12 de maio de 2008

A Especiaria - II


Eu bem tinha alvitrado que ia tentar um autógrafo original no lançamento do livro do meu tio. Mas também tinha a clara consciência que um "Para o meu sobrinho mais bonito, inteligente e sexy" era, para além de uma péssima mentira, colocar a fasquia demasiado alta e só poderia ser arrancado à força com uma combinação explosiva de uso de drogas duras e ameaças de gangs (algo que, desafortunadamente, não consegui arranjar em tempo útil).
...
Assim feito, dei carta branca ao escritor, que até se saiu meritoriamente com um "Ao meu sobrinho mais sexy, querias... Mas tem raça. Um abraço", revelador que já é um escritor maduro que não se deixa embarcar em barbaridades e lugares comuns, tão do apanágio de Pachecos' Pereira's e Pulido's Valente's. E, pelo menos, devo ser a 1ª pessoa no mundo que tem a palavra 'sexy' escrita na dedicatória de um livro, facto que, de per si, até já deve servir para ser capa de um 24H ou aparecer nas Tardes da Júlia.
...
Na apresentação da obra, o José Eduardo Agualusa esteve à altura, o meu tio bastante bem e até a relações públicas da editora Guerra&Paz, mesmo sem falar, se mostrou muito interessante (eu ia dizer jeitosa, mas como a minha tia E. e prima J. andaram a publicitar espontaneamente este blog ao resto da família, tenho algum receio em utilizar certas expressões que me possam comprometer em futuras reuniões familiares - desta forma, vou evitar aqui determinados comentários até que esses meus familiares se apercebam que este blog tem tanto de desinteressante como as directas do PSD... o que, pelas minhas contas, deve demorar entre 3 e 7 minutos...).
...
Menção também para o espaço onde decorreu a apresentação. A Fábrica de Braço de Prata / Ler Devagar é claramente um espaço cultural, um lugar alternativo, uma clara extensão do Bairro Alto no Poço do Bispo/Braço de Prata. Um misto de exposições + música + livros + restaurante onde se respira um certo esquerdismo-chapitôismo. O que é bastante bom, principalmente se não votarmos PPD/PSD/CDS/PP/PND/PNR...
...
PS: o meu tio já prometeu apresentar-nos futuramente mais histórias sob a forma de livro... no próximo vou-lhe pedir, em vez do autógrafo, para ele fazer um desenho erótico ou a tabuada dos nove... pode ser que ele acabe por escrever "Para o meu sobrinho, pela coragem de ser um verdadeiro idiota..." (o que também será inédito, o primeiro autógrafo-insulto).

6 comentários:

Cristina disse...

O que eu me ri, Miguel... és completamente louco!! :D

Nunca me apercebi do quão interessantes podem ser as apresentações de livros... hahahaha. Pagava para ter visto a cara do teu tio!!!

Beijo e boa semana!

Angelo disse...

O que me ri! AH AH!

Parabens ao tio e a jei... perdao...

Heidi disse...

não és sexy mas tens raça?! Well well...i wonder...
Já tinha ouvido falar desse espaço e tenho curiosidade em lá ir, embora vote num desses partidos de direita que referiste...é que não tem nada a ver, rotular espaços com partidos. Digo uma coisa que ouvi alguém há uns anos a dizer, não me lembro quem:"A cultura não é exclusividade da esquerda"

Parabéns para o Titio! Espero poder ler a obra em breve ;-)

Sadeek disse...

Sobrinho mais sexy?!?! Presumo, então, que sejas o único, certo?! ;)

Abraço...

P.S.: Só para a pirraça...não é que o ex-"10" vermelho passou ontem por mi casa (a dos meus pais...que para o caso também é minha...) para me deixar uma camisola dele?! Sacana do vermelho é enorme.... ;)

Miguel F. Carvalho disse...

Heidi, rotulei um espaço com tendências políticas e não com partidos...

sadeek, eu estou à espera que ele vá a casa de cada sócio despedir-se pessoalmente e apresentar-nos o novo timoneiro... lol lol

Tinta Permanente disse...

Ficou-se pelo "sexy"... nada mau, pronto, pronto, não se pode ter tudo !
M, não se deixe intimidar, o resto vem com as cãs !