22 de maio de 2007

O nível de vida em Luanda

Quando comecei a ir a Angola (2004), as pessoas sempre me perguntavam como é que era o nível de vida nesta cidade africana. Perguntas do estilo "Fazem-se lá grandes vidas, não é?" ou "Come-se marisco por tuta e meia, não é?".
Só pensam na porra do marisco!!!
À 1ª pergunta a resposta é "Sim, se ganhares muito dinheiro" e à 2ª é "Não!". Eu gosto sempre de fazer um paralelismo entre Luanda e Nova Iorque... o custo de vida é como em Manhathan mas vivendo-se no Bronx...
E não temos o Central Park...
Só para terem uma ideia o custo por noite no hotel em que estou (que já viram não ser espectacular) é de 170 USD (quarto individual cama king size, com casa de banho, e pequeno almoço mesmo muito sofrível). Estamos a falar de um hotel que deve ter, se tanto, duas estrelas (não há hotéis de 5 estrelas em Angola...).
Duas estrelas e estou a favorecê-los!!!
Para um europeu (ou um branco se quiserem), não só por costumes alimentícios, mas também por costumes de segurança, não se arrisca a comer em qualquer botequim de esquina, obviamente... no restaurante onde temos feito as nossas refeições, o custo médio de uma dose é de 30 USD (junte-se a isso bebida, sobremesa, entradas e o preço salta logo para 40/45 USD de despesa individual).
Havia de ir comer funge, não??!!
Para sair à noite, qualquer bar ou discoteca mais conhecidos (e seguros) paga-se para aí 20/25 USD de entrada (em noites temáticas sobe para 50 USD). No ano passado o Herman José veio cá dar um espectáculo e o preço base (jantar + espectáculo) era de 100 USD.
E não era o 50 Cent ou o Bustha Rhimes, que costumam vir cá...
Luanda está numa fase de construção nova massiva... junto à Marginal existem apartamentos a 1 milhão de USD... estão todos vendidos!!!
Corrupção!!!
Para quem tenha dinheiro é muito fácil conseguir gastá-lo nestas coisas... carros, casas, bares, restaurantes... Agora quando me perguntam se aceitaria vir cá trabalhar permanentemente eu respondo sempre: "Claro que sim, basta pagarem-me 4000 Euros mês + carro + casa". Agora, menos que isso não obrigado...
Não, não sei o custo das gajas!!!
PS: agora é só ir ao jornal ou à net e fazer o respectivo câmbio...
E eu que recebo ajudas de custo em dólares... porra para o câmbio!!

17 comentários:

mtheman disse...

por esse preço ofereço-me já pa ir :)

Anónimo disse...

Aguenta primão!!

O que vale é que tu enfrentas todas as situações com o humor que eu tanto aprecio :)
Um beijinho grande e boa estadia

Joana

Heidi disse...

ahahahaha
adorei a tua descrição...eu já sabia do que se passa em Luanda...é tudo incrivelmente caro. Tenho 1 amigo que trabalha na yamaha, e axo que ganha à volta de 5000 usd por mês...largou tudo cá, e está lá na boa...mas diz que nao anda com moedas, pois é tudo tao caro, que as moedas nao dá pra comprar nada...tem um circuito de segurança por onde pode andar...os colegas dele já foram assaltados...
o furas, vai-te cair em cima, com a história do europeu -->>branco... ;)

Miguel F. Carvalho disse...

acho que não conheço ninguém que viva cá que não tenha sido assaltado...

Primita!!! Finalmente um comentário... foi preciso eu "emigrar"!!! lol

mtheman disse...

com primas a comentar agora é que o furas vai dar em cima...

Pedro Almeida disse...

Olá Joana ;-)
Tás boa ?
Quantos anos tens ?

Lu disse...

Já começa!!! Um post tão sério e nem assim...!lool Ai furas...

Pois, tenho um amigo que está a pensar em ir para essa zona (julgo) mas está indeciso porque ainda não sabe quanto vai receber! :p

Mas dizem, que isso está melhor! Ou não?

Miguel F. Carvalho disse...

Pedro!!!! para trás!!!! vá!!! lol

Ela já está comprometida.

Anónimo disse...

Pois é primo, até parece mal. Eu sou assidua leitora mas quanto a comentários fico sempre um bocadinho acanhada...
Farto-me de rir contigo, adoro o teu sentido de humor!!
Tenho saudades!
Um beijinho grande*****

Joana

Anónimo disse...

Recebi uma Proposta para trabalhar em Luanda me ofereceram 3000 USD, é possivel de se viver lá com esse salário?

Miguel F. Carvalho disse...

possível é... mas tens alojamento pago... e viatura?

Unknown disse...

Boa pergunta.
Se tiver tudo bem, mas se não.
Esqueça, pois vivo em Luanda e como vois sabeis a vida é muito cara.
Se quizeres comer bem, num bom restaurante precisas de, no mínimo 10.000 á 12.000 Kzs equivalente a 130, 150 USD, por pessoa( incluindo: courvet, a comida, bebida, e por vezes a sobremesa).
Espero que se ja útil

Anónimo disse...

sou branco vivo ca desde 81 e nunca fui assaltado

Anónimo disse...

so se vier com casa e carro

Ricardo disse...

Eu gostaria de viver em Luanda. Alguém sabe dizer se há emprego para pessoas com nível superior?

Anónimo disse...

Eu sou uma jovem licenciada na área da Psicologia e juntamente com uma amiga estamos a ponderar emigrar...Luanda é uma opção...

Sim? Não?
Como fazer uma pesquisa de ofertas de emprego credíveis?
Qualquer ajuda neste sentido agradeço.

Unknown disse...

Quanto se deve exigir actulamente de salário para viver em Luanda? tendo casa e carro?