30 de julho de 2008

Os Escuteiros (pela enésima vez!!! AFINAL NÃO ERAM ESCUTEIROS)

ÚLTIMA HORA: afinal parece que não eram escuteiros como sempre referiu a comunicação social, mas sim um grupo ligado à Igreja Católica!!! (ou seja, apenas ovelhas perdidas do seu rebanho). Resumindo, a opinião que tenho sobre os escuteiros mantém-se, só que é de toda a justiça não associá-la a este acontecimento. Fica a rectificação.
...
Já escrevi neste blog várias vezes sobre os escuteiros (e pelos vistos não vai ser a última):
...
...
A verdade é que é uma perseguição!! Eles perseguem-me e insistem em tanta idiotice que é impossível para mim não lhes ficar indiferente. E devem ser dos poucos posts para os quais, passados não sei quantos meses, ainda continuo a receber comentários de supostos escuteiros muito indignados com o que eu escrevo. Para todos eles dedico este post.
...
A verdade é que o movimento escuteiro está a tornar-se quase tão rídiculo como ter de ouvir o Joe Berardo ou o Manuel Pinho.
...
Agora foi outro grupo de escuteiros, 5 adultos e 11 jovens, que se perderam em Oliveira de Frades. Eu já conhecia o afamado Triângulo das Bermudas, agora temos o Triângulo de Frades, que abarca ali a zona de Oliveira de Frades - Reigoso - Souto de Lafões ("onde é que te perdeste?" "Em Lafões..." - fraquiiiiito!!! e patético!!).
...
Eu confesso que sempre vi os escuteiros como uns tipos que liam cartas topográficas, sabiam utilizar a bússola e até usar as estrelas como orientação. Aliás, eu até pensei que quando eles iam para trás dos arbustos fazerem as suas necessidades, só de sentirem o vento no rabo conseguiam determinar a posição exacta em que estavam (estilo GPS). Mas parece que a única posição que determinam é que estão agachados... E as suas caminhadas parecem ser mais do tipo "Olha esta árvore tão viçosa, até tem um ninho de um merlo perneta... eh pá! parece que nos perdemos!!"
...
E nas mensagens que recebo, falam muito da camaradagem. Pudera!! É sempre bom ouvir um colega dar-nos um tabefe e dizer-nos que vai correr tudo bem quando o único pensamento que têm é "Estamos perdidos!! Vamos morrer!! E ser comidos pelo lince ibérico!!" (para descontrair devem-se pôr a fazer nós e a cantarem canções do senhor da Galileia...)
...
Estas perdas de orientação dos Escuteiros (é que são sempre eles!!! já viram alguma excursão do Inatel perder-se??!! Ou do Centro de Dia??) estão a tornar-se tão anedóticas que eu começo a desconfiar se eles não vêm mesmo todos da Parvónia...
...
Tentem organizar-se melhor!!! Além de levarem as tendas, sacos-cama, panelas e comida levem também bombeiros, uma ambulância, GNR's, jornalistas... Isto facilitava bastante as coisas...
...
Curioso foi vê-los na TV a tentarem proteger a sua identidade, cobrindo o rosto com cobertores, tal a vergonha... (ou terá sido assim que se perderam?)
...
PS: quanto é que terá custado ao erário público a utilização de todos os meios de busca e salvamento?
...
PSD: eu retratei aqui os escutas como uns patetas, excepto no caso da Cristina, que se retirou na hora certa dessa obra do Demo... lol lol
...

24 comentários:

Lu disse...

Quer-me parecer que este será mais um cheio de comentários no próximo ano e acho melhor gauradres muito bem a tua identidade porque mais cedo ou mais tarde os escuteiros vão querer encontrar-te na rua e bater-te! LOOOL

Mas que é cómico ver escuteiros perdidos é, uma vez que eles sabem(?!) utilizar uma bússola!! :p

dfrodrig disse...

havendo um bocadinho de ombridade, falta aqui uma rectificação devido a ter batido na associação errada.

Mas sinceramente, nem é preciso... cucos há por todo lado, e já o sabemos bem...

dfrodrig disse...

naturalmente, 'hombridade', e não 'ombridade'

Maria Manuela disse...

Bem o que vai para aqui em redor dos escutas.... confesso que desde que viajei de avião com mais 50 ainda por cima todos menores, passou-me logo qualquer encanto que pudesse haver.
bjo

Miguel F. Carvalho disse...

l.m., não sei se eles me encontravam mesmo que soubessem a minha morada...

dfrodrig, bem vindo a este espaço pluralista... cada um tem a sua opinão...

maria manuela, foste o 20.000º visitante!!!

mtheman disse...

eheheehheehhehe acho que me vou tar a rir uns bons tempos com este texto :)

Anónimo disse...

Bolas, mas tu tens cá uma aversão a escuteiros... cá para mim é recalcamento... querias ser escuteiro quando eras piqueno e o teu pai disse-te "Nem penses que te vais andar p'raí com umas meias até ao joelho! Tu faz-te mas é um homenzinho e deixa-te dessas mariquices!"
:-)))))))))))))))))))))))))))))

Miguel F. Carvalho disse...

Kikas, realmente nunca quis ser escuteiro...

agora essa frase dos pais devia constar no currículo mental de todos eles... ah ah ah

Anónimo disse...

na minha opiniao essa frase sera mais util no curriculo mental de pessoas como tu, que nao aceitam os diferentes gostos.
pah se achas que ser escuteiro é uma mariquice vais me dizer o que é uma pessoa que diz que os escuteiros sao uns nojentos porque vao para a montanha...porque acampam...tenhem inumeros conhecimentos praticos, uteis e inteligentes para o nosso dia-a-dia?

Miguel F. Carvalho disse...

não sei, és o primeiro que vejo a associar a palavra "escuteiros" e "nojentos"... talvez devesses perguntar à pessoa de quem ouviste isso...

um abraço

TrekMan disse...

Miguel, realmente há certos 'sapos' na vida que são lixados de engolir!
Só porque não te aceitaram um dia neste movimento mundial (e centenário) de educação de jovens não quer dizer que outros não possam ter esse prazer!
E podes ter a certeza que uma das características de um escu(o)teiro é o sentido de humor, basta ver a quantidade de cartoons que existem em publicações de associações espalhadas por esse mundo fora!
Um abraço bloguista.

Miguel F. Carvalho disse...

nem quando tive febres altas me passou alguma vez pela cabeça tentar sequer entrar para o movimento... lol lol lol

um abraço

Cristina disse...

Miguel... 'tás mesmo lixado!! Se os scouts te apanham... you're dead meat!!

Estou cansadinha de tentar fazer-te mudar de opinião. E só abandonei a 99%... no fim-de-semana passado estive com o meu pessoal do Agrupamento. E estiveram a tentar fazer-me regressar...

Mas numa coisa tens razão... é ridículo perderem-se em locais desse género. Escuteiro que é escuteiro perde-se em sítios decentes, como na Serra de Mira d'Aire e Candeeiros, num mês de Fevereiro, às 23h, e com uma miúda de pé partido... isso, sim, é de escuteiro!! Hahahaah

Beijo

Anónimo disse...

Oh pah o termo que usas é "Umas pessoa é Burra todos os outros são Burros"...

A verdade é que sou escuteiro e digo-te uma coisa já cheuei a perder-me umas n dsei quantas vexes e estava sem bussola e sem mapa, e tu n? sera que temos de andar com um mapa para tudo quanto é lado? Mesmo assim vamos competir eu perco-me no mei do monte e tu tambem e vamos ver que chega primeiro a casa ok?....n vale bussolas nem mapas!!!

Oh pa ve se cresces...Tu n andas sempre com livros atras de ti para caso te enganes os vas consultar...

Miguel F. Carvalho disse...

mas porque raio é que eu haveria de querer perder-me no monte??!! isso é patético!!

get a life!!!

Anónimo disse...

o pa, pessoa intelegente como tu nem devia de fazer essa pergunta sera que na tua vida nunca iras ao monte?....por amor de deus.....

E para a proxima ve se arranjas argumentos para uma resposta decente em vez de fazeres perguntas idiotas....

Nao es tu que ja cresceste?......Entau n faças como as criancas.....

Quero Argumentos decentes da tua parte questa discussao nao vai a lado nenhum lado nenhum desta forma....

Anónimo disse...

Deixa so acrescentar uma coisa....sem ser carpinteiro e a tirar curso de medicina consegui fazer uma mesa com madeira e cordas para o jardim do meu pai, sozinho....(mesa segura) sera que com os teus conhecimentos conseguias?

Deixo-te a reflectir

PS: N GASTEI DINHEIRO NENHUM.........

Anónimo disse...

Pa n falar de outras grandes construçoes, apesar de ser com ajuda......

E olha que é muito mais bonito olhar para ela agora pois foi feito por mim.......uma sensação boa......se eu n tivesse possibilidades de estar aqui sentado a escrever em frente ao computador ou se nao tivesse ate uma casa onde passsar os dias....n seria capaz de me desenrrascar...e tu serias?

Tens de pensar que para ja a vida é bela mas sera que o futuro te reservera o mesmo?

Anónimo disse...

Outra coisa se quiseres mandote uma foto da mesa...ehehehehh

Anónimo disse...

Não é preciso que gostes, embora realmente pareça que tens um trauma com o escutismo!
Falo por mim e por muitos; so qd algo me irrita e a dor de cotovelo já aperta, é que sinto necessidade de me exprimir, dizendo mal a torto e direito para reprimir os meus sentimentos!
Mas para um menino tão crescido, devias saber o que é o respeito!

Miguel F. Carvalho disse...

não costumo ter dores de cotovelo...

e o que exprimo é apenas a minha opinião, quer gostem ou não. É isso que nos distingue de viver em Portugal ou no Irão...

era só o que faltava não podermos dar a nossa opinião só porque algumas pessoas não vão concordar connosco!!!

Anónimo disse...

Este comentário serve para si, e também para gente ridicula, e com muito pouca informação sobre o que fala:

Primeiro, é de constatar que pelo seus posts, e não me refiro somente a este, demonstram muita falta de postura.

Se a tivesse, certamente entenderia que o Escutismo é (para além de uns meninos que o Sr. pensa que apenas vão para um monte orientarem-se com uma bússula)uma Escola da Vida, que forma individuos para estarem preparados e integrados correctamente na sociedade.

E peço desculpa, algo que o Sr. não está ao tecer estes comentários.

É por isso que o Escutismo também existe. Para impedir que os jovens de hoje em dia, se tornem tão infelizes como o Sr. se tornou. Sim, porque só alguém tão infeliz é que pode descrever o Escutismo dessa forma.


Para além disso, é importante referir que um Escuteiro com uma bússola e um mapa não está equipado com um GPS, está sim, a aprender Orientação, e se se enganou, é perfeitamente normal, como o Sr. certamente já se enganou muitas vezes na sua vida.


Acrescento um conselho mesmo que não o queira:

Cresça, e pondere as suas opiniões. Porque apesar de estarmos num País democrático, democracia não significa estupidez, e é isso que o Sr. está a demonstrar.

Sem mais assunto,

Patricia de Souza Baptista

Anónimo disse...

A dor de cotovelo doi muito!! Cresce e Apareçe criticas coisas das quais nao percebes nada. Tu nao imaginas o orgulho que s sente quando te dizem: "és guia" n imaginas quando recebes uma nova insignia. Quando odeias demasiado uma coisa é pq a queres desesperadamente!!

putnik disse...

Sim, sou só mais uma escuteira "revoltada" com o que leu...
Conseguiste arrancar-me algumas gargalhadas, é certo, mas a verdade é que não se deve generalizar...
Não vou assumir que todos os portugueses são de má cmpreensão, e incrivelmente fracos no que toca a fazer juízos, só porque li três ou quatro coisas que tu escreveste...
O Escutismo, é certo, tem falhas, mas tudo tem, a probabilidade de saires de casa e seres assassinado é pouca, mas EXISTE...
O escutismo não é, de todo, andarmos po aí a perdermo-nos, a magia da coisa é estarmos com pessoas qeu estão dispostas a colaborar, a fazer brincadeiras e jogos estupidos, que por mais disparatados que sejam, valem a pena... Nos escuteiros encontam-se pessoas que querem fazer, empeendedoras e acima de tudo, felizes... queremos jogar, brincar e andar por aí à toa nos escuteiros porque é o único sitio onde achamos pessoas dispostas a isso.