17 de setembro de 2008

O Casamento


No próximo dia 10 de Outubro, vão finalmente ser discutidos na Assembleia da República 2 projectos-lei (um do Bloco de Esquerda e outro d'Os Verdes) que permitam a duas pessoas do mesmo sexo contraírem matrimónio.
...
E digo finalmente por duas razões: 1) os projectos-lei já foram apresentados em 2006 e 2) já é tempo de garantir direitos e deveres iguais a pessoas iguais.
...
Sou insuspeito para dar a minha opinião - não sou homossexual nem tenho nenhum amigo que o seja (pelo menos assumido). E não vejo o casamento gay como uma modernice dos nossos tempos. Servirá acima de tudo para garantir um direito - o de casar - que não pode estar cerceado por questões de género, cor, raça, filiação clubística, número de calçado, etc...
...
...
Já os representantes do PS, os arautos das liberdades e igualdades, afirmaram que vão impor disciplina de voto na bancada, no sentido de chumbar os projectos, uma vez que o tema do casamento homossexual não é um tema constante no programa do Governo para esta legislatura. Como não nos apetece discutir isso agora (é aborrecido, com eleições á porta, nós que até concordamos), vamos votar contra.
...
Hipócritas!! O mesmo PS que na sua Declaração de Princípios "(...)considera-se herdeiro e representante do grande movimento social e político que, a partir dos meados do século XIX, conduziu a luta por sociedades mais justas e solidárias(...)" e que considera que "(...)Os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade constituem uma exigência moral que sempre tem orientado o pensamento e a acção socialista(...)", além de que "(...)O PS combate as desigualdades e discriminações fundadas em critérios de nascimento, sexo, orientação sexual, origem racial(...)". Cambadas de hipócritas!!!!
...
PS: existe também a questão da adopção por casais homossexuais. Também tenho a minha opinião claramente definida. Mas esta é uma matéria que só fará sentido discutir depois de aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Uma coisa de cada vez, caso contrário este país entra em colapso mental...

3 comentários:

Tinta Permanente disse...

Talvez a generalidade dos portugueses seja passiva quanto à questão do casamento. Mas não é uma prioridade social. A mim, os carinhos públicos entre gays incomodam-me.
;)

Miguel F. Carvalho disse...

a desculpa da prioridade social é um argumento falacioso...

por essa ordem de ideias, neste País nunca se discutia mais nada para além dos pobrezinhos...

Márcio Guerra disse...

Só para dizer que nunca vi um gay nascer do casamento/relação de dois gays. Os que há, são, definitivamente, oriundos/frutos de relações heterossexuais.
Abraço