29 de janeiro de 2008

Deus não dorme...

Falar de Deus é sempre complicado para mim, não só porque a minha fé e crença religiosas não são propriamente elevadas (nem reduzidas convenhamos, são praticamente nulas), mas também porque tudo o que seja abordar este tema é sempre pisar em terrenos perigosos, quase profanos para algumas pessoas.
...
Nas vezes que tento falar com Deus – e só porque Jesus está sempre ocupado a falar com a Alexandra Solnado -, as conversas vão sempre dar ao mesmo, com Deus a perguntar-me “Então e gajas??!!”. “Podias facilitar-me um bocado a vida, pá” digo-Lhe eu. “Isto anda complicado, não tenho tido tempo, pá!”, responde-me Ele. “Isso vejo eu, já nem dás conta das grandes tragédias, parece que andas com a cabeça no ar. Deve andar aí rabo de saias...”. “Ó Miguel, não venhas também tu com tretas moralistas! Já me basta o César das Neves!”. “Então e para o Glorioso não consegues nada?”. Resposta pronta: “Já te disse que para milagres tens de falar antes com a Nossa Senhora...
...
Muita gente não tolera sequer que se brinque com Deus – “com Deus não se brinca” é uma frase muito recorrente. O que me leva a pensar quão difícil terá sido a sua infância, sempre relegado para a margem da vivência em sociedade (não a sua querido leitor, mas a Sua infância, se bem que a sua, amado leitor, também deva ter sido problemática, para insistir em continuar a ler este blog!). Nem sequer ter o vexame de ser a última escolha na formação de equipas desportivas ou para trabalhos de grupo na escola. Nada!! Posto completamente fora das brincadeiras e do convívio. O que talvez explique o facto de ele (Ele?) ainda hoje se manter afastado de tudo e de todos, fazendo o seu trabalho aqui e ali com um suave toque de traquinice e vingança (um tufão aqui, umas cheias ali, um Claúdio Ramos acolá...).
...
Outra frase muito ouvida é “Deus não dorme”. E sejamos práticos, sérios e, principalmente, honestos. Eu quando não durmo fico irritante (mais ainda...), mal disposto e pouco produtivo nas tarefas que tenha de realizar. E este talvez seja o grande problema do mundo. Porque é que Deus não consegue resolver os grandes problemas da Humanidade? A guerra, a pobreza, o Sporting (passe a repetição), a violência, as Chiquititas, a fome, os cataclismos da Natureza? Simplesmente porque Deus não dorme!! Realismo por favor! É impossível haver produtividade nestas circunstâncias! É impossível fazer-se um trabalho minimamente capaz!
...
Assim, vamos então todos fazer um esforço para deixar Deus dormir um bocadinho (não sei como... discutam isso no Prós e Contras ou nas Tardes da Júlia)... Deixá-lo descansar, sei lá, 2 ou 3 horas por dia (mais também não, se o Marcelo Rebelo Sousa aguenta dormindo só 4, Deus também não se pode armar em fraquinho).
...
Com a cabeça fresca todos os dias, e com uma grande dose de paciência, talvez até se arranje solução para o esquema táctico do Benfica (eu sei que deve ser mais fácil resolver o conflito israelo-palestiniano, mas como diz o dito popular: “enquanto há esperança... há adeptos leoninos” Tiuí???!!! Celsinho??!!).
...
PS: obviamente estava a brincar quando disse que Deus me perguntava “Então e gajas?”… Costuma é utilizar a expressão “Então e como é que vamos de babes?

9 comentários:

Anyone disse...

Não vais pôr esse assunto em discussão nas Tardes da Júlia quando queres que Deus durma!!!?? Acho que ele vai ficar ainda mais irritado e vai criar outra série da Floribela!

Anónimo disse...

se gostas de ténis vem ATE ESTE BLOG:http://nettenis.blogspot.com/

Heidi disse...

delicioso o teu texto, cada vez escreves melhor...só não gostei foi da piada ao SPORTING, ouviste??????????

Miguel F. Carvalho disse...

mas não era uma piada... lol lol

Angelo disse...

Pois eu gosto muito que se fale de deus ou de deuses ou de deusas ou whatever. Alias, com esta qualidade, podes falar do que quiseres!
Amen!

PS - Por esta hora, e com a piada, o teu blog ja deve estar no index do Vaticano!

Heidi disse...

olha que boa ideia pôr uma foto infantil no profile...sempre se é mais bonitinho em pequeno...

mtheman disse...

"olha que boa ideia pôr uma foto infantil no profile...sempre se é mais bonitinho em pequeno..."

desculpa lá ó angelo...

heidi, sempre no arraso :P

Anuska disse...

Pois é Miguel, eu também acho que com Deus não se brinca.... ;) hehe

Num destes dias o Papa teve uma prenda especial: uma entrevista com Deus!

Papa-- Meu Deus, que grande dita esta de ter um encontro convosco em vida. A que se deve tal visita?

Deus: -- Bom, na verdade eu tenho algumas perguntas a fazer-te.

Papa: -- Ah sim? Fazei-as já, então!

Deus: -- Vais ou não autorizar o casamento dos padres?

Papa: -- Enquanto eu for Papa, nunca!

Deus: -- E a ordenação das mulheres?

Papa: -- Enquanto eu for Papa, nunca!

Deus: -- Estou a perceber...

Papa: -- Ah, meu Deus, eu também tenho uma pergunta a fazer.

Deus: -- Pois então, fá-la.

Papa: -- A Igreja terá outro Papa polaco?

Deus: -- Enquanto Eu for Deus, nunca!

@martasta disse...

a coisa está feia, bem que Deus podia dar uma mãozinha (ai, com a mão é falta!) ... uma ajudinha! Já que "Deus está em todo o lado" não teria problemas em jogar em qq posição no campo, já os jogadores do slb andam "desorientados".

Quando fizeres a petição para recolher milhões de assinaturas na net (está na moda, resta-me saber se alguma dessas assinaturas online serve de algo) ... conta cmg lol

gostei do blog :p