28 de janeiro de 2009

Geminação?

Segundo a Wikipedia (é um risco eu sei...), "a geminação de cidades, é um conceito que tem como objectivo, criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível económico e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação. Geralmente, as cidades gémeas têm características semelhantes (demográfico, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras actividades."
...
A Assembleia Municipal de Lisboa debateu na semana passada uma moção do Bloco de Esquerda para um acordo de geminação entre a capital portuguesa e Gaza (sim, Gaza!!, não é uma gralha!!), que acabou por ser aprovada com a abstenção do PSD, PS e CDS-PP e com os votos favoráveis do BE, PCP e PEV.
...
Custa-me bastante a entender duas coisas: 1. é para este tipo de decisões que nós pagamos impostos? 2. que características semelhantes ou pontos comuns podem existir entre estas duas cidades?
...
Eu sei que uma das propostas de Santana Lopes para Lisboa é encher a cidade de túneis e canais subterrâneos (havendo aí semelhanças com os utilizados em Gaza pelos terroristas do Hamas para transportarem armamento) e que alguns edifícios/mamarrachos em Lisboa deveriam ter o mesmo fim que os utilizados em Gaza pelos assassinos do Hamas (bombardeamentos e implosões), mas não consigo encontrar mais pontos em comum para tal geminação.
...
O Bloco de Esquerda parece sofrer do síndroma da doença bipolar. Umas vezes parece uma agremiação política que representa uma esquerda moderna e visionária, mas outras vezes parece liderada por um conjunto de fracos alunos do Chapitô (e não estou a falar dos acrobatas, mas sim daqueles que usam uma bola vermelha no nariz e uns sapatos grandes).
...
PS: falta apenas o BE assumir um acordo de cooperação com o Hamas. Eles vêm ensinar-nos a fazer cintos de bombas e o Bloco pode ensiná-los a deitar fogo pela boca sem provocar cáries.

4 comentários:

Maria Manuela disse...

eu queria era a minha conta bancária geminada com a conta de certos srs.

:)

Angelo disse...

Bela descrição do BE!

Cátia disse...

é o que temos "por cá".
Aiii vida.
Deprimo-me com isto lol.**

Tinta Permanente disse...

Parece um Bloco muito heterogéneo...