7 de maio de 2008

A Especiaria

Hoje tenho uma sugestão literária para todos vocês - A Especiaria (Guerra e Paz Editores). Serei um pouco suspeito já que o autor desta obra - António Oliveira e Castro - é o meu tio, mas posso já garantir, sem qualquer tipo de paternalismo familiar, que é um livro extremamente bem escrito. Aliás, penso até que poderá ser um das boas surpresas de 2008.
...
O lançamento oficial será no próximo dia 09 de Maio (6ª feira) na Livraria Ler Devagar e terá a apresentação a cargo de José Eduardo Agualusa, provavelmente o melhor escritor angolano da actualidade.
...
Lá estarei na apresentação para que o meu tio me assine o livro com um singelo "Para o meu sobrinho mais bonito, inteligente e sexy" (pode ser que passe!! no meio da euforia do lançamento pode ser que ele nem se aperceba que está a acabar de escrever a maior barbaridade da sua vida!!)
...
"(...) Que futuro? O futuro não existe, morre diariamente e no entanto é uma ficção que alimenta a humanidade. (...) Afinal todos nós precisamos da nossa Especiaria, da nossa utopia, do nosso elixir, sem a qual a juventude não sonha, a vida dos homens não é possível. A uns, poucos, o acaso permite que consigam materializar o devaneio; a outros, o imprevisto autoriza que morram tentando; a outros ainda, o inesperado propõe que se tornem heróis sem, afortunadamente, sobreviverem à quimera, para que não lhe saboreiem o desencanto."
...................................................in A Especiaria

4 comentários:

Maria disse...

Só por esse parágrafo que li, fiquei com vontade de comprar o livro! Vamos ver as finanças este mês.
Beijinhos e um bom lançamento para o teu Tio.
Maria Pilar

Tinta Permanente disse...

Ena ! Então tem um escritor na família, que orgulho. Possivelmente o tio do qual lhe chega a destreza com as palavras... parabéns.

E quanto à dedicatória, não seja modesto e peça ao seu tio a frase que escreveu. Isso valerá um sorriso nos lábios, futuramente, a si e a quem folhear o seu exemplar.

Bom lançamento

Heidi disse...

"Sobrinho de Peixe sabe nadar", agora está confirmada a tua aptidão para escrever...eureka! Há mais na família... alguém a quem muito certamente herdaste!
Bom lançamento, e se puder comprarei/lerei o livro, assim que der vazão à minha pilha de livros começados...

Angelo disse...

Pode ser que passe. Vamos ver.

De facto, pelo paragrafo que li, parece promisor!

Ganbatte (um misto de "boa sorte" e "butes la" japones)!