a farda que tanto gozas,basta apenas seres util e veres se consegues ver a realidade da tua vida,se calhar vais aprender a respeitar as pessoas,vais tentar ser um homenzinho...isto se calhar....porque duvido que consigas ser alguma coisa a nao ser um menino mimado que nao tem mais nada para fazer ,que só conhece o mundo atraves da net..lol..tenho pena de ti,nao sou escuteira nem nada haver mas sei o quanto eles valem...por isso boa sorte para tua vida....se queres ser alguem inova,nao te limites a copiar seija quem for,saem do teu mundo...apanha ar sente o teu mundo,fecha os teus olhos e pergunta o que realmente podes fazer....

Anónimo disse...

Cresce oh senhor da economia
Nao sabe nada sobre os escuteiros portanto é melhor estar calado
nao deveria criticar algo que nao conhece

Anónimo disse...

com este post dás a conhecer mais de ti do que o que querias, presumo.
primeiro: alguma vez algum escuteiro ou escuteira foi à televisão, aos jornais, ou a qualquer outro meio de comunicação pedir para ser condecorado ou ser considerado um ser humano acima dos outros? não. por isso nada te dá o direito de dizeres que os escuteiros se acham acima das outras pessoas porque isso não é verdade.
segundo: na minha opinião quando alguém faz um post deste tipo, deve saber do que fala... há escuteiros e escoteiros. para fazeres melhor figura, ficava-te melhor ires apagar o comentário em que disseste que escuteiros só se escrevia com «u».
terceiro: sou escuteira e confesso-te que achei muita piada a este post. se calhar falas sem conheceres, e mesmo que conheças que sejam.. uma, duas ou três pessoas no máximo? só pode. conheces um escuteiro que até nem gostas, e logo crias um estereótipo e generalizas todos os defeitos que encontraste nessa pessoa, para todos os escuteiros.
quarto: nos escuteiros aprendes a ser uma melhor pessoa, não tem mal nenhum qualquer um de nós querer ser melhor.
quinto: respeito a tua opinião, só não consigo concordar com ela. porque quando formamos uma opinião acerca de alguma coisa é bom que tenhamos argumentos válidos que a suportem, coisa que a tua não tem.
sexto: vivemos numa sociedade democrática e como tal podemos expor a nossa opinião livremente, tudo bem. agora também temos que saber lidar com as consequências das nossas ações. isso é algo que aprendes ao longo da vida, se ainda não conseguiste meter isso na tua cabeça... então digo-te mesmo, os escuteiros tinham-te feito muito bem.

agora dou-te eu a minha opinião: é por causa de metade da nossa sociedade ser como tu e pensar como tu, é que portugal não avança e continua a ser considerado por muitos um país de azeiteiros que não percebe nada de nada.

não pretendo com este comentário mudar a tua opinião, muito pelo contrário. só que eu acredito que nunca é tarde para se aprender. o que fazer quando se vive numa sociedade como a nossa? ignorar os pobres de espírito xD

Anónimo disse...

tenho apenas uma coisa a dizer: não se fala apenas pelo que se vê ou pelo que se pensa, é preciso passar pelas situações para se conseguir formular uma opinião . Se nunca foste escuteiro como consegues dizer o que um escuteiro faz ou deixa de fazer? Podes ter-te cruzado com alguns escuteiros pelo caminho e ter achado que seriam pessoas frias com vontade apenas de se mostrar ; mas sabes? Não devemos generalizar um grupo apenas por alguns elementos que o constituem. Sou escuteira e tenho o máximo orgulho nisso , digam o que disserem não nos vestimos à gays nem fazemos parte da Mocidade Portuguesa coisa nenhuma, temos sim AMOR àquilo que fazemos. Damos valor a coisas que pouca gente dá , não nos importamos de andar todos molhados um dia inteiro porque caimos numas paralelas e não temos roupa para trocar, temos sempre alguém disposto a pegar-nos ao colo se andarmos mancos por ter caido, há sempre quem nos ponha a sorrir no dia mais complicado, e sabes porquê? porque ser escuteiro é assim de tudo ser um VERDADEIRO AMIGO.
Não cantamos para mostrar aos ouros que até temos uma boa voz ou para ganhar umas moedas com isso , cantamos para que as pessoas ou até mesmo nós próprios se sintam felizes a ouvir uma música que por vezes conforta a alma de alguém que sofre.
Vê se apanhas juízo e percebes que ser escuteiro é ser bem melhor do que alguém que não lê nas entre-linhas, mas como diz o outro: nem toda a gente é inteligente, e os chatos têm bom remédio - largá-los de mão. E acredita só me deste vontade de rir a ler a porquice (isto não tem outro nome) que escreveste xD

Anónimo disse...

Se não servem para nada, porque perdes tempo a escrever sobre eles. Aparece cá na minha sede que nós damos-te uma explicação das antigas...

Anónimo disse...

Adoro o facto dos escuteiros espalharem a cena de solidariedade e fazerem-se de muito úteis à sociedade. Ainda melhor quando dizem que só quem é consegue compreender o seu significado como se fosse alguma seita de mentalidades muito próprias e profundas.
p.s: a minha namorada é escuteira e não é por isso que eu mudo de opinião.

Anónimo disse...

No entanto podem ir à vontade para o mato brincar uns com os outros :D

Anónimo disse...

lol . os escuteiros nao e uma coisa que se possa explicar mas sim uma coisa que agente so percebe se for vivida .
postante se n~so sabe do que esta a falar nao fale.
e nao os escuteiros nao e so jamboree, nem aquelas roupas a que voces chamam de "ridiculas" e muito mais que isso !

Mac disse...

Caro Miguel:

Uma «opinião» é uma ideia ou concepção sobre um assunto, pessoa ou instituição. Mas também pode ser uma presunção, uma assumpção - que não descarta a existência de erro - sobre uma «pretensa» realidade.
Ora o que tu fizeste foi, tão simplesmente, discorrer sobre um assunto que desconheces, logo a tua «opinião» nunca poderá colher a aceitação daqueles que conhecem o objecto da tua «opinião» melhor do que tu.
Em resumo, antes de fazeres julgamentos - porque, na realidade, tu não emitiste nenhuma opinião - procura conhecer melhor o assunto sobre o qual te estás a pronunciar.

Deixo-te uma pergunta:
Quem é que se parece mais com a Mocidade Portuguesa? Os escuteiros ou aqueles que, como tu, não estão interessados em conhecer a diversidade do mundo que os rodeia, mas tão somente em criticar e ridicularizar o que não compreendem?

Anónimo disse...

Só para que conste isso também faz parte dos escutismo. Vejam isso pode ser que mudem de ideias.

http://www.youtube.com/watch?v=mCUJ9RvMc_w


Você devia primeiro conhecer e deipos dar a sua opinião.

Pedro disse...

Juntar miúdos e alguns (poucos de cada vez) adultos em condições de contacto com a natureza, forte espírito de lealdade e de "corpo" contacto próximo pouca privacidade e longe da vigilância social parece-me uma boa ideia mas que pode dar muito maus resultados quando as finalidades não sejam muito bem orientadas e, por muito raro que possa ser o caso, pode ser grave o suficiente para que me levante as maiores dúvidas todo o tipo de organização fechada ou, ainda que aberta, que promove actividades para crianças e jovens, longe do olhar inquiridor da sociedade, por mais bem intencionada que o seja o que não duvido seja o caso dos esco(u)teiros e guias. Não tenho nada contra os princípios agrada-me muito a ideia e o ideal mas temo as circunstâncias pois acho que, perdoem-me a má comparação, é um pouco como por muita palha junta, nunca se sabe se um dia lá não chega o fogo, e como acredito que institucionalmente não existe só responsabilidade pelos actos (o que é mais óbvio e mais grave e não penso ser o caso) mas também pela criação de condições que eventualmente possam facilitar certos maus aproveitamentos, todo o cuidado é pouco. A lealdade é uma virtude e a delacção algo a evitar mas também isto pode, mal orientado, evitar a denuncia do que possa e deva ser denunciado. Não sou nem nunca fui dos esco(u)teiros nada tenho contra o movimento escutista bem pelo contrário. Apenas acho que tal como colégios internos, seminários para crianças e jovens entre outras instituições tudo o que agremia jovens longe de olhares indiscretos em convivencia próxima entre eles e/ou entre eles e com alguns poucos adultos próximos merece as maiores cautelas porque cria a ocasião e a ocasião faz ou pode fazer o ladrão!(sem com isto desrespeitar a boa acção de uma maioria de muitos mas para que aconteça basta algum e como garantir que isso não acontece, que alguem mal intencionado não se aproveita quando longe do escrutinio social?) Não me acusem de acusar a instituição ou algum dos seus membros do que qer que seja apenas digo que as suas práticas podem coloca-los numa área de risco que exige muitos cuidados com alguem que adulto se tente aproveitar da instituição para fins tudo menos apropriados ou com os jovens que isolados derivem por impulsos menos próprios ou mais arriscados. Deixo esta mensagem como alerta, entendam-na como preocupação zelosa e não como insulto acusatório! Penso que fui suficientemente claro sem ser muito explicito, se entendem a minha ideia é porque também vos ocorre o que quero dizer e portanto talvez não seja totalmente descabido!
Cumprimentos

Laura disse...

O escutismo não é uma forma de passar tempo. Apesar de enviar este comentário já meio que tarde eu afirmo com todas as minhas forças. O Escutismo e uma modo de vida. B.P (Baden Powel) não era homossexual, tinha mulher, que criou as guias, essas sim são conhecidas em ir vender os bolos, nós , escuteiros ajudamos idosos a atravessar as estradas , mas muitos deles recusam-se a aceitar a ajuda. Fazemos muitas outras coisas que não são devidamente reconhecidas, por exemplo eu sou do agrupamento 762 Maceira e todos os meses os escuteiros deste agrupamento vão de livre vontade ajudar a limpar a Barroquinha (capela ao pe de cascata), custa-nos muito, pois por vzes esta frio e sabemos que vem mais peessoas para voltar a sujar. E depois de onde veio a ideia idiota que é só missa? Somos muito ligados á Fé, mas os nossos chefes têm vidas, têm filhos para cuidar. Depois as fardas, ou seja, as roupas, não as usamos sempre, apenas usamos em dias especiais , em reuniões habituais e o que cada um decidir vestir. E para acabar, as fogueiras que fazemos na floresta é sempre com a devida segurança. Colocamos uma plataforma de tijolos. Espero que fique mais esclarecido nas vossas cabeças de incultos. Sempre ALERTA!

Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neto_869 disse...

Boas vou te fazer uma pergunta, gostas de cagalhão?

se não ou sim és um porco !

se não sabes, não tens opinião sobre o assunto!


Pedro disse...

Para que servem afinal os economistas? Pelos vistos, como se tem visto ultimamente, só servem para lixar o dinheiro e a vida às pessoas. É muito fácil criticar quando não se está, de facto, envolvido no meio. è necessário haver respeito e bom senso e claramente esse "comentário" não demonstra nenhuma dessas qualidades. É vergonhoso um "zé ninguém" vir para a internet e blogzinhos falar mal desta ou daquela pessoa/instituição.
Como não me vou baixar ao nível de certas pessoas, finalizo o meu comentário com o lema dos escuteiros: "Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste".
Obrigado

Anónimo disse...

era quem te enfiasse um cacto de 7 metros cheio de espinhos por esse cu acima, palhaço .|.

Anónimo disse...

Bem, eu sei que vou repetir aquilo que estão fartos de ouvir, e quero que saibam desde já que respeito quem não gosta dos escuteiros.

Eu sou escuteira à 10 anos e sei bem do que falo, pois já passei por muitas experiências diferentes. Vamos ao que interessa

Afinal para que servem os escuteiros?
Segundo este post, os escuteiros não servem para nada. Deixem que vos diga o seguinte, sim, a ideia de que os escuteiros vendem bolinhos ou que ajudam velhotas a atravessar a estrada é um mito.

Ser escuteiro, não é algo que se possa dizer "Ser escuteiro é isto e isto". Não, até pode parecer uma parvoíce, mas só que é escuteiro sabe o que é sentir o orgulho de ter um lenço ao peito.

Os escuteiros, fazem uma promessa, que caso não saibam, normalmente, é feita perante Deus, amigos, família e a restante comunidade. A promessa do escuteiro diz:

Prometo pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstancias
- Obedecer À lei do escuta

Esta promessa significa muito mais do que um simples conjunto de frases, para nós escuteiros, é um compromisso.

Sabem qual é a sensação de estar rodeado de amigos, com os quais passamos os melhores e os piores momentos? É com eles que choramos quando alguma coisa corre mal, é com eles que rimos de coisas que aconteceram à 1500 anos, são eles que nos conhecem melhor que ninguém, pois entre nós não há aquela coisa de termos que nos vestir bem, maquilhar, tomar banho 100x só para ter o cabelo perfeito, NÃO! Conhecemos-nos ao natural, sem máscaras, vemos-nos uns aos outros a ultrapassar os nossos limites.

Não, os escuteiros não vendem bolinhos de porta em porta e não ajudam velhinha a atravessar a estrada. Mas esquecem-se que são os escuteiros que dão o apoio aos bombeiros no terreno, os escuteiros fazem almoços e jantares solidários para as pessoas mais necessitadas, fazem recolhas de bens (Caritas, Banco alimentar, etc.)para doar, os escuteiros limpam portugal (Sim, o lixo que todos voces deitam para o chão, grande parte, somos nós que limpamos).

Nos escuteiros, desde crianças que aprendemos a dar valor a pequenas coisas. Quantos de vocês não viviam sem o computador, telemóvel ou até mesmo sem um fogão? Pois nós, passamos semanas sem sequer ter uma cama, um fogão ou electricidade! Não quero que nos vejam com coitadinhos, mas sim que nos respeitem e se querem dizer mal, primeiro que experimentem e depois, sim, podem criticar!

Concordo plenamente com o pedro!
PS: E para as pessoa ignorantes que falam sem saber, Banden Powell, era casado!

Canhota!

Unknown disse...

Nunca andaste nos escuteiros? Não sabes o que perdeste

Anónimo disse...

Os escuteiros são só a melhor coisa da minha vida.
Tu não sabes o que perdes-te.

amarelo disse...

Sou escuteira, os escuteiros é um género de universo paralelo, especialmente na sociedade de hoje em dia que é completamente materialista.
Os escuteiros que vês nos filmes a vender bolachas provavelmente é só angariação de fundos, também precisamos de dinheiro para as nossas atividades, transporte, alimentação, etc.
Ajudar as velhinhas a atravessar a rua é uma forma de dizer que os escuteiros que são escuteiros, e não aquelas pessoas que andam nos escuteiros para visitar novos países e conhecer novas pessoas, essas não são escuteiras, são pessoas com lenço. Os escuteiros que são escuteiros, são-no sempre, quer estejam fardados ou não, e se virem alguém que precise de ajuda, tenha a idade que tiver, e se puderem ajudar, certamente o farão.
A utilidade dos escuteiros na sociedade é ajudar a formar jovens da melhor maneira possível, seguindo os valores certos, seguindo os caminhos certos. É só ires ver a promessa, a lei e a oração escutista e perceberás a sua cada vez mais utilidade na sociedade de hoje em dia que deixa cada vez mais valores para trás. Vivemos na geração do deixa andar, os que vêm a seguir que resolvam. E os escuteiros existem um bocadinho para contrariar isso.
Espero ter sido útil.

Rui Alves disse...

Olá!
Já venho tarde, ahah!
Bem, eu venho salvar tanto uns como outros.
Para uns, vou ser o rapaz que entrou há 13 anos nos escuteiros. Para outros, vou ser um rapaz da sociedade que tem mais vida para além da escutista.
Escuteiros, não liguem. Sabem que sempre haverá opiniões assim e vocês não têm o direito, mesmo sendo escuteiros, de ofender as pessoas, acreditem elas no que acreditarem, defendendo vocês o que defendem. Não, não estou a dizer que não devem defender os escuteiros, estou simplesmente a dizer que o façam sem ofender. Dêem a vossa opinião sem atirar bocas - ser escuteiro também é ser-se íntegro e respeitador. E não se esqueçam que antes de serem escuteiros foram pessoas fora do movimento. 13 anos de escuteiro mas 18 anos de vida, no meu caso.
Não escuteiros, não ofendam por favor. Sabem que muitos vão chatear-se com os vossos comentários, principalmente quando estes são ofensivos. Se tiverem oportunidade (logo, não estou a dizer que o façam) tentem visitar um agrupamento de escuteiros e tentem compreender um bocado o que fazemos: participem, por exemplo, numa das nossas reuniões, num dos nossos fogos de concelho, num dos nossos acampamentos... quanto mais não seja para fortalecerem a vossa opinião. Mas experimentem, a sério. Às vezes é o melhor que podem decidir fazer e caso isso não aconteça, já podem dar uma opinião melhor fundamentada, de alguém que viveu a experiência.
Lembrem-se, isto tanto para os scouts como para os não-scouts, não ofendam ninguém até porque, estando dentro do movimento ou não, aprendemos que isto é uma grande prova de boa educação e respeito.

Uma canhota forte e amiga, meus irmãos escuteiros e uns calorosos cumprimentos para os não escuteiros,
Rui Alves

Escuteiro vestido de parvo disse...

Miguel F. Carvalho,

E para que servem afinal pessoas como tu? Só me vem a ideia de seres mais uma pessoa totalmente desinteressada e pouco inteligente para teres feito um post destes!!Vem acampar comigo e com o meu grupo um destes dias, é a sugestão que te faço!

Mini Megii disse...

Só te tenho a dizer uma coisa: deves ser uma pessoa sem qualquer inteligência, sem qualquer amor ao próximo, egocêntrica, egoísta, sem escrúpulos e desinteressante. Antes de falares para aí do que não sabes informa-te das coisas e ganha cultura que é o que te faz falta!!!
Vida de escuteiro é muito mais interessante que a tua reles vida. Cresce e aparece!

Unknown disse...

Ora Bem, não descendo a um nivel reles, porque ENQUANTO ESCUTEIRA QUE SOU APRENDI A RESPEITAR OS OUTROS!
Apenas me sinto na obrigação, depois de ter lido este post,de te dizer, que essa ideia que aqui apresentas sem qq fundamento, é sem dúvida de alguém que nunca foi escuteiro!
Pois bem, sinceramente, nao vou julgar a tua opinião, nem deitá-la abaixo, porque afinal de contas o nosso pais é livre de expressarmos os nossos pensamentos e quem sou eu para te julgar sem te conhecer??? Mas uma coisa acho que devias aprender, Respeitar o outro é um valor soberano na vida de todos nós, e não se aprende apenas nos escuteiros. E quando a tua opinião passa por deitar abaixo um Lema e uma forma de vida desde há muito vivida por milhares de pessoas, acho que deverias repensá-la. Quem és tu para julgar assim um corpo de pessoas unidas por valores tao fortes?????????
Quando emitimos opiniões devemos ter em conta o outro, e nao ofende-lo, a atitude que demonstras aqui é sem duvida desrespeitosa e ofensiva para todos os escuteiros ou ex-escuteiros, e sinceramente, tal atitude so poderá vir de uma pessoa que em nada demonstra ter valores ! Mas, tal como dizes, é a vida, e nao escolhemos as pessoas a quem esta foi dada!!!
PS: se esta é realmente a tua opinião, era pelo menos de bom tom, tirares a fotografia que apresentas a acompanhar o teu texto, e tambem as tuas ultimas palavras ("palavra de escuteiro" pois ambas têm um significado que tu decerto nunca irás entender!
Posto isto, espero que na tua vida tenhas imensos triunfos e que para isso nunca precises de um escuteiro!
eu sim, digo e com HONRA, PALAVRA DE ESCUTEIRO !

Anónimo disse...

Tu vives em que mundo? Os escuteiros servem para os jovens se divirtir, ter novas experiencias, aprenderem algumas técnicas de sobrevivencia assim como primeiro Socorros. Eu sou escuteiro aprendi o suporte básico de vida. Só espero que um dia estejas a morrer e passe um escuteiro por ti para te fazer os primeiros socorros para poderes sobreviver até chegar a ambulancia e aí vais perceber para que servem os escuteiros. Depois vais me dizer onde leste que Baden Powell era homosexual. Ve se mesmo que és daquelas pessoas frustradas, que não tem nada para fazer e só sabe criticar, mas também não consegue fazer melhor.
Cumprimentos

Mário Costa disse...

Caro Blogger,
Eu sou dirigente do CNE (Corpo NAcional de Escutas). E sou escuteiro há muitos anos. Pensei em contra argumentar e rebater as alarvidades que postou. Mas pensei melhor, e não o vou fazer. Para isso, era preciso que este post tivesse sido escrito com seriedade, coisa que não se passou, já que basta ler algumas linhas para perceber que o autor tentou ser engraçado, fazer umas piadolas à custa de enxovalhar um movimento que conta mais de 30 milhões de membros, e que tanto tem dado à sociedade. Foi um post intencional, com o intuito de ofender .Foi alarve e ordinário. E com alarves não se discute. Primeiro porque não têm inteligência para isso. Segundo, não devem ser incomodados quando estão a zurrar.

Carla disse...

Ora muito bom dia!
Como me parece que este senhor está muito mal informado, fica só a saber que os escuteiros são o maior movimento mundial da juventude, estando presentes em 216 países no mundo! E vem um palhaço destes pôr em causa o que fazem nos escuteiros...

Anónimo disse...

Os escuteiros nunca firam obrigados a ir a missa. Sou escuteiro ha 11 anos e nunca fui obrigado. Apesar de ser um compromisso è uma açao voluntaria.

Anónimo disse...

Talvez se fosses escuteiro serias uma pessoa melhor e com mais maturidade, não farias posts tão infantis como este.
Os escuteiros acima de tudo são uma escola para a vida, quem é escuteiro vive coisas em uma semana que muita gente não consegue viver numa vida inteira. Nos escuteiros aprendemos a viver em comunidade e a respeitar os outros, coisa que com este post não estás a fazer, este post acaba por ser uma falta de respeito para todos aqueles que andam nessa "escola da vida", uma coisa é não gostares de escuteiros (és livre de teres essa opinião), outra é criticares a farda (que acho muito bem que existam fardas, para que todos andem igual e não sejam criticados pela forma que se vestem, pois nos escuteiros existe IGUALDADE) ou falar de nos "afastarmos do mundo real para ir para junto das plantinhas...", pois se não sabes tens de te resumir à tua insignificância, o nós "irmos para junto das plantinhas" acaba por evitar que nós jovens mantenhamos uma ligação tão forte com as novas tecnologias, isto é faz com que demos mais importância À Natureza (que é esquecida pelo Homem) e Às pessoas que nos rodeiam, em vês de passar o dia agarrado ao telemóvel ou ao computador (que é o teu caso, pelos vistos). Não digo com isto que não utilizamos o telemóvel porque estaria a mentir, mas acabamos por não lhe dar o valor, uma vez que é um objeto banal.
E só para te calar, NÓS UTILIZAMOS BÚSSOLAS E CARTAS TOPOGRÁFICAS, OS ESCUTEIROS POR NORMA SABEM ORIENTAÇÃO E ACABAMOS POR ESTAR MAIS PREPARADOS PARA IR PARA MATAS DO QUE PESSOAS COMO TU!
E para terminar, sou escuteira à mais de 6 anos, COM MUITO ORGULHO, sugiro-te que entre e em menos de um ano terás um post totalmente o oposto deste, pois nesse momento terás conhecimento do que é o escutismo e para que serve, e aí sim poderás comentar!
COMEÇA A DAR MAIS IMPORTÂNCIA À PESSOAS E PENSA QUE A TUA OPINIÃO POR VEZES PODE OFENDER, NÃO PENSES SÓ EM TI!

Anónimo disse...

Sinceramente? Tenho pena de ti, tenho pena que não consigas dizer uma única coisa certa no meio de tantas palavras e frases... Não tens a mínima noção do que escreveste e do quão absurdo isso é, pois estas a contrariar o modo de vida de um grupo que move mais de 30 milhões de membros e que por sinal é a maior associação de jovens do mundo.. Estou nos escuteiros à mais de 10 anos, e devo dizer que entrar neste movimento foi das melhores escolhas/coisas da minha vida, não só ajudou-me a ver o mundo de outra forma, como a nunca desistir, a ver o lado bom das coisas, a esforçar-me para aquilo que realmente quero e acima de tudo permitiu-me conhecer pessoas fantasticas. Não vou argumentar contra esta tua "opinião", peço-te apenas que penses antes de pronunciar algo deste genero.

Anónimo disse...

A diferença é: os escuteiros vão para a natureza e deixam-na melhor do que a encontraram, sem pegada ecológica.

Se pensas que escuteiros vendem bolachas como nos filmes americanos estás muito enganado até porque, nestes, não são escuteiros, mas sim Guias. Pesquisa melhor antes de falar.

Tocar viola? Não tocas? não passas tempo com amigos? Temos pena de ti.

É de pessoas que seguem a lei escutista que todo o mundo precisa.

Nunca ouviste falar na televisão de escuteiros perdidos. Ouviste falar em Campanhas de Angariação, Ajuda, Actividades Nacionais ou Regionais.

Para que é que serve os escuteiros? Eu respondo-te:

1. Criar laços de amizade para toda a vida

2. Estimular a responsabilidade através de trabalho individual.

3. Estimular a capacidade de trabalho em equipa através do sistema de patrulhas ( equipas ).

4. Estimular a capacidade de liderança através dos papeis de guia e sub-guia.

5. A desempenhar papeis como animador, cozinheiro, secretário, relações-públicas, guarda-material.

6. Conheceres o teu pais pelas diversas actividades

7. Aprenderes sobre a natureza, conheceres o teu pais.

8. O valor da simplicidade e imaginação - atraves de apenas varas e cordas conseguimos fazer torres, tendas, mesas, portas, pontes.

9. Orientação - Cartas topográficas, estrelas, sol, indicios naturais ( caracois, musgo ), Bussula

10. Leis da Vida - Lei do escuta

Assim me despeço,

Sempre Alerta para Servir

Ps: acho engraçado que em miudo ja soubesses o que era o transformismo.

Gil disse...

Uma coisa muito simples, tu e eu com o mesmo CV, mas o meu diz que sou escuteiro. Queres apostar quem é deixado de fora. Felizmente a nossa sociedade tem uma ideia mais ou menos correcta do movimento, ao contrário da tua. Mesmo para empresas que não estejam associadas a escuteiros, estas reconhecem as valências que são adquiridas no movimento.

Anónimo disse...

nos escuteiros aprendemos a ser diferentes de ti, aprendemos a ser Homens. E nao a ser criticos consumistas, que tentam influenciar os outros da forma que tu o fizeste...

Anónimo disse...

nos escuteiros aprendemos a ser diferentes de ti, aprendemos a ser Homens. E nao a ser criticos consumistas, que tentam influenciar os outros da forma que tu o fizeste...

Marta - Caminheira disse...

Antes de mais, quero só referir que acho genial que uma publicação que já tem anos, continue a receber comentários de escuteiros que com todo o orgulho defendem o movimento de que fazem parte.
Também não resisto a vir aqui mostrar o meu descontentamento - e pena também, tal é o pouco conhecimento.
Entrei neste movimento há 7 anos, e posso garantir que foram os melhor 7 anos da minha vida. Com 13 anos, quando cheguei ao agrupamento em que ainda estou, cheguei a pensar que talvez aquilo não fosse para mim, não me dava muito bem com os bichos e comida enlatada também não fazia o meu estilo.
Recordo o meu primeiro acampamento como se tivesse sido ontem, quando os rapazes vieram tirar as aranhas da nossa tenda, porque tinhamos medo, quando aprendi que afinal até gosto de comida enlatada e de vários alimentos que pensava não gostar.
Hoje olhando para trás, vejo que teria perdido muito se não tivesse entrado nos escuteiros. Aqui não temos só amigos que vemos ao sábado, os elementos do meu clã são de longe as pessoas em quem eu mais confio, eles cresceram comigo, aturaram-me em todas as fases da minha vida e nunca me deixaram, a eles eu confio tudo, mesmo que alguns eu só veja ao sábado, sei que em todos os sábados temos a conversa de uma semana inteira para pôr em dia. Os meus chefes, nem imaginam o quanto eu os admiro, por trocarem tudo para estarem connosco, pelo esforço e dedicação que empenham neste projecto. Aos pioneiros, os meninos que há dois anos deixei de guiar, serão sempre os meus pequenos por mais que o tempo passe, e orgulho-me de os ver voar cada vez mais alto. Aos meus exploradores, alguns deles meus afilhados, e aos lobitos, as crianças mais felizes que conheço, tremo só de saber que olham para mim como um dia olhei para os "mais velho".
É verdade que troquei muitas saídas à noite, muitos carnavais, muitos aniversários (até os meus), pelo escutismo. Troquei muitas vezes a roupa confortável e quente pela farda e fiz-me à estrada. Troquei muitas vezes noites com a minha familia, para dar aos outros o amor que nenhum familiar lhes dá. Troquei muitas vezes o café com os amigos pelo voluntariado que me deixa de coração cheio.
E tudo isso fez de mim uma pessoa melhor, tenho a certeza! Porque os pais dos meus amigos veem em mim, o bom exemplo escutista, porque tenho muito mais consciência sobre vários assuntos e sobretudo porque sou muito mais feliz ao seguir o meu ideal!
Conheci pessoas maravilhosas que até hoje lembro, já chorei muito quando as coisas correm mal ou quando alguém decide ir embora, mas as gargalhadas demoradas compensaram tudo isso. E em relação às violas, nunca ninguém vai compreender como sabe bem, ficar sentado à volta da fogueira com o fumo a picar as narinas e a cantar o que o escutismo significa!

Muitos amigos já me pediram para lhes explicar, a resposta é igual à que tenho a dar ao autor deste poste "Só sabe quem é".

Anónimo disse...

Isto é assim não tem nada que dizer mal dos escuteiros, é verdade podemos ir a missa mas não quer dizer que seja necessário ir pois escuteiros é para ir mas escoteiros não e preciso ir pois alias os escoteiros é para outras religiões por isso cala mas é essa boca pois é bem divertido e eu gosto e ando lá desde os meus 6 anos!!!! e gosto e volto a repetir EU GOSTO E É UM ESPETÁCULO!!!

Anónimo disse...

és um triste que nem emprego devo ter por isso tem tempo para escrever estas barbaridades em vez de fazer algo util a sociedade como fazem os escuteiros mas se quiseres aparece um dia numa sede de escuteiros e pode ser que mudes de ideias e quem sabe, tornares-te numa pessoa melhor sem duvida alguma...
Palavra de escuteiro

Anónimo disse...

os tres dedos espetados para cima como tu dizes, é para espetar na cona da tua mae, agora ja ficas te a saber. seu banana

Afonso Melara disse...

Achas mesmo que eu fiquei enfurecido com esta publicação e com este blog da merda? LOL

A tua estupidez e ignorância espantam-me, se ao menos conseguisses escrever um bom texto acerca do tema, uma opinião argumentativa com pés e cabeça (como eu já vi muitas e aceito) agora esta merda parece que foi escrito por um puto do 5º ano! fdsss
Se fosse a ti voltava ao ensino básico para aprenderes a escrever e a elaborar textos, isto que tu aqui publicaste é a chamada poluição visual, está muito mas mesmo muito fraco.
Se calhar devias ter ido mesmo para os escuteiros, ou menos lá se calhar ensinavam-te a escrever!
Por isso lamento mais não tens legitimidade para falar o que é que seja! ;)

Ah e já agora subscrevo: LOOOOOOOL
"os tres dedos espetados para cima como tu dizes, é para espetar na cona da tua mae, agora ja ficas te a saber. seu banana"

Ah e já me esquecia....
Palavra de Escuteiro ;)

Pedro disse...

Grande POST! não, agora a falar a sério!
lamento informar-te, mas estás ridiculamente enganado sobre isto!

Anónimo disse...

Antes de fazeres um post como este devias pelo menos dar-te ao trabalho de ler alguma coisa sobre os escuteiros... É que não há problema nenhum não gostares dos escuteiros, ninguém te pode julgar por isso mas criticar é outra coisa...

Anónimo disse...

Antes de fazeres um post como este devias pelo menos dar-te ao trabalho de ler alguma coisa sobre os escuteiros... É que não há problema nenhum não gostares dos escuteiros, ninguém te pode julgar por isso mas criticar é outra coisa...

Anónimo disse...

Se sabias que ias ser alvo de chacota, para que é que escreveste? Ando nos escuteiros há 11 anos e digo.te, se com a minha idade me pedissem para voltar aos escuteiros, podes ter a certeza que ia. E isso de falar sem saber... Eu tbm já fui assim, com o futebol americano, dizia que aquilo era uma seca, muitas paragens e agora, olha, sou Offensive Tackle numa equipa da 1ª Liga Portuguesa. Nao ofendeste só 1, 10, 100 ou 1000... Ofendeste mais 30 milhoes de escuteiros por todo mundo... Informa.te antes de escrever o que quer que seja.
Peace!

Miguel F. Carvalho disse...

Gostaria de agradecer todos os comentários. É uma satisfação enorme verificar que passados tantos anos continuem a contribuir para o debate desta matéria.

A verdade é que passado tanto tempo há duas conclusões indesmentiveis: por um lado a minha opinião sobre os escuteiros continua a mesma, por outro lado o nível de português e civismo de muitos (não todos obviamente) escuteiros é de bradar aos céus.

Em vez de uma lanterna e fósforos, deveria ser facultado aos escuteiros que aqui escreveram uma boa gramática portuguesa e um prontuário.

Mas vejo com grande satisfação todo este corporativismo.

Anónimo disse...

Eu acho que a "maior parte" está a xingar-te. Se tivesses feito uma pesquisa prévia, saberias que a maior parte do que escreveste, são barbaridades. E mais não digo (uma resposta sucinta e "à lá escuteiro")
Se ya! K75

Anónimo disse...

Criticar sem conhecer é só a atitude mais ignorante de sempre!
É triste estar no século XXI e ainda haver pessoas sem mentalidade suficiente para se darem ao trabalho de conhecer algo e só depois demonstrar opinião.

Enfim. Só quem não é ou foi escuteiro é que diz mesmo uma coisa assim!
Boa noite.

manager junior disse...

eu podia deixar aqui um monte de bocas a dizer que ano tens respeito pela organizaçao ou a falar da palavra de escuta e da palavra de honra, mas simplesmente digo: para saberes para que serve junta te a nós, e percebes que isto e uma familia, um modo de vida, melhor, não ha palavras para descrever!

PS: ha escuteiros catolicos e nao catolicos, escoteiros!!!

manager junior disse...

JÁ AGORA SE TENS CURAREM PARA DIZER ISTO AQUI PORQUE NÃO O FAZES DIRECTAMENTE A UM GRUPO DE ESCUTEIROS?? ISSO POR AQUI TEM NOME....

Anónimo disse...

MELHOR PALAVRA PARA DESCREVER UMA PESSOA COMO TU : IGNORANTE .
UMA COISA É CERTA , OS ESCUTEIROS SÃO MELHOR QUE TU , SÃO ALGUÉM NO MUNDO , E O QUE OS ESCUTEIROS FAZEM E AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVEM , TU NUNCA AS IRÁS VIVER.
AO CONTRÁRIO DE TI , OS ESCUTEIROS ESTÃO A FAZER ALGO NO MUNDO, A DEIXÁ-LO UM POUCO MELHOR . POR ISSO VÊ SE COMEÇAS A OBSERVAR O QUE TE RODEIA E A TIRAR CONCLUSÕES MAIS COMPLEXAS , E NÃO COMO ESTAS , SEM ANEXO NENHUM , SE FOR PARA ISTO NEM VALE A PENA TE DARES AO TRABALHO DE TER UM BLOG. inveja é fdd .

Anónimo disse...

É ridiculo falar de uma coisa que não sabem. Não, ser escuteiro não é ir vender bolachas de porta em porta, isso é o que a televisão passa. Ser escuteiro é muito mais do que isso e só quem vive o escutismo consegue perceber. A "coisa" dos 3 dedos espetados tem um significado, tudo tem um significado até aquelas coisas nas meias chamadas jarreteiras têm um significado, mas claro que o senhr não sabe porque nunca esteve nos escuteiros e nem sequer quer saber o porque, prefere simplesmente julgar os escuteiros pela aparencia de andarem de calçoes e com um lenço ao pescoço. Eu tenho orgulho em usar esse lenço ao pesscoço, e tenho a certeza que milhoes de escuteiros têm orgulho. Se calhar devia um dia procurar a resposta para as suas perguntas sobre os escuteiros porque ha uma explicaçao para tudo.

Anónimo disse...

Olha sinceramente tu não tens nada na vida para fazer.
Ser escuteiro é muita mais do que falas e não vendemos bolinhos mas ajudamos o banco alimentar e mais quem é escuteiro tem muito orgulho em se-lo.
Eu sou escuteira e digo te és uma pessoa que não deves fazer nada da vida, porque nós nos escuteiros aprendemos a lidar com problemas como por exemplo construir o nosso próprio campo e temos que saber cozinhar e fazer muito mais que isso...
E digo te uma coisa EU TENHO MUITO ORGULHO EM SER ESCUTEIRA, porque ao contrario de ti eu tenho objectivos na vida e não ando a criticar ninguém.
Pensa mas é na vida e no que queres e não critiques o que não sabes nem o que conheces tá??? Cresce e aparece... só nós os escuteiros é que fazemos caminhadas e sabemos o que nos custa fazer e depois no fim temos feridas, bolhas e muito mais nos pés e mesmo assim andamos e continuarmos a nossa vida..

Anti bois como tu disse...

Devias ter vergonha na cara camelo!Entrei nos escuteiros com 6 anos e nao me arrrependo...foi lá que me tornei um homem e tu fora dos escuteiros tornaste te um vagabundo na vida que nem a tua mae deve ter orgulho em ti deves ser daqueles que so deve pensar em drogas etc.
Tu és lixo metes nojo ao nojo enforca-te porco
p.s-e gay deves ser tu

soproudofbeingscout disse...

Engraçado... Só tenho uma coisa a dizer, nem sequer me senti ofendida com o teu post (e sim sou uma escuteirinha, ah e nao sou lesbica!), até porque quando ignorantes que nao sabem do que falam, dão a sua pseudo opinião, nunca vao muito longe nao é? Como já deves ter reparado com a quantidade de comentários que recebeste relativos à tua triste intervenção. Tenho pena, pena de ti, que nunca vivenciaste o escutismo, e tambem é para pessoas como tu que este existe, para mudar mentalidades e tornar alguem numa pessoa melhor, e estou a ver que era mesmo disso que precisavas :) um conselho, quando tiveres filhos e se os tiveres, nao deixes que cresçam como tu, infelizes e cheios de maldade por dentro, ficarias orgulhoso de ti se inscrevesses o teu puto nos escuteiros, han? que achas? um bom serviço à humanidade (curioso, isso os escuteiros tambem fazem, ja reparaste??)
para rematar, na tua optica, o mundo anda todo maluco nao? como é possivel mais de 30 milhoes de pessoas no mundo serem tao estupidas (e gays tambem...) ao ponto de andarem nos escuteiros? é, se calhar é isso, andam porque nao gostam, porque aquilo lhes faz mal, ou porque sao obrigados, será? cresce um bocado pf, atinge um nivel de maturidade minimamente desejável e informa-te sobre o que nao sabes, isso os escuteiros fazem sabias? claro que nao, o teu conhecimento neste campo é nulo. mesmo bom para o mundo é ficar alapado na cadeirinha de escritorio ou no sofá a escrever merda para um blog, isso é que é, digo-te já, aprendem-se mil e um valores. levanta o rabo mas é e anda ver o que isto é, anda ao terreno, faz uma pesquisa de campo, entra no ringue, ouve testemunhos, depois disso falamos está bom?

vá, dá agora a tua resposta de génio, sempre em tom de ironia, porque falar com seriedade é coisa que nao te assiste, enxovalha mais ai os escuteirinhos que sao uns bandos de marginais e que nao fazem nada pela sociedade, que sao uns pulhas que só fazem mal ás pessoas, poluem tudo que é sitio e como se ainda nao chegasse, ainda sao gays! "voces nao tem sentido de humor e sao intolerantes", sim sim ja sabemos :p intolerante foste tu quando tentaste (sim porque só tentaste mesmo) fazer o teu humorzinho. keep calm, o mundo dá volta, e a vida tambem :)))

Anónimo disse...

Comecemos pelo convite que o senhor ignorante teve para entrar nos escuteiros ao qual respondeu :Disse obviamente que não - mas o obviamente porque? e mal por mal? e depois diz assim:Mas a realidade é esta, para que servem mesmo os escuteiros? ahhh desculpe, o senhor disse obviamente que não porque era muito ignorante e nao sabia o que é ser escuteiro, mas como é um ser muito superior viu logo que não .


Para ignorantes como o senhor so o aconselho a alargar o seu inteleto, pode começar por ler : a caminho do triunfo e talvez aí a sua passagem valerá alguma coisa.

Reis disse...

Bom. dia. Sou Escuteiro à 31anos. E isso chega para dizer que sou feliz e realizado enquanto ser humano. ponto final.

beto atom disse...

Olhe lá Srº Miguel sou escuteiro á 32 anos, e não tenho vergonha em o ser, andar com farda e com aquelas coisas nas meias "jarreteiras" também não tenho o menor problema
Mais lhe posso dizer sou uma pessoa realizada com um bom emprego com duas filhas formadas, e com uma vida cheia de historias lindas e vividas sempre com a maior das lealdades.....é preciso ter conhecimento de causa, para se poder opinar, para não se cair no ridículo e estar a escrever coisas e já com medo de ser criticado pelos amigos. Conheço alguns gays da alta sociedade, mas nunca vi um escuteiro gay.....

Unknown disse...

Boa tarde, li muito atentamente o seu texto e acho particularmente graça à parte dos meninos com meinhas até aos joelhos que andam de um lado para o outro sempre a cantar de viola as costas que ajuda as velhinas a atravessar a rua e bla bla, pois bem, isto só demontra uma grande ignorÂncia da sua parte, acho que quando se escreve algo deve ter pés e cabeça, pois pelo que escreveu dá para ver perfeitamente que nao tem a minima noção do que é o escutismo e do que é ser escuteiro. Aconselhava-o a perceber melhor o que é ser escuteiro pois não tem NADA a ver com o que disse! E nós tentamos deixar sempre tudo melhor do que encontramos não juntarnos à Quercus ou algo do género! Cumprimentos de uma escuteira que se orgulha muito do lenço que trás ao peito.

Anónimo disse...

O autor deste texto que se vá foder, porque o gay é ele e nunca quis assumir!

Ana Carvalho disse...

Todos têm direito à sua opinião, mas lembre se que ao fazer num sitio publico vai provocar controvérsias. Não espere que as pessoas não comentem e não façam o mesmo que o autor fez - partilhar a opinião.

Experimente ler os seus textos dois ou três dias após o ter redigido. Tente arranjar melhores estratégias de mostrar o seu ponto de vista. Não seja xenófobo. E mais importante, consiga responder aos comentários de gente enfurecida com dignidade e não fazendo comentários parvos ou agindo ironicamente... Enfim, perdeu tanto com este texto.

E não sou escuteira nem coisa parecida

Sorrisos,
Ana Carvalho

Unknown disse...

Eu pergunto-me como é que um economista consegue fazer um post destes? Eu quando tive a tirar o meu curso de economia na universidade católica d lisboa a minha primeira lição que aprendi foi que um economista não deve tirar conclusões baseadas em suposições mas sim em certezas. E então interrogo-me, "sera que esta mente "brilhante" é realmente um economista?". ora bem, nunca foi escuteiro, obviamente não domina o assunto... Se calhar é economista, mas deve ser daqueles que em vez de trabalhar faz serão nos centro de emprego porque acha que o estado é obrigado a arranjar-lhe emprego. ah, perdoem-me com certeza será daqueles que leva bancas e bancos a ruína. meu caro limite-se a sua ignorância (sei que seria difícil porque teria que passar maior parte do tempo calado) e não opine nem sequer faça posts de materias que não consegue compreender. com certeza não compreenderá o que significa amizade, lealdade, entreajuda e camaradagem... são alguns dos principios incutidos no escutismo que ficam entranhados para o resto da vida de qualquer ser humano. os escuteiros não se tratam de ajudar velhinhas a passar nas estradas e muito menos vender bolachas porta em porta, trata-se sim de formar cidadãos incutindo neles alguns principios que os ajudarão a superar variadíssimas situações que lhes apareçam.

Portanto, ANTES DE FALAR, OUÇA. ANTES DE AGIR, PENSE. ANTES DE CRITICAR, CONHEÇA.

Disse.

Anónimo disse...

Nem vou dar-me ao trabalho de explicar porque é que este post está errado a todos os níveis porque é óbvio que uma pessoa ignorante como tu não o merece. Vou só dar-te os parabéns pelo post mais idiota, ignóbil e sem piada que alguma vez vi na internet.

Anónimo disse...

Tenho pena de pessoas com mentalidade tao reduzida,normalmente só fala assim quem nunca teve nada de concreto e de valor na vida...

Anónimo disse...

Se nunca ninguém lhe teve coragem de dizer eu digo-lhe, se tivesse uma vida decente não perderia tempo a criticar aqueles que nem sabem da sua ignorante existência. Por acaso, encontrei esse post e li-o mas e soubesse o quão estúpido era nem perderia tempo a ler e visto que li, não pude evitar comentá-lo. Alguma vez lhe disseram que " Os ignorantes julgam a interioridade a partir da exterioridade." pois é essa a única descrição que tenho para si e para o seu post. Ainda se já estivesse estado nos escuteiros tinha todo o direito de opinar mas visto que o seu problema é mesmo a ignorância mantenha-se calado pois tenho mais uma para si " Os sábios falam pouco e dizem muito; os ignorantes falam muito e dizem pouco." Os escuteiros não são aquelas pessoas pessoas todas bem fardadas com lenços ao pescoço e muito menos aquelas pessoas que ajudam as velhinhas a atravessar a rua nem vendem bolachinhas pela porta, o que mostra mais uma vez da sua parte ... ignorância. Procure informar-se melhor, e mais do que a internet e a experiência dos outros, está na própria vivência de cada um. E tenho mais uma coisa a dizer-lhe, ainda bem que Deus não nos fez todos iguais, porque se fossemos todos ignorantes e estúpidos como tu, o Mundo sem dúvida estaria bem pior do que se encontra.

Unknown disse...

isso n é verdade já sou escuteira á anos e tu pelos vistos nunca andaste. se nunca andaste para que estares a inventar coisas. os escuteiros são uma família que se ajudam uns aos outros, trabalhando em conjunto mais ao ar livre. aprende-mos coisas para um dia quando for preciso a vir-mos a utilizar, como por exemplo, acontece alguma coisa e ficas perdido na floresta, sem tenda, sem comida sem nada, o que fazes. é para isso que nos prepara-mos. e n é ajudar idosos a atravessar a passadeira,costumam dizer isso porque é um exemplo de uma boa açao, e como dizes o lenço ao pescoço é sinal que cumprimos uma promessa, já os dedos levantados significam princípios que cumprimos e por vezes tambem significa respeito pelos outros. sabes acho melhor uma pessoa que nao vive o escutismo ficar de boca calada, porque afinal nunca chegas-te a andar por isso nao sabes como é. n sei que idade tens, só sei que ja tenho 15 anos e que tenho a certeza do que estou a dizer.

Unknown disse...

Oi
ve se mesmo que não sabem do que falam ser escuteira foi a melhor coisa que fiz na minha vida se não fosse o Escutismo eu neste momento nnão tinha a minha melhor amiga não tinha tanto saber como tenho. um agrupamento é uma família andar nos escuteiros é ter uma segunda casa onde podes ter pessoas com quem contar ter irmãos.
"Escuteiros do mundo, agora irmãos"
frase de BP
Canhotas para quem é escuteiro
para os outros xau

Anónimo disse...

10 Coisas Que Nunca Se Deve Dizer a Um Escuteiro


1. “Cuidado, você vai se sujar!”.
Mas é claro! Normalmente quanto mais me sujo, melhor fico. Todos nós já chegamos de um acampamento e ao entrar debaixo do chuveiro a água saiu preta.

2. “Não entendo como você gosta de dormir no chão”. Essa frase é clássica, certamente em algum momento da sua vida de escuteiro já ouviu algo igual. Não é que nós gostamos de dormir no chão. A emoção, a aventura, dormir com os amigos e todo este conjunto torna a experiência de acampar incrível, incluindo dormir no chão.

3. “Eu não vou acampar porque é perigoso”. O que nesta vida não é perigoso? Os carros, as motos, até a cidade é bem perigosa e nem por isso deixamos de viver nela. Um escuteiro deve saber que local é bom para montar um acampamento ou não.

4. “Os escuteiros não tem vida social”. Isso é só o que parece, mas na realidade é o contrario. Muitas vezes trocamos festas por fins de semana com pessoas que conhecemos ou não e fazemos grandes amizades.

5. “Acampar é chato”. Isso é mentira, pelo contrário é uma experiência que muitos não se atrevem a viver.

6. “Gasta-se muito dinheiro comprando material”. Pode ser que esteja certo, mas um escuteiro sabe escolher os materiais que precisa para aproveitar um fim de semana no campo. Além disso, poucos itens são necessários para se viver um bom acampamento.

7. “O escutismo ou eu”. Creio que todos sabemos a resposta certa. Pare alguns minutos, prepare suas coisas e vá viver uma nova experiência. Com o tempo encontrará alguém que compartilha a mesma paixão que você.

8. “Você está indo outra vez acampar?”. Sim, estou indo outra vez e não me importa se vai chover, trovejar ou fazer sol.

9. “Com essa mochila pesada você vai machucar as costas”. As aparências enganam. Levar uma mochila grande não significa levar mais que o necessário. Por este motivo tudo que levamos se distribui da forma correta para equilibrar o peso.

10. “Olha os escuteirinhos”. Não senhor, nós somos escuteiros, não vendedores de biscoitos, não somos militares, nem nerds. Não somos somente um movimento ecológico ou um clube para crianças.

E depois de tudo isto, eu poderia passar horas e horas falando sobre o escutismo. Somos pouco conhecidos por dentro, mas você sabe o lado bom disso? Não nos importamos se um dia você se aproximar para conhecer, pois somos um movimento aberto e a única coisa que queremos é deixar o mundo em melhores condições do que encontramos.

Anónimo disse...

Ora bem, tenho pena de não ter visto este post à mais tempo, pelos vistos já passaram uns anos desde que foi editado. Não me vou alongar muito, apenas dizer que infelizmente vivemos numa sociedade em que pessoas falam aquilo que lhes apetece (com todo o direito obviamente), mas que antes de escrever ou mesmo pensar no que vão escrever deveriam pelo menos tentar saber alguma coisa sobre o assunto em questão. É realmente triste ver aquilo que os seres que nos rodeiam fazem sem conhecimento de causa. Enfim, sou escuteiro à 16 anos, entrei nesta organização com 9 anos de idade e até agora lá permaneço. Se alguém quer escrever algo sobre o escutismo pelo menos que tente saber do que está a falar. As bolachinhas e ajudar as velhinhas a atravessar a rua foi um mito que se criou em volta deste tema, não que a gente não o faça, mas o escutismo é muito muito muito mais que isso. Não é só ir a missa, pois isso apenas é um dos pequenos pontos dos escuteiros, se não quem ir a missa têm os escoteiros (Associação de Escoteiros e Portugal) pois não estão ligados a nenhuma religião e vivem o escutismo tal e qual como nós. Nem me vou dar ao trabalho de dizer o que é o escutismo, pois isso, apenas se consegue viver e deixar que se entranhe nas nossas vidas. Pois, um escuteiro não é um ser igual aos outros, não vivemos todos os dias a mesma rotina, conseguimos ter uma vida melhor e proporcionar aos outros o mesmo. Conseguimos ter o orgulho de dizer que temos uma vida diferente, conseguimos dizer que temos formação suficiente pelo menos para não fazer piadas parvas sobre assuntos que não conhecemos. Sim piadas parvas, pois sim era uma piada, deu para rir, não pelo objectivo que o autor tentou incutir, mas pela ignorância que o demonstrou ao fazê-lo. Sim os escuteiros têm formação, muito mais do que aquela que podem imaginar, temos formação em áreas que nem imaginam. Assim como eu que tenho formação escutista, formação militar e formação em saúde segurança e socorrismo,informática, comunicação etc etc etc, muitos a têm também, e já que estamos a falar em Inglaterra, sabem quem é o chefe máximo inglês? Edward Michael Grylls (Bear Grylls), se não sabe quem é antes de comentar tente saber :). Já agora sabia também que o presidente do Comité da Organização Mundial do Movimento Escutista é um português e se chama João Armando Gonçalves (se calhar não sabia, só vê as noticias quando algum escuteiro se perde. Para terminar porque já me alonguei mais do que tinha previsto, em relação a acidentes que acontecem, é verdade, sim imprevistos acontecem e problemas surgem, porque além de saber trabalhar uma bússola e com cartas topográficas entre outros, também sabemos e temos a competência necessária para resolver os problemas que acontecem e sair da situação da melhor forma. Como disse não me vou alongar mais, neste momento somos cerca de 40 milhões em todo o mundo e acredito que posso falar por todos ao dizer que caso tenhas alguma questão a colocar sobre o assunto cá estamos os todos para lhe responder. Sou com muito orgulho e dedicação Dirigente do CNE, passei por todas as etapas deste movimento e tudo isso me trouxe sem dúvida uma vida muito melhor quem na organização quer na minha vida pessoal.
PS: tenho um grande emprego, numa grande empresa e que foi com o escutismo que o consegui, porque?? Porque fazemos a diferença, não mudamos o mundo, mas pelo menos tentamos. Canhota Amiga :)

Anónimo disse...

Falar de coisas das nao se tem conhecimento e um bocado absurdo. Nunca andou nos escuteiros por isso nao sabe no que se baseiam. Nao tem conhecimento das atividades escutistas apenas do que se ve nos filmes e etc.
Ver televisao da ideias imaginarias engrancadas mas nao misture com a realidade.
Se este post e suposto ter piada devo dizer que falar mal de um movimento que tem ensinado uma forma de viver mais modesta as pessoas de todo o mundo e ma ideia.

Anónimo disse...

baden powell n era gay ele teve filhos e esposa
e n entendo o que é q tem de mal ser escuteiro??
aliás talvez ser escuteiro até seja melhor do que ser um simples humano que não faz nada para melhorar o seu pais/comunidade

Anónimo disse...

es grande palhaço amigo ! os escuteiros dao te que fazer para despenderes de teu empo para vir escrever sobre eles ?

Anónimo disse...

eu podia pensar como este gajo que fez este post mas não!!! sou escuteiro a 15 anos, vivo em angola e o que eu fui antes de entrar para o escotismo você não gostaria de ouvir mas para ser claro foi graças ao movimento escutista que estou calmo so o que sou formado em diversas áreas graças a visão que o Frei Pietro Tossato teve na altura para os jovens delinquentes do bairro mais famoso e temido de luanda se calhar o que você TEM RAIVA é a humildade dos escoteiros, perdeste tempo a odiar e a vida te proporcionou merdas e pensa o que quiseres meu mano o movimento vai continuar em pé você é um mero mortal e tens o diereito de criticar quantas vezes quiseres o movimento mais nós vamos continuar a inspirar os jovens a fazer parte de alguma coisa a acender a sua primeira fogueira, salvei uma senhora no vou de Luanda a malanje 97 guerra civil em angola graças a técnica de 1º socorro que aprendi no escutismo e mano foi ai que a mascara caiu e vivo o escutismo desde aquele momento... para ti, e como outros mais poderosos que você morreram e o movimento continua em pé... repito não passas de um mero humano que foi injustiçado por alguma coisa que talvez envolveu um escuteiro mas isto não tem nada a haver com o resto... tenho a informação que foste um escuteiro e péssimo em tudo, não porque não conseguias fazer as coisas mas porque não querias, saíste e estas frustrados com o movimento... fica calmo camarada...

Anónimo disse...

se nunca se experimentou estar na grande escola da vida, que é o escutismo, não sei como e possível haver estas pessoas a falar mal?! Qual e o problema de se vender bolachas e ajudar velhinhas a atravessar a estrada?! a nossa divisa é sempre alerta para servir, fazemos os possíveis para ajudar quem mais precisa,se nós escuteiros não levássemos esta divisa asserio, para que é que iriamos perder tempo no banco alimentar,nos peditórios para a liga contra o cancro e outras coisas? Para muitos os escuteiros e um atl para os miúdos não chatearem os pais,entao agora digam-me que porcaria de pais são esses que despacham os filhos para os escuteiros so para não os terem de aturar ao fim de semana? PARVOS E PARVAS são essa gente toda que fala mal sobre nós...
So para que saibam muitos dos escuteiros ou ex são boas pessoas graças aos grandes chefes que nos preparam durante a juventude...
A vida de BP e um grande exemplo para qualquer um, ele como grande militar criou este movimento e não ira acabar muito cedo
Agora eu como escuteira acho uma grande falta de respeito dizerem isto sobre o escutismo e ainda por cima recusam-se a ver realmente o que somos, porque não somos uns palermas com coisinhas nas meias e lenço ao pescoço, PORQUE TODA A FARDA QUE USAMOS TEM O SEU SIGNIFICADO!!
"OS TRES DEDOS ESPETADOS" SIGNIFICAM OS TRES PRINCIPIOS DO ESCUTAS, E OS OUTROS DOIS REPRESENTAM A FORÇA E A PROTEÇÃO DO MAIS FORTE PERANTE O MAIS FRACO
ESPERO QUE TENHAM APRENDIDO ALGUMA COISA

Anónimo disse...

É lindo ver que, ao fim de alguns anos, ainda há pessoas que se afetam com o que aqui está escrito. Sou escuteira há 6 anos, com muito orgulho, claramente, mas a maior parte da gente que vem tentar dar o seu ponto de vista de maneira a "apagar" o que foi escrito no post, contrariando o autor, dá vontade de rir porque é o seguinte: Ser escuteiro é tudo isso que vocês dizem. É o acender uma fogueira e contar histórias à sua volta e partilhar momentos com a 2ª família que nós criamos no movimento e é também defender aquilo em que acreditamos, apoiamos e tanto adoramos que é o escutismo. O problema é ainda haver imensa população que permanece com a mente fechada de 1920 e não saber o que o escutismo é realmente, é como tudo. Eu não posso dizer que não gosto de algo, se não provar; não posso dizer que não sei escrever, se nunca experimentei e o mesmo acontece com os escuteiros e 97% da população que nunca experienciou este estilo de vida. Não é benéfico perdermos o nosso tempo a tentar impôr uma ideia a alguém que tem as suas próprias ideologias, simples. Só gostava que compreendessem bem o que é o escutismo antes de argumentar porque todos sabemos que ninguém argumenta com um "porque eu assim o digo".

lobo inteligente disse...

A pergunta foi ou é:oque é o escuteiro?i os vossos comentarios não conside com a pergunta,ja por mi o escuteiro é nada mais ou nada menos doque ja está escrito,ele serve para ou é instruido dentro do escutismo para faser o bem,ajudar o proximo,os animais,a igreja,i não so.

Anónimo disse...

Ser Escuteiro NÃO é apenas ter 10, 15, 20 anos.
Ser Escuteiro é sentir que o coração bate forte no peito, é sentir que ainda se acredita no Amor... é possuir em plenitude os dons da juventude e conseguir amar a vida e tenatr torná-lo mais belo cada dia que passa...
Ser Escuteiro é tirar o IM do IMPOSSÍVEL e ousar novos rumos, é desbravar o caminho para que os outros possam segui-lo.
Ser Escuteiro é deixar o MUNDO POUCO MELHOR. É acreditar que uma alegria partilhada se transforma numa alegria dupla e que uma tristeza partilhada se torna numa meia tristeza.
Ser Escuteiro é arriscar a tornar um sonho realidade, é acreditar que dar é importante, mas o importante mesmo é dar-se.
Ser Escuteiro é acender um fogo de esperança e não permitir que ela se apague... É ter a esperança como suporte da própria existência...
Ser Escuteiro é saber que há alguem a nosso lado e descobrir a sua presença. Tornando consciência de que não se está só.
Ser Escuteiro é ser sincero 24 horas por dia, é acreditar que todos precisam de nós, tanto como nós precisamos deles... É acreditar que cada dia nos é dado como uma oportunidade de ser feliz.
Ser Escuteiro é ter um pedacinho de Deus, deixar que o seu fogo viva dento de nós e que nos aqueça a alma quando o frio do mundo nos consome.
Ser Escuteiro é acreditar que a felicidade está dento de nós e que a infelicidade é que está do lado de fora, e que somos nos que a vamos procurar.
Ser Escuteiro é apenas ser feliz!

Anónimo disse...

Sinceramente este é o post mais imbecil com que me deparei no mundo virtual... não sou escuteira, nem sei bem o que fazem... e é por isso mesmo que acho ridiculo o que o autor escreveu. Algum escuteiro alguma vez disse quer era melhor que o resto do mundo? algum escuteiro incomodou te? ridiculo mesmo... deves ser pouco inteligente

Miguel F. Carvalho disse...

Se achas honestamente que este será o post mais imbecil com que te deparaste provavelmente será porque descobriste apenas hoje a internet... como não sabes o que os escuteiros fazem parece-me imbecil e ignorante que aches o post ridículo, no entanto é a tua opinião e, assim sendo, como vivemos num país democrático és livre de opinar. Ah, e 'incomodou-te' leva hífen (eu sei que parece um tracinho ridículo para colocar entre letras mas tem uma função na língua portuguesa).

Root disse...

Com tanta informação que a Internet nos dá, escrever um post destes é pura ignorância. O tempo que ser perde a demonstrar falta de conhecimento era mais bem aproveitado a fazer pesquisas para estar mais bem informado e não cair no ridículo. Espero que passados quase 10 anos já tenhas maturidade e inteligência para não escreveres aquilo que não se sabes.
E já agora “como vivemos num país democrático” sou livre de opinar.

Miguel F. Carvalho disse...

Roto, todas as opiniões são bem-vindas.

Ginny Pinky W. disse...

Para quem tanto critica, parece saber muito como se já tivesse sido escuteiro. Mas para quem é escuteiro ou conhece minimamente este grupo com certeza não sabe o que diz. Não existem só dois tipos de escuteiros, existem mais do que isso não sei precisar quantos. Em Portugal sim existem 2 tipos, e a diferença é que os escuteiros são católicos enquanto que os escoteiros não és obrigado a ter religião mas a ideia é aceitar qualquer religião. Quanto às criticas todas é demasiado para tentar explicar, o melhor é ver com os próprios olhos. Isso da venda das bolachas ou acampamentos no meio do nada, ajudar velhinhos, vigias florestais... Tudo depende das situações em que vêm escuteiros e varia de agrupamento para agrupamento. E não é preciso ser escuteiro ou estar fardado para ajudar uma velhinha a atravessar rua. Eu já vendi bolachas entre outras coisas já fiz muita coisa mas ainda tenho muitas outras como escuteira que não fiz. Vai das pessoas lembrar-se o que acham mais importante ou necessário para as atividades e aprendizagen. Nem todos somos iguais, nem pensamos o mesmo. Quanto à farda chama-se 'Amor à camisola' não tem nada de gay, a farda é como é e cada parte tem um propósito. Não é à toa que a farda é como é e também se relaciona com a criação do escutismo.

Se calhar em vez de fazeres este post todo estúpido a insultar Baden Powell e criticar os escuteiros, sugeria que como uma pessoa normal e preocupada com a sociedade pegava nas cíticas dirigiasse aos scouts mais próximos e sugeria que fizesse isso ou então perguntava lhes pessoalmente aquilo que para aqui escreveu, isto é se não lhe faltar coragem. Com certeza que se o fizesse entenderia que disse muita asneira e ficaria com demasiada vergonha para voltar a fazer um post destes. Críticas não são para fazer nas redes sociais à toa, críticas como estas deveriam ser ditas pessoalmente ou dirigidas aos grupos em questão, mas como apelo e educadamente.

Andre disse...

Este post está activo desde 2007...
Sou escuteiro, e percebo porque é que muitos outros escuteiros ficaram ofendidos. No entanto não fiquei de maneira nenhuma ofendido com este post pois, se não me engano, é uma brincadeira... E não se pode levar a mal uma brincadeira.
Mas também é claro que se isto não for uma brincadeira, todos os argumentos "contra" os escuteiros são completamente inválidos e falsos...
Mas só para clarificar as coisa, os escuteiros sao uma forma de rapazes e raparigas desenvolverem algumas capacidades, como a responsabilidade, o desenrascar, a entre-ajuda, etc que em poucos outros lados o conseguiriam fazer. Por exemplo nos escuteiros fazemos construções confortáveis e capazes de durar dias a partir apenas de sisal(corda) e de lenha. É nos escuteiros que aprendi a cozinhar, mesmo sem uma panela. acho que os escuteiros não são de nenhum modo uma cambada de rapazinhos muitos simpaticos que só vão à missa no domoningo, mas sim um grupo de pessoal que gosta realmente de acampar (mas não aquele acampar do meo sudoeste ou de outros festivais de verão...) e que ainda ajuda de alguma forma a sociedade.

Anónimo disse...

Só tenho pena da tua ignorância...

Anónimo disse...

Escuteiro-CNE - Escutismo Católico Português Escoteiro-AEP - Associação de Escoteiros de Portugal

Só compreende o que é ser escuteiro/escoteiro, quem realmente é escuteiro/escoteiro. Quem nunca foi escuteiro nunca compreenderá o nosso "Modo de Vida", as nossas atitudes, os nossos valores, o nosso espirito.
Não critiquem o que fazemos ou o que acham que era suposto fazermos e não fazemos (como vender bolachas de porta em porta típico dos escuteiros americanos), ou a nossa farda ou os nossos cumprimentos se não sabem o que significam.... Criticam-nos por ir à missa... Vamos à missa sim e depois? Somos Cristãos e orgulham-nos disso, não temos vergonha de ir à missa e expressar o amor e gratidão que temos a Deus.

Cada um tem a sua opinião, claro que sim.. Mas para ter uma opinião é necessário saber do que se está a falar.. Se não sabem do que falam, e não conhecem o movimento não falem, limitem-se a ficar calados na vossa ignorâncias...

"Ser Escuteiro é trocar a cama por um saco-cama, o quarto por uma tenda, os ténis giros do dia-a-dia por umas botas de campo… ás vezes até descombinar coisas com os amigos para ir a uma atividade.

Ser Escuteiro é levar a casa dentro de uma mochila quando vamos acampar e quando volta para casa não caber tudo lá dentro.É deixar cair o jantar e voltar a por tudo na panela, passar fome e frio mas lembrar-nos sempre desses momentos como os melhores da nossa caminhada escutismo.
Escuteiro que é Escuteiro dá valor ás bolachas Maria. Escuteiro que é Escuteiro não se suja, ganha uma camada protetora.

Quando somos Escuteiros sabemos que a qualquer lado que vamos fardados somos bem recebidos. O Escutismo é a nossa segunda família, que nos acolhe e nos vê crescer."

PORAna Margarida Pereira
FONTEPrincesa Descalça

Anónimo disse...

Lá por alguns escuteiros (eu, por exemplo) não acharmos piada a este post, isso significa que não temos sentido de humor ?
Tudo bem que o blog é teu e a opinião é tua mas, da próxima vez que fizeres um post deste género, pensa duas vezes antes de publicares e tenta conhecer !

Miguel F. Carvalho disse...

Pelo facto de conhecer e ter pensado muitas vezes sobre os escuteiros é que publiquei.

Anónimo disse...

Epá. Olha eu acho sinceramente este post muito estupido. pelo simples facto de que os escuteiros em primeiro lugar não sao um hobby (passatempo) ao contrário que muitos pensam o Escutismo é um estilo de vida!
E li uma coisa estranha de Baden-Powell '-' como é que o texto diz que o homem é homosexual. se o homem teve mulher e filhos?? sendo que a sua neta morreu á bastante pouco tempo... apenas estúpido. Em relação aos ''3 dedos espetados'' como tu dizes apenas para te armares em esperto isso chama-se saudação e significa muita coisa... como por exemplo os 3 dedos significam os 3 príncipios do escuta (1. O escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida. 2. O escuta é bom cidadão e filho de Portugal. 3. O dever do Escuta começa em casa.). AGora em questão aos biscoitos nós não vendemos biscoitos... NÃO VENDEMOS BISCOITOS! ok?? nós temos angariações de fundos. como jogos ajudar nos supermercados, vender coisas (raramente biscoitos). E ás velhinha a atravessar a rua, pelo amor de Deus né se nunca viste um escuteiro a ajudar alguém lava bem esses olhos, lá por não estar uniformizado não quer dizer que não seja escuteiro e que não tenha de ajudar.
mas respondendo á pergunta. ''Para que servem os Escuteiros?''

- Para quem não é escuteiro, os escuteiros não servem para nada. Mas acredita quem é escuteiro sabe do que estou a escrever. Entrar para os escuteiros vai mudar a tua vida, vais ter rumos traçados ou seja crescerás melhor tanto fisicamente como psicológicamente.

E para bde te armares emm puto de meia idade com paralisias pk basta pesquisar na internet. E não goses cvom o escutismo pk todos juntos dominává-mos o mundo, somos cerca de 350.000 Escuteiros em Portugal e mais de 74.000.000 em todo o mundo. resumindo e concluindo é o maior movimento entre os jovens. QUER RAPAZES QUER RAPARIGAS!!

Miguel F. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel F. Carvalho disse...

Tiago Oliveira, em primeiro lugar obrigado pelo tempo que perdeste a escrever este longo texto. No entanto, acho que em vez de perderes tempo a escrever estas coisas, poderias comprar um prontuário ou uma gramática e apostares mais em aprender a escrever português correctamente (em contrapartida e tentares acenderes fogueiras com 2 paus no tempo livre dos acampamentos).

Deixo-te aqui umas pistas para tentares perceber onde está o erro:

"não sao um hobby"
"morreu á bastante pouco tempo"
"E ás velhinha"
"né se nunca viste"
"como psicológicamente"
" E não goses"
"juntos dominává-mos o mundo"

Se posso deixar um conselho devias apostar rapidamente no domínio da acentuação e no verbo haver. Podes também escrever o texto no Word, assumindo que o teu tem corrector ortográfico, corrigires os erros e depois fazer copy/paste para a caixa de comentários.

rafael wolfart disse...

Fazia tempo que não lia tanta bobagem escrita ao mesmo tempo.
Fui escoteiro, fui chefe escoteiro por vários anos, sou educador!
Antes de mais nada vá e participe do movimento por uns dois anos, lhe desafio a que faça, e se depois ainda pensar essas asneiras então se enforca pois não serve para nada neste mundo, ou seja está aqui para ocupar espaço e gastar nosso rico oxigênio.
Como sei que não tem coragem para tanto e é um imbecil que preza a falar do que naão sabes vou tentar te explicar!
O escotismo não é movimento sexual, político ou tendencioso.
É um movimento que preza pelo caráter, pela educação (se você tivesse primeiro iria estudar), e pelo bem humanitário.
Os encontros servem para intensificar estas qualidades descritas e auxiliar ao jovem ser um adulto racional e humano.
Claro qu etem alguns dementes que participaram do movimento, mas estes não se mantem pois são contrarios ao movimento.
Para atualizar atualmente são mais de 40 milhões em todo o mundo e já passaram mais de 400 milhoes em seus 110 anos.
Agora me mostre algo de decente que você faz!

Miguel F. Carvalho disse...

Rafael Wolfart, antes de mais, um agradecimento pela sua mensagem. É sempre interessante conhecer os pontos de vista de cidadãos de outros países que decerto têm contribuído intensamente para o desenvolvimento sustentado do seu país.

Ao contrário do que pensa, li bastantes coisas acerca dos escuteiros antes de escrever o que escrevi. Em nenhum sítio li que os escuteiros incentivam ao suicídio de outros cidadãos como o senhor indica na sua mensagem, mas confesso que posso estar desactualizado e isso tenha sido uma mensagem recente passada no último Jamboree. Infelizmente o enforcamento não será uma opção válida para o meu suicídio na medida em que, como não fui escuteiro, não domino a técnica dos nós.

Um abraço forte Rafael e, acima de tudo, muita coragem!!

rafael wolfart disse...

Pelo que falas não sei aonde leu, que fontes utilizou. E mais que isso não basta ler tem que viver esse movimento para ter uma opinião formada e crítica. Não incentivei o suicídio, apenas deu uma ideia a ser seguida...kkkk Jamboree.... ao menos sabe escrever corretamente. Creio que fizer uma solicitação qualquer um o ensinará, e como voce mesmo disse não é necessário ser escoteiro para pegar uma corda e fazer um nó bem feito. Como dizem por aí... as vezes ler uma asneira dessas é melhor que ser cego.

Miguel F. Carvalho disse...

Uma das fontes principais que utilizei são as referentes ao próprio movimento escuteiro, nomeadamente a Promessa e a Lei Escuteira, coisas que acredito o Rafael domine na perfeição.

Aliás um dos princípios da Lei Escuteira no Brasil ("O Escoteiro é cortês.") é algo que o Rafael parece violar permanentemente, pelo menos nas duas mensagens que aqui deixou.

Outra "O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades." também dificilmente poderá ser cumprida pelo Rafael na medida em que se não tem o mínimo de sentido de humor acho que dificilmente poderá ser uma pessoa alegre.

Mas não perca a esperança Rafael. Divulgue este post no Fogo de Conselho e venham todos para aqui dar os vossos comentários que me divertem sempre muito. Podem não ter sentido de humor mas acreditem que me fazem rir muito.

rafael wolfart disse...

Humor? Isso soa como demência. Tratar algo sério. Tentar desqualificar um movimento em troca de movimentação de um blog? É muito ridículo mesmo.

rafael wolfart disse...

Haha vc já ganhou a cota de fama. Se vc soubesse o que é um fogo de conselho. Mas não vou gastar meu tempo com tanta mediocricidade

Miguel F. Carvalho disse...

Rafael, não era para movimentar o blog, que isso para mim é-me indiferente (os blogs morreram com o advento do Facebook). Era somente para poder divertir-me a ler os vossos comentários. Apesar de vocês acharem que não, a realidade é que vocês conseguem ser muito divertidos.

E essa ideia de que tudo o que diga respeito ao movimento escuteiro só vocês é que sabem, sendo os outros todos ignorantes, também é muito peculiar. Peculiar e, essa sim, ridícula.

E Rafael, atente mais à língua portuguesa... mediocricidade não existe, é mediocridade.

Unknown disse...

Lamento esta infeliz "verdade de um mundo blogger".
Não tem fundamento porque não conhece.
Se não conhece, devia estar calado.
Ao estar calado, teria a oportunidade de experimentar, conhecer.... e aí, tornar-se num blogger, credível e consistente naquilo que escreve ou sobre tudo na forma como arruma dentro da cabeça as suas ideias.
A nossa vida e sobretudo a vida dos outros, não está nem nunca esteve à mercê de um tipo que vive com o cérebro na ponta dos dedos.

Miguel F. Carvalho disse...

Flavio Campos, obrigado pelo seu comentário.
No entanto, não tem qualquer fundamento quando indica que eu não tenho fundamento porque não conheço. Em primeiro lugar porque conheço, em segundo lugar porque numa sociedade democrática e civilizada, mesmo que não conhecesse não teria de estar calado. Esse tempo dos silêncios e das opressões já acabou há muito (provavelmente quando os escuteiros foram criados essa era a norma mas, hoje em dia e infelizmente para pessoas como você, já não vivemos nesses tempos).

Essa ideia de que tudo o que diga respeito ao movimento escuteiro só vocês é que sabem, sendo os outros todos ignorantes, também é muito peculiar. Peculiar e, essa sim, ridícula.

Unknown disse...

Boa tarde Miguel,
em primeiro lugar começo por reforçar o facto de star a falar de um movimento mundial que envolve cerca de 200 acociações escutistas diferentes. Cada uma com base nos princípios de Baden Powel. De certo não estará à espera que os países do oriente vão à igreja. O movimento escutista fundado por BP não teve por base o catolicismo, mas sim a formação de jovens para criarem valores que até hoje são transmitidos. Baden Powel era Anglicano, porém não eram esses os valores que transmitia. Mais tarde, à medida que este movimento se ia expandido, cada acossiação foi-se adaptando à sua cultura. ainda neste tema, sim, existem três acoçiações escutistas em Portugal: Corpo Nacional de Escutas, Acociação de Escoteiros de Portugal e Acociação de guias de Portugal. Estas três têm características diferentes: a primeira tem por base o catolicismo e realiza atividades com o fim de educar jovens que por sua opção ou por opção dos pais se inscreveram neste movimento para serem educados assim; o segundo não tem por base o catolicismo, mas ensina os seus jovens a encontrarem a sua própria religião e o seu próprio caminho (não educa para formar ateus); por fim as guias são apenas raparigas apaixonadas pelo movimento escutista, mas que na altura não podiam ser escu/oteiras, por serem raparigas.
Tudo o que eu quero dizer já foi dito, por isso, simplesmente apelo que se informe antes de falar de algo, porque o escutismo não é obrigatório, quem não quer andar, não anda, mas também não tem o direito de andar a falar de algo que nunca vivenciou.
Para comprovar a sua falta de pesquisa para a criação deste post passo a citar as seguintes frases ditas por si: "tipos vestidos de forma patética" o nosso uniform tem símbolos e significados específicos; "Nos filmes americanos vêmo-los a vender biscoitos de porta em porta" é verdade, nunca viu isso porque isso é uma ideia preformada pelos realizadores de filmes americanos, que como você não tiveram o cuidado de se informarem; "E aquele mito de ajudarem velhinhas a atravessar a rua" outra ideia preformada, se uma velhinha nos pedir ajuda, nós ajudamos, mas também não pode estar à espera que obriguemos as velhinhas a serem ajudadas; "A palavra de escuteiro estará acima ou abaixo da "palavra de honra"?" a palavra do escuteiro tem base numa promessa que é feita em que temos de cumprir com determinadas regras, isso não implica o facto de a nossa palavra ser mais ou menos do que a palavra de honra; " parece o código da Mocidade Portuguesa" ao contrário da mocidade portuguesa, os escuteiros não estão no movimento por obrigação e respeitam esses códigos se quiserem pertencer ao movimento. "preparada para se afastar do mundo real para ir para junto das plantinhas..." esses acampamentos não se baseiam a cantar ao som de violas, calculo que nunca tenha presenciado um acampamento, caso contrário, não diria isso. em segundo lugar, os escuteiros não fazem só acampamentos "isolados do mundo" se tivesse atento às notícias, milhares de escuteiros portugueses estão envolvidos na reabilitação de florestas após estes grandes incêndios que decorreram em agosto e outubro de 2017 em Portugal. "Sempre que oiço notícias de escuteiros na TV, ou são acerca do Jamboree ou, invariavelmente, são acerca de mais um grupo de escutas que se perdeu no mato ou na serra... " calculo que não seja um visualizador assíduo de notícias. "E bússolas, não? ou ler cartas topográficas?" primeiro você diz mal dos escuteiros, depois vai dizer que nos somos maus porque não sabemos ler cartas e utilizar bússolas. o escutismo também não se baseia a isso. "Para que servem afinal os escuteiros? acho que para nada... " todo este comentário serviu para contradizer principalmente o facto de achar que os escuteiros não servem para nada.
Falta de informação é um problema sério.
obrigado e espero sinceramente que altere essa sua posição.

Miguel F. Carvalho disse...

Pedro Gonçalves, agradeço desde já o extenso texto que escreveu, embora o tempo que perdeu a fazê-lo tivesse sido útil para muitas outras coisas espectaculares que os escuteiros parecem fazer.

Vai-me desculpar mas não li o texto todo. A partir do momento em que vi escrito repetidas vezes "acoçiações" e "Acociação" perdi qualquer interesse pelo resto do texto. Menos canções à volta da fogueira e mais gramática serão o meu desejo para o seu 2018.

Unknown disse...

Boa tarde,
Em primeiro acho uma falta de respeito não ter lido o comentário e ainda ter atirado à cara que não o leu. Em segundo lugar e por fim (para você ler o comentário todo) você apenas apontou um erro. Os gramaticais. Espero que assuma os seus erros e não os leve para 2018 e se dedique à cultura geral para não falar de algo que.não sabe.
Boas festas

Unknown disse...

Uma enorme vontade de rir... Quase dez anos depois de ter sido escrito um "post", continua a haver azedume em muitos comentários. Mas a enorme vontade de rir é porque só hoje eu vi este post:-). Andava por aqui á procura de ideias para preparar uma dinâmica e...vim aqui ter, porque achei graça ao título do post. Fui lendo e ficando incrédula. Como é possível um escuteiro ou um escoteiro reagir do modo como alguns reagiram por um post, que foi colocado em tom de brincadeira, provocatória talvez, mas sem palavras ofensivas? Pelo contrário li algumas respostas de pessoas, que disseram ser escuteiros que aqui deixaram verdadeiros insultos e/ou palavras ofensivas. Também li comentários de gente bem disposta, o que me deixa mais descansada.
Pois eu, meu caro Miguel, aceitei o desafio, mais ou menos por altura da altura em que a sua opinião aqui foi postada. Mas já não sou jovem, nem era na altura. Aceitei o desafio porque gosto muito de trabalhar com crianças e jovens e estava na eventualidade de ter que deixar de trabalhar, e deixar de poder usufruir da riqueza que é trabalhar com estas faixas etárias, era uma coisa que me começava a deprimir:-). O Agrupamento também precisava de recursos adultos e...desafio aceite.
Foi uma nova aprendizagem (para melhor)em várias áreas, fiquei mais "rica" porque a partilha de saberes é grande e enriquecedora. Recebo destas crianças e jovens mais do que aquilo que dou.
Venho toda "partida" quando tenho que ensinar/ajudar os mais pequenos a arrumar as tendas e os sacos cama, etc etc. Fico "com a língua de fora" quando o acampamento é de vários dias, ou tenho que caminhar de mochila ás costas, como os mais velhos, claro, "porque é necessário ser exemplo"(bom)e "é fazendo que se aprende". Mas, apesar do cansaço, há algo que me faz voltar, todos os sábado, ou fins de semana, ou vários dias de acampamento, ou raids...e, o mais curioso é que apesar do cansaço andamos a sorrir e fazemos as coisas com alegria, sabendo que na segunda feira temos que ir trabalhar ( e eles para a escola) Nunca tinha dado conta disso, até que alguém fez esse reparo. Passei a observar os miúdos e os dirigentes e a persistência e o recomeçar de novo até conseguir, no final é quase uma "epifania". Sei lá... só se compreende quando se vive, quando se sente. Mas sei que o Miguel sabe que isto e por isso nem falo nas campanhas, nem nas bolachas (que nós não fazemos no Agrupamento), mas essas campanhas são feitas sempre com fins pedagógicos. Eles aprendem, na prática, que é necessário empenho em fazer algo(o nosso Agrupamento faz um jornal, por exemplo) para angariar fundos para participar em várias atividades. Dão, assim,valor ao trabalho, fazendo a sua parte, de acordo com a sua idade, claro, para não ficar tão caro aos pais. Assim ficam a perceber que não é só ir ao Multibanco levantar dinheiro, primeiro tem que se trabalhar para
o receber.
Peço desculpa pela extensão da minha resposta, e convidava-o a, de algum modo, observar bem o Agrupamento de escuteiros ou de escoteiros da sua zona. Participe nos eventos/festas/arraiais etc. que eles fazem, tente falar com eles, dê-lhes e dê-se uma oportunidade para se conhecerem melhor. Vai ver que fica agradavelmente surpreendido.
Repito que quase tenho a certeza que sabe isto tudo :-)
P.S. Escrevi tanto que não vou reler, por isso peço desculpa se contiver algum erro, falta ou troca de letras, levem em conta a minha idade :-)

Miguel Carvalho disse...

Obrigado pelo seu comentário. É sempre interessante ver textos construtivos.

Gabriela disse...

Ups...hoje voltei aqui e verifiquei que o comentário postado foi como anónima. Isto de aprender a lidar com as novas tecnologias, quando já se está quase, quase na terceira idade "dá" nestas lacunas :-) Não eu sou mesmo pessoa:-) e chamo-me Gabriela.
Obrigada Miguel.

Miguel F. Carvalho disse...

Obrigado pelo seu comentário Gabriela. Todos os comentários aqui são bem-vindos, de que tipo sejam. Não sei o que é isso da "terceira idade" porque há pessoas que chegam aos 20 anos já naquilo que é suposto ser a "terceira idade", pelo menos a nível de pensamento. Eu também não sou um robô. :D

Rui disse...

Olá, antes de mais se der erros ortográficos, tenho pena mas acontece. Depois só para dizer o seguinte: sou escuteiro e com muito orgulho. Tudo de bom para todos.
Rui

Anónimo disse...

Bem, eu sou escuteira de Lisboa e sinceramente entendo o vosso ponto de vista ... Vocês nunca viveram o movimento escutista, não sabem como funciona e por isso falam o que pensam que acontece. O escutismo ensinou-me muitos valores, como por exemplo a partilha, o respeito, a lealdade, o espirito de equipa ... enfim. Na minha opinião o escutismo é muito importante para a juventude, porque além de ensinar os valores atrás mencionados também nos ensina a ser-mos desenrascados, o que é muito importante para a nossa vida adulta. Bem agora em respostas concretas ao seu post: em primeiro lugar A Farda, cada elemento da farda tem uma função, a farda nao existe só porque sim ... tudo tem uma razão, um motivo de ser. Aquela ''coisas nas meias'' a que chamamos jarreteiras servem para identificar a nossa secção (cada cor simboliza uma secção) e também servem para segurar as meias. O lenço ao pescoço serve para proteger o nosso pescoço do sol, ser para identificarmos a nossa secção e representa o nosso trabalho árduo e esforço para conquistarmos o que queríamos (é sem dúvida a parte mais importante da farda de um escuteiro). Mudando agora um pouco o assunto e deixando as fardas de lado, AS BENDITAS BOLACHAS... bem existe um grande estereótipo á volta do escutismo que diz que os escuteiros são aqueles miúdos que vendem bolachas ás portas das casas ... na verdade os escuteiros não vendem só bolachas, também vendem calendários, canetas, bolos etc ... mas não fazemos estas vendas só porque sim, o dinheiro arrecadado nestas vendas serve para os nossos acampamentos ficarem mais baratos e para que as nossas atividades sejam mais rentáveis. Com o que citei na frase anterior podemos concluir que a atividade principal do escutismo é o acampamento e que a ''venda de bolachas'' serve apenas para angariarmos fundos para podermos realizar as nossas atividades. Agora quanto á palavra de escuteiro ... bem podemos basear-nos na 1ª lei do escuta : '' A honra do escuta inspira confiança ''. Esta lei significa que o escuta que a honra do escuteiro é algo em que se pode confiar, ou seja, quando algum escuteiro diz a frase :'' palavra de escuteiro '' significa que se pode confiar nele a 100% ... para ser sincera não sei se a '' palavra de escuteiro '' está acima da '' palavra de honra ''. Não entendi qual é o mal de fazer acampamentos e cantar ao som de violas ... afinal os acampamentos servem para nós aperfeiçoarmos algumas capacidades que nao se conseguem aperfeiçoar em outros locais, e as canções com as violas servem para nos divertirmos e para aproveitarmos tempo perto dos nossos irmãos e amigos escuteiros. Quanto ás fogueiras entendo plenamente a dúvida das pessoas de fora do movimento, mas fiquem a saber que fazemos fogueiras com a maior proteção e zelo pela natureza, nunca faríamos nada que prejudicasse o meio ambiente, aliás não é isso que a nossa lei nos ensina, como podem verificar no artigo da lei nº 6 :'' O escuta protege as plantas e os animais''. Quanto ás aparições na TV penso que o escritor deste post não anda atendo ás notícias. Eu NUNCA vi notícias de escuteiros que se perderam no mato ou serra. Na verdade as notícias que vejo sobre os escuteiros são sobre atividades que fazemos (as que costumam ser grandes têm maior prestígio, como por exemplo o jamboree ). E como é óbvio utilizamos bússolas e cartas, o problema é que como ainda estamos em fase de aprendizagem ás vezes perdemo-nos, mas isso é completamente normal, afinal estamos ali para aprender e para aperfeiçoar as nossas capacidades. Bem espero ter esclarecido todas as dúvidas á cerca do escutismo. E agora despeço-me com saudações escutistas

Unknown disse...

Um pouco pretensioso de si falar dos escuteiros quando obviamente nunca foi um, nem sequer compreende o que é ser escuteiro.
Um escuteiro não usa o lenço a toda a hora, logo é normal que no dia a dia não veja um a praticar um boa acção, pois não o fazemos para mostrar ás pessoas, e sim porque é correto fazê-lo.
Não vale a pena tentar explicar a alguém que não sabe, nunca se interessou, e que apenas lhe interessa ter visualizações dando opinião cega e em tom de chacota sobre o assunto.
Mas se quiser saber é fácil, pergunte a um escuteiro, talvez aprenda uma lição para a vida!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 211   Mais recente› Mais recente»