22 de setembro de 2008

O Dia dos Idiotas

O munícipio de Oeiras, no domingo e a exemplo de anos anteriores (ver Os Palhaços do Asfalto), resolveu encerrar novamente a Marginal aos utentes, sob a capa da semana da mobilidade e do dia europeu sem carros.
...
Uma medida que visa, supostamente, sensibilizar as pessoas para os problemas ambientais. Então vejamos: temos uma estrada nacional de grande trâfego cortada ao trânsito, obrigando todos os veículos a fazerem, em vez de um percurso de 2 km que duraria normalmente 2 minutos a percorrer, um percurso muito superior por dentro da vila de Oeiras que demorou mais 25 minutos, num sistema de pára-arranca constante. Não sei sinceramente em que é que isto beneficiou o ambiente... Talvez os fundamentalistas da ecologia me consigam explicar este tipo de iniciativa.
...
Depois temos as idiotas das pessoas que quase têm orgasmos cerebrais por poderem ir passear a pé ou andar de bicicleta no alcatrão da Marginal. Os mesmos que não aproveitam o parque do Jamor, esse sim arborizado, para ir passear ao fim de semana!! (se calhar, é porque o Jamor ainda não tem um MacDonald's como o de Santo Amaro de Oeiras...).
...
----------------------------------------------------------------------------------
...
A Ministra da Educação em funções, Maria Lurdes Rodrigues, veio afirmar que o fenómeno das explicações que grassa em Portugal é "típico de países terceiro-mundistas".
...
Eu não sei que países do Terceiro Mundo a nossa ministra conhece, mas da minha experiência pessoal, se as crianças dos países do Terceiro Mundo conseguirem ter um caderno, um lápis, uma mesa, uma cadeira, um edíficio intacto e um professor já se dariam por satisfeitos... (e não exigem isto tudo ao mesmo tempo!!). Explicações no Terceiro Mundo?? O que é isso??!!!
...
As explicações em Portugal são um fenómeno resultante do nosso sistema de ensino: é fraco, daí a necessidade dos alunos recorrerem a estes serviços, e não absorve todos os professores, daí a necessidade desses professores no desemprego (e sem subsídio) fazerem pela vida...

6 comentários:

Moi disse...

Cada qual tem os orgasmos que são mais fáceis! Uns no cérebro outros na bicicleta... enfim.

Maria Lurdes Rodrigues!!! Não conhecia, até pensei que não existia, neste governo, ministro da pasta.

Kafkices idiotas

Tinta Permanente disse...

1-Não se compreende... e essa teima das ciclovias na capital das sete colinas... isto não é propriamente Amsterdão, Paris ou Copenhaga ...

2-Com outro sistema de ensino, com hábitos de estudo e professores assistentes (de salas de estudo) como vi na Dinamarca, os "explicadores" podiam trabalhar nas escolas. Mas aqui não há investimento no ensino e a profissão de professor é mal vista.

Pedro Almeida disse...

Tens alguma coisa contra o Mac de Sto. Amaro de Oeiras ??? ;-)
(24 horas por dia a servir hamburgers!!!)

RH disse...

São de facto boas notícias. Parecem empenhados. Vamos ver qual o resultado. Uma coisa é certa. Parece haver uma nova consciência e o facto de ser tão falado nos media irá ajudar as pessoas a reflectir sobre o assunto. E cada vez mais surgem iniciativas interessantes para incentivar as pessoas a andar de bicicleta, como por exemplo, os cursos de condução de bicicleta em meio urbano da Cenas a Pedal. Recomendo! http://www.cenasapedal.com/

Tiago Fardilha disse...

Ah, o menino amuou porque houve um dia que não o deixaram levar o carro para onde queria?

Deixa lá, foi só desta vez. Pronto, pronto, já passou... :D

Se ser automobilista em Lisboa é mau, ser peão deve ser muito pior. Basta ver aqueles semáforos onde o verde para os peões só aparece cinco segundos a cada dez minutos. E isto 365 dias por ano...

Márcio Guerra disse...

Olhe, vim a primeira vez ao seu blog depois de ter visto alguns dos seus comentários no blog da Linha Avançada. Gostei dos comentários, mas gostei ainda mais dos artigos aqui do seu blog. Se são literalmente escritos por si, os meus parabéns pelo seu excelente sentido critico. Creio que vou passar a vir aqui mais vezes. Parabéns de novo.

Márcio Guerra