11 de fevereiro de 2008

O Zé do Telejornal


Confesso que gosto bastante dos livros do José Rodrigues dos Santos. Tem uma escrita activa e fluida com temas interessantes que nos prendem à narrativa. A típica novel norte-americana para adaptação cinematográfica. Gostei mais d' "A Filha do Capitão" porque a participação de Portugal na 1ª Grande Guerra nunca é devidamente enaltecida no nosso País. Já a trilogia de Tomás de Noronha ("O Codex 631", "A Fórmula de Deus" e "O Sétimo Selo"), apesar de bastante bem escrita, acaba por ser mais previsível, já que obedece a uma padronização: um familiar doente, um documento indecifrável, intriga com grandes organizações, temas polémicos, cenas de sexo escaldantes, mortes violentas e viagens inter-continentais.
...
Agora o que vocês não sabem é que tive já acesso exclusivo ao novo livro do Rodrigues dos Santos. E afinal Tomás de Noronha vai ser novamente o personagem central. O livro tem como título provisório "O Enigma do Lampião".
...
Tomás é contactado por um grupo de empresários de futebol para tentar decifrar um contrato assinado pelo Maior Clube do Mundo com um jogador de 17ª categoria por valores considerados astronómicos para o mercado, o que pode explicar a grave crise que atravessa essa agremiação desportiva (dada a sua experiência em línguas mortas - aramaico, latim, persi, etc - é a única pessoa capaz de decifrar aquele documento, escrito numa mescla de joeberardês com luisfilipevieirês). Para isso vai ter de se deslocar à Parvónia, país donde vêm a maior parte dos jogadores desse Clube (e alguns escuteiros) e a Chelas, donde são provenientes todos os restantes. Ao mesmo tempo, é confrontado com o alcoolismo do seu tio Ildeberto, também sócio do Clube, numa luta entre a vida e a morte (além da violência doméstica, mas esta só um fim de semana por mês, porque ao preço a que estão os cuidados médicos nas urgências - quando há urgências! - a prática da violência doméstica tornou-se uma modalidade apenas para os mais endinheirados, ao nível do golfe, equitação e evasão fiscal...).
....
Nesta busca desenfreada pela resolução do enigma, Tomás acaba por se envolver intimamente numa relação escaldante com a águia Vitória (nunca a palavra bico fez tanto sentido), a qual lhe dará asas para os mais altos voos... Principalmente quando se vê envolvido no meio das lutas fraticidas entre 2 gangues poderosíssimos: o Gang Petit & Bynia, um grupo de caceteiros que não usam armas de fogo (apenas entradas a pés juntos e péssimos penteados) e a Pandilha do Barbas, que utiliza apenas o seu mau aspecto para espalhar o terror e medo pela Humanidade (não sei se será pela Humanidade, mas a mim pelo menos arrepia-me um bocado aquele ar de ortodoxo grego...).
...
Intriga, suspense e acção ao longo de mais de 3.000 páginas (1.000 das quais com divertidos Sudoku's, Sopas de Letras e textos em hebraico para decifrar com a pequenada, bem como o catálogo de Verão da Victoria's Secrets com fotos apetitosas). O livro vem ainda com um kit especial constituído por uma mochila para transportar o livro, um bigode postiço igual ao do Filipe Vieira e ainda uma bandolete do Nuno Gomes ou, em alternativa, uma boina à Joe Berardo que diz "Fuck You" quando se aperta (conforme escolham o kit feminino ou o kit masculino). Custará a módica quantia de 23.99 € (mais ou menos o valor de mercado de todo o plantel do SL Benfica).
...
Comprem logo que esteja nos escaparates! Vamos todos defender a cultura nacional!
...
PS: as personagens utilizadas na narrativa são obviamente inventadas (excepto a Vitória, animal que continua a ser abusado quinzenalmente no estádio, quando deveria era estar no ZooMarine a fazer espectáculos de transformismo vestida de arara). Qualquer outra semelhança com alguma coincidência é a mais pura realidade.

5 comentários:

Tiago Fardilha disse...

Ha, ha, ha, ha... vou comprar esse livro, definitivamente... De grande interesse mesmo para mim que não sou lampião.

Mas falta aí uma personagem fulcral: José "Zorro" Camacho, que já anda de máscara com medo de atentados dos lampiões mais fundamentalistas :D

seni disse...

LOL
Também li todos os romances dele.
O que li primeiro foi a 'formula de Deus' e o que mais me arrepiou foi a 'ilha das trevas'.
Quanto a esse novo, vale pelo preço. lol

Beijinhos.

Cristina disse...

Li o "Codex" e ficou por aí a minha experiência José Rodrigues dos Santos. Faço tensões de ler os outos, mas agora há outros livros na minha lista de prioridades. Kiss

Miguel F. Carvalho disse...

não é o melhor dele...

mtheman disse...

a mim parece-me que andas a piscar o olho aos visitantes de outras cores depois dos posts aos vizinhos da 2ªcircular...