15 de maio de 2008

O Idiota (aliás, excelente obra de Fiodor Dostoievski)


Pinto da Costa é o Príncipe Lev Nikolaevitch Michkin do futebol português. Ambos parecem viver, por vezes, privados de qualquer poder racional.
...
...
Não deixa de ser curioso ver determinadas pessoas falarem de "artimanhas de quem não consegue ganhar dentro do campo". Principalmente quando, alegadamente, essas mesmas pessoas subornaram árbitros com dinheiro, prostitutas e viagens durante anos a fio. Se o ridículo pagasse impostos, Pinto da Costa seria o maior contribuinte fiscal português.
...
Há indivíduos que passam uma vida inteira a acharem que os outros é que são os idiotas.
...
Ainda não tinha abordado as decisões do Apito Final. Custa-me um bocado entender as diferenças entre tentativa de corrupção e corrupção efectiva, ao nível de moldura penal (para mim terão sempre o mesmo valor), mas assim são os regulamentos que, muitos daqueles que agora foram punidos, aprovaram.
...
Elucidativo é o facto do FC Porto não recorrer do castigo. Faço daqui duas leituras: ou aceitaram inequivocamente o mesmo ou então acham-no tão benevolente que nem querem arriscar, no caso de apresentarem recurso, uma pena maior. Eu, se fosse adepto do clube (cenário irreal, é certo) teria vergonha desta decisão da Administração. Preferia levar sempre o caso até às últimas consequências, mesmo que isso implicasse a perda de 30 pontos no campeonato seguinte.
...
Porque muito antes dos resultados desportivos, encontra-se a defesa da honra de uma instituição e dos seus associados.

7 comentários:

mtheman disse...

Mais idiota foi a celebração de um jantar na assembleia da república com um condenado por corrupção...

Pelo menos existiram alguns, que mesmo adeptos do clube, se recusaram a comparecer...

Tinta Permanente disse...

O crime compensa: quem corrompe, vinga. Infelizmente, e para muitos portugueses, os perversores do sistema judicial são heróis. Eles sabem que a justiça é lenta... e ineficaz. Ficam impunes.

Tinta Permanente disse...

Pinto x Carolina: «seis minutos é o tempo que se perde no quarto de banho» ... demais !

Tiago Fardilha disse...

Miguel, o FCP nunca poderia perder mais do que seis pontos por causa deste processo em concreto, por causa da tal distinção entre "tentativa de corrupção" e "corrupção efectiva". Eles não recorreram pela simples razão de que perder seis pontos agora não faz diferença nenhuma, enquanto que perdê-los na próxima época poderia fazer. É matemática simples e qualquer outra leitura é abusiva.

Miguel F. Carvalho disse...

a leitura que eu faço é que aceitam o castigo por ser até bastante benevolente...

Sadeek disse...

Honra?! Porto?! Não há aí uma gaffe qualquer?!
AHAHAH

É só rir....esta justiça....

Abraço

@martasta disse...

Honra? isso era se por lá houvesse disso...

bjca xL