14 de maio de 2007

Nouvelle Cuisine

No outro dia, a convite de um amigo - J.Silva - que conhecia 'le chef', fui jantar a um restaurante da denominada 'nouvelle cuisine' (ou cozinha mediterrânica). A impressão destes restaurantes é que vamos ficar com fome (o que não é verdade, isso acontece-me sim mas quando vou ao chinês). A 'nouvelle cuisine' pode ser perfeitamente reconhecida por 3 momentos principais da refeição:

1. quando temos o cardápio à nossa frente e não conseguimos decidir o que queremos, não porque seja tudo delicioso, mas porque não fazemos ideia do que eles querem dizer com aquilo (poderia trazer-me a ementa sem ser em sueco?)... "Carpaccio de pato e foie gras com flor de sal, confit de chalotas perfumado com Xerês" ou "Filetes de pregado assado, confit de cenouras novas com cominhos e perfumes de laranjas"?... ou os sempre fantásticos "Cannellonis de beringelas com sésamo"? Huummm, esta é difícil... vou tirar à sorte e logo se vê...

2. quando chega o nosso prato é outro momento de raro humor... à pergunta do empregado "Para quem é o blá blá blá... marinado... blá blá blá... em leite de coco e baunilha... blá blá blá...?" geralmente ficamos a olhar uns para os outros... e pensamos "Foi isto que eu pedi?" E quando vamos a meio descobrimos que metade das coisas que estamos a comer já nem nos lembramos o que são (mas desde que sejam legais, por mim tudo bem...)

3. nas sobremesas também gostam de inovar... baba de camelo? o célebre doce da casa? Qual quê!!! Vamos mas é complicar... então e que tal uma "Tartelette em chocolate, pêra cozida com amêndoas"? Nãn, não me parece... acho que prefiro o "Parfait gelado com figos e aguardente de medronho" (o que quer que isso seja!), embora a "Mousse de limão em forma de cogumelo" também mereça a minha atenção...

Mas foi uma experiência interessante e um tempo bem passado com amigos... E quando trouxeram a conta quase me fizeram acreditar que afinal vivia em Estocolmo ou Londres...

25 comentários:

Lu disse...

LOLOLOLOL

É verdade, também já me aconteceu o mesmo!!!
Experimenta ires a um Nepalês e logo diz-me se percebes metade do que lá está! A coisa boa é que nem é tao caro. Come se bem e é muito bom! :)

Para mim, pode ser uma Tartelette em chocolate!

mtheman disse...

e afinal em quanto é que ficou a brincadeira da nouvelle cuisine?

Miguel F. Carvalho disse...

também já experimentei... é interessante... tandori, não é?

foram 40 €, o que neste momento, já representa mais de um dia de trabalho...

Heidi disse...

adorei a tua descrição...sim, há restaurantes, em que os passos são mesmo esses, nao se entende a ementa, quando vem, ninguem axa que pediu aquilo...e as sobremesas, nada conhecido...
40 eurios??? xiiiiiiça, essa doéeeeeeuuu

Miguel F. Carvalho disse...

eles não são meiguinhos nos preços... mas de vez em quando, para experimentar novidades...

são bons para levar namoradas... calmos, requintados,... lol

Heidi disse...

um sítio bom pra levar pessoas especiais, é o Via Graça...conheces?
Sugeri ao Gio, que teve amigos que vieram cá, directamente dos States...espera lá, ainda não perguntei se foi lá...
never mind...
até têm site...agora nao sei de côr...é perguntares ao Gio :d

mtheman disse...

tinhas ido à roulote de frielas e por menos de 10 euros fazias a festa e ainda levavas troco :)

Pedro Almeida disse...

Para um hot date nada melhor que o belo do coirato e da mini :-)
Só o dinheiro que se gasta na pensão...ainda mais o jantar...tss...tss...tss

Lol

Pedro Almeida disse...

A única experiência que tenho de restaurantes "finos" foi no almoço de Natal da empresa, no hotel do Bussaco, salvo erro foi 50 euros por cabeça, pagou a empresa, mas foi muito bom e o vinho......hummmmmm.

Miguel F. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel F. Carvalho disse...

Via Graça não conheço... vou pesquisar na net...

mtheman, mas na roulote de tenho de ficar em pé...

pedro, almoço de Natal?! Almoço??!!! essa empresa é deprimente... lol ... nós já tentámos convencer a empresa a ir à Bica do Sapato mas não se deixaram convencer... :-(

Heidi disse...

furas, dinheiro que se paga na pensão????eh lá...que categoria!
lololololol
nós no sítio onde trabalhamos, que por acaso até o estado, e somos 700 pessoas, fazem um lanche de Natal...qual almoço, deves, deves...a vida não tá pra isso...
opah convidem-me pro vosso almoço de natal, vou como acompanhante :-)...

Miguel, já achaste o restaurante que te falei?

Pedro Almeida disse...

ai...haveria tanto a dizer sobre acompanhantes de Natal...mas não me ocorre nada :-)

Heidi disse...

desde que nao desse direito a pensão....lolololol

Miguel F. Carvalho disse...

lanche de Natal?? LANCHE???

acompanhantes? não vão por esse caminho que este é um blog sério... lol

Heidi disse...

sim lanche de Natal, é um pouco exagerado....é que quem não chega a horas, 5 minutos depois já não há bolo rei para ninguém...tem poucos comes e bebes...e já vamos com sorte que ouvimos o coiro da instituição e a presidenta fala pra nós :-)

Miguel F. Carvalho disse...

onde é que vocês trabalham???!!! e eu às vezes ainda me queixo...

Heidi disse...

eu trabalho num instituto bastante conhecido...todas as empresas têm que dar contas todos os meses das suas actividades...que instituto me refiro?

Miguel F. Carvalho disse...

Instituto Óptico?

Instituto de Beleza?

IGIF?

Pedro Almeida disse...

Júlio de Matos ?
Miguel Bombarda ?

Miguel F. Carvalho disse...

eeehhhh... isso já é abusivo!! lol

Heidi disse...

Se as vossas empresas têm que dar conhecimento das vossas actividades, onde é que o Instituto Óptico entra aqui????
Estatística, doesnt bring you a bell?

Ele há horas assim... disse...

Heidi, quando souberes de alguma vaga para o INE avisa...~
;)

Heidi disse...

não abrem vagas há 4 anos :(

Miguel F. Carvalho disse...

o meu tio trabalha no INE...