13 de janeiro de 2009

Israel vs Hamas


Todos temos a nossa opinião sobre a guerra/ataque/resposta/defesa/chacina (chamem-lhe o que vos parecer melhor). Em primeiro lugar, as guerras são estúpidas! E as mortes que daí resultam ainda são mais cruéis.
...
Durante meses e meses a comunicação social ignorou por completo o ataque de rockets do Hamas sobre a população israelita (não vimos nessa altura as imagens dos feridos e mortos israelitas). Tal como ninguém se lembra de ter visto na televisão a chacina entre o Hamas e a Fatah. A manipulação dos media na sua melhor (pior) forma.
...
Em Portugal, vivemos num grande comodismo. Não temos catátrofes naturais, não temos ataques terroristas, não temos nada, para além dos nossos queixumes habituais ("está frio", "está calor", "os políticos são todos uns ladrões", "o Bynia é um coxo", etc). Assim sendo, colocamo-nos sempre numa posição de conforto para dar opiniões de tudo. E somos sempre solidários com histórias de coitadinhos, gostamos da tragédia e de sangue, mesmo que fiquemos enjoados (atentem aos mirones de incêndios, acidentes rodoviários, jogos da Selecção,...).
...
Agora, confesso que me faz uma certa confusão ver a esquerda nacional defender tão afincadamente um grupo de terroristas que utiliza a sua população como escudo humano e que tem menos respeito pelos direitos humanos (vidé a situação das mulheres) que nós temos pelas pedras da calçada. A mesma esquerda que não há muitos anos atrás defendia (e defende?) regimes tão democráticos como o soviético, chinês, norte-coreano, albanês, jugoslavo (só para citar alguns).
...
Subscrevo por inteiro o artigo de opinião publicado esta semana pela Inês Pedrosa no semanário Expresso intitulado "Os mísseis do Hamas são de chocolate". Entre uma organização terrorista e um Estado democrático haverá dúvidas na escolha? "Israel é uma nação, o Hamas é um gangue."
...
PS: o texto já deverá estar disponível por aqui.

5 comentários:

Sadeek disse...

Pois...eu tenho para mim que entre uns e outros (os que mandam, claro) não há quem se aproveite. É um filme apenas e só com vilões. Quem se lixa, como sempre, é o mexilhão...

Não consigo defender ou entender nenhum dos lados... :S

ABRAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Moi disse...

Como diz Sadeek, não consigo nem defender nem entender nenhum dos lados.

Tinta Permanente disse...

"Israel é uma nação", ah pois é ! LOL criada pela ONU no pós-guerra, para dar jeito à Europa!!! E à Alemanha! Tinham que os arrumar nalgum lado, não é? Muito confortável, digamos!!

Miguel F. Carvalho disse...

a questão da localização é muito relativa... acho que Salazar nos quis em Angola... e historicamente aquela região é que fazia todo o sentido...

Lu disse...

O certo é que já morreu imensa gente que não quer nada daquilo!!!! :(