2 de junho de 2008

Marcha Mundial Contra a Fome

Decorreu esta semana por vários pontos do País (e também no Porto), a Corrida/Marcha contra a Fome no mundo. Em primeiro lugar, devo dizer que apoio qualquer iniciativa que tenha como objectivo ajudar a minorar o sofrimento dos demais, principalmente em situações que já deveriam estar mais que ultrapassadas em pleno Séc. XXI.
...
Embora ache que a Fome esteja muito melhor preparada fisicamente para as corridas. Basta ver em África, o continente que mais sofre com este flagelo. É muito difícil ganhar corridas à Fome, já que esta parece ser sempre muito mais rápida que as populações locais (já contra os governantes africanos, não tem tantas hipóteses, já que estes aproveitam-se da velocidade dos automóveis de alta cilindrada de que dispõem para lhe escaparem constantemente).
...
Daí os atletas quenianos e etíopes serem tão bons. Aqueles que conseguem escapar à Fome é porque são mesmo velozes. Aliás, se a Fome fosse aos Jogos era obviamente campeã olímpica da maratona (por isso e porque os países desenvolvidos não querem correr contra a Fome, preferindo correr contra o Espaço, em viagens inúteis e dispendiosas a Marte).
...
O mesmo se passa se jogarem às escondidas com a Fome. Por muito que se escondam, as populações africanas são sempre apanhadas pela Fome (já os seus governantes não, já que se conseguem esconder sempre nos países desenvolvidos, locais que a Fome ainda desconhece existirem).
...
Mas tudo isto não significa que não devam existir critérios bem definidos para os participantes neste tipo de marchas. Para evitar imagens como as que encontram abaixo. Estar numa corrida contra a fome e aparecerem tipos com aquelas barrigas cheias é o mesmo que ter o PNR numa marcha contra o racismo!!!
...
Aquele senhor, quanto muito, deveria poder participar na Marcha Contra as Doenças Coronárias, na Marcha Pelas Pessoas Que Não Conseguem Ver Os Seus Próprios Pés Sem Ser Ao Espelho ou numa Marcha Por Aqueles Que Se Inclinarem 90º Para A Frente Arriscam-se a Dar Uma Cambalhota Sem Perceber.
...
Isso sim! Agora... contra a fome... parece-me um mau exemplo e um péssimo precedente... (só falta terem-se juntado todos para uma grande almoçarada de convívio!!!)
...


PS: um agradecimento especial ao J.S. por me terem disponibilizado estas fotos.

4 comentários:

Tinta Permanente disse...

Não percebo estas iniciativas... é um mistério. Tiveste bem, Miguel.

PS - Por um triz e uns minutos perdi o teu tio. A cadeira dele estava vazia quando cheguei à FL. Tive o aniversário da minha avozinha e não pude sair mais cedo...
M, o romance é quente e riquíssimo em imagens ... como direi, faz-me transpirar... parece que estou lá. Um abraço ao escritor.

mtheman disse...

se a marcha mundial era contra a fome, nada melhor que terminar com uma almoçarada para matar a gaja!!!

Pedro Ferreira disse...

suponho que não consideres Portugal um país desenvolvido, visto que a fome já nos encontrou (eu disse que não nos deviamos esconder atrás da bota!)
belo post, abraço

Angelo disse...

Para mim, tudo que seja a correr, nao e bom. Menos que seja na televisao e eu esteja sentadinho!

Ah, sim, eu trabalho aqui*. So que ainda vou tendo tempo para bailar!

E nao sejas ganancioso! A miuda so tem 16 anos! AH AH!

*Alias, estou no trabalho as we speak!