21 de janeiro de 2009

Cinema Luso

Exceptuando os anos 40 e 50, onde provavelmente não havia grandes alternativas, as pessoas não faziam questão de ir às salas de cinema ver filmes portugueses, na medida em que na realidade, e excepção aos anos atrás citados, os filmes lusos eram maus... não! mesmo muito maus!!
...
Hoje em dia as pessoas continuam a não ir ver filmes portugueses. Com algumas excepções é claro, as pessoas vão ver gajas nuas e sexo que se nos apresenta actualmente a 7ª arte portuguesa. "Gostava de ir ver aquele filme com a Soraia Chaves?" "Como é que se chama?" "Não sei!" "É sobre o quê?" "Não sei! Mas parece que ela aparece nua!!".
...
Os filmes portugueses deixaram de ter nome próprio. Passaram a ser designados por "aquele em que a fulana x usa um chicote", "em que o fulano y e a sicrana z se despem 4 vezes" ou em que "as fulanas k e w dão um beijo uma à outra" (o lesbianismo está na moda!).
...
O cinema português tornou-se em mais um meio de voyeurismo, um espreitar pela fechadura da porta (com a vantagem desta porta ser enorme e caber muita gente à espreita!!). Como se já não bastassem a televisão e a imprensa escrita sensacionalistas...

9 comentários:

Angelo disse...

Mas olha que há uns quantos filmes que quero ver!

Little Britain é genial! Tenho os episódios todos e, volta e meia, meto-os no iPod e vou vendo-os!
Quero aqueles dois tipos de volta a fazerem coisas boas!

Tinta Permanente disse...

Desculpe... "gajas nuas" é ser meiguinho. Padres, pu@$#, e corrupção, isso sim! lol

Diabólica disse...

É verdade que agora a "moda" de alguns filmes portugueses, é a de colocar gajas nuas, asneiradas, no fundo não há história.

É só caralhadas, sexo, e mais sexo...

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme "corrupção", que me arrependi veemente de ter ido ver, mas também só assim pude criticar.

Já com o fime da Soraia Chaves, embora as asneiras continuassem a ser uma constante, já havia história e as participações dos artistas, para mim foram brilhantes.

Apesar de tudo nem tudo é mau no cinema português.

Acho que há que limar algumas arestas e enriquecer o vocabulário.

Beijokas.

JP disse...

O Sexo vende... de quem é a culpa?! De quem quer ver cenas de sexo nos filmes, ou daqueles que, para conseguirem vender oprodutos, colocam lá cenas de sexo?

Pedro Ferreira disse...

O JP tem razão. É como na televisão. Como pudemos querer que não seja sensasionalista quando a TVI é o canal que destacadamente lidera as audiências? É como a galinha e o ovo, mas só que agora algum vai ter de necessáriamente aparecer primeiro, se não não saímos daqui.

seni disse...

Desafio no meu blog :)
Beijinhos

Sadeek disse...

Miguel...não te queixes pá. Os filmes continuam maus mas temos a vantagem de ter Soraias e "aquela-cujo-nome-não-me-lembra-mas-que-faz-a-publicidade-da-triumph" despidas...

Desculpa lá qualquer coisinha...mas todos os males fossem estes...AHAHAH

Anónimo disse...

Se a qualidade da representação já questionável em muitos dos casos citados, pelo menos "aquilo que até os bichinhos fazem" até estava bem simulado!

Enfim, eu não culpo quem faz os filmes mas sim quem os vê...se o sexo vende é porque há quem queira ver.

E não há qualquer problema nisso.
Aquela pose do Nicolau com a Soraia foi o melhor shot de humor no cinema português...impagável!!
lolol

Há assim um tabu tão grande em relação ao sexo na sociedade portuguesa...?

Pelo menos estes filmes retratam um pouco a crueza da vida, que muitas vezes passa pelo sexo, sobre as mais variadas circunstancias...

Mas é claro que o bacoco só vê o sexo, e o sexo está (também) lá para vender bilhetes.

Se assim, não fosse que filmes teriamos? Provavelmente uns pseudo-intelectualoides para meia dúzia de nerds ir ver a sessão do king? :P

Bem, eles que treinem lá essas quecas, pelo menos nisso vejo futuro!

xD

Cristina disse...

Finalmenteeeeeee... alguém que me percebe!!