15 de setembro de 2008

Este é o primeiro dia do resto da tua vida...


Hoje é o primeiro dia de aulas para muitas crianças, uma passagem sempre marcante na vida, a descoberta de um novo mundo de conhecimento.
...
E para registar esse dia, o jornal Público publicou na semana passada depoimentos de crianças que vão entrar neste dia na 'escola dos crescidos'.
...
Aqui ficam algumas passagens bem interessantes:
...
Beatriz Costa, Colégio Júlio Dinis (Porto)
"Quero aprender a ler e a escrever para depois poder ler as revistas às escondidas, quando a minha mãe não as lê." - eu nem quero saber que revistas serão essas!!!
...
Guilherme Torres, Grande Colégio da Póvoa do Varzim (Porto)
"Quero aprender a ler e a escrever para depois não ter de perguntar ao meu irmão." - mas acredita que, mesmo assim, ele vai continuar a bater-te...
...
Beatriz Sofia, Colégio dos Órfãos do Porto
"Vim para a escola para o meu pai e a minha mãe ficarem felizes." - tão novinha e tão samaritana... ainda acabas nas carmelitas descalças...
...
Ana Tibério, Colégio Júlio Dinis (Porto)
"Quero estudar porque gosto e assim posso ter prendas." - aliás, o Estado deveria era pagar para a miudagem ir estudar (um salário mínimo chega-te?)
...
Bárbara Pinho, Colégio Júlio Dinis (Porto)
"Quero aprender a ler e a escrever porque quero ser cabeleireira." - e os meus impostos servem para pagar estes sonhos??!!
...
Gonçalo Rodrigues, Colégio dos Órfãos do Porto
"Preferia ficar em casa a jogar computador e Playstation. Não preciso de aprender a ler para jogar porque o meu primo lê-me." - Ó Gonzo, essa argumentação a mim convence-me!!
...
Margarida Henriques, Colégio Júlio Dinis (Porto)
"Quero aprender a ler e a escrever porque assim, quando chegar ao 10º ano, já sei ler." - esperemos que sim!!! E se chegares ao 10º ano sem saber ler, pelo menos já deves estar no Livro do Guiness!!
...
Pedro Mota, Colégio Primeiros Passos (Porto)
"Eu quero aprender muitas coisas, como a ler, a escrever o 'P' do meu nome e a tirar fotografias." - fotos, Pedro? Eh pá, não sei o que te contaram, mas a escola também não é assim tão divertida!!
...
Pedro Vasconcelos, E.B. do 1º Ciclo do Bairro São Miguel (Lisboa)
"Estou com medo porque a mãe disse que na escola dos grandes vou brincar menos." - Ah pois é bebé!! Aguenta e não chora!!!
...
Tomás Abreu, E. B. do 1º Ciclo do Bairro São Miguel (Lisboa)
"A escola vai ser o que a professora disser. A minha mãe diz que a professora agora é que manda." - estás tão f*****, Tomás!!!
...
Pedro Costa, E. B. do 1º Ciclo do Bairro São Miguel (Lisboa)
"Vou aprender a ler e a escrever. Quero ser jogador de basquete quando for grande mas a escola não vai ajudar." - Desiste da escola pá!! Ainda te rebenta a carreira no basquete...
...
Matilde Carpinteiro, E.B. do 1º Ciclo Eng. Ressano Garcia (Lisboa)
"Estou contente por ir para a escola, mas tenho vergonha." - Matilde, eu também tenho vergonha do nosso sistema de ensino...
...
Vítor Júnior, E. B. do 1º Ciclo do Bairro São Miguel (Lisboa)
"O meu irmão faz graffitis e eu vou para a escola fazer graffitis no papel." - Vitinho, não te dou mais de 8 anos até estares no xelindró!!!
...
Força aí, putos!!!

10 comentários:

Angelo disse...

Beatriz Sofia é um nome bonito, não é!?

Eu, por acaso, ainda me lembro de entrar na sala da primeira classe pela primeira vez! Mas ninguém me entrevistou!

Anónimo disse...

O que o Pedro Mota (conheço este nome de algum lado!), do Colégio Primeiros Passos, não disse é que para além de querer escrever o "P" e tirar fotos, tem também o sonho de ser electricista...
Só me pergunto como é que vão sair as fotografias...
:)
S

Anyone disse...

LOOOOL!!! Muito bom! Quando eles souberem no que se estão a meter...

Lu disse...

Fantástico estes miúdos.
Estava a estranhar não haver nenhum que não quisesse ir pra escola, mas o Gonçalo Rodrigues mostrou que continua tudo na mesma!! hehehe

Anónimo disse...

Ó pá, no meu tempo não entrevistavam os putos... no máximo, tiravam-nos a fotografia para a praxe, todos janotas com a roupita de ir à missa e a pasta nova e aquele sorriso de quem acha que já é gente!

Miguel F. Carvalho disse...

graças a Deus nunca tive roupita de ir à missa... lol

Heidi disse...

Oh... e eu que quando fui para a escola a 1ª vez ia feliz, pois não tinha mais nada para fazer, estava farta de estar desocupada :D
(nunca estive em nenhuma cresce ou infantário ate aos 6 anos- sou do tempo das avós que tomam conta)

já nao ha crianças como antigamente :-P

Cristina disse...

Estou radiante com estas respostas... e são estes os miúdos que me vão cuidar da reforma... estamos perdidos!!

Tinta Permanente disse...

Quando entrei na escola, não tinha muita noção do que me estava a meter, eh eh

Rachel disse...

São maravilhosas estas criaturas...

LM:
O que não gosta da escola, TINHA que se chamar Gonçalo.
(desabafo: mas por que raio não fui eu escolher Leandro ou Carlos Filipe, ou Orlando, ou Fábio Junior?!?!?)