1 de maio de 2007

O Mundo por Darfur


Desde 2003, o Darfur, no Sudão Ocidental, foi envolvido num conflito mortal. Várias centenas de milhares de pessoas foram mortas ou seriamente feridas. Mais de dois milhões de pessoas foram deslocados e vivem em campos de deslocados no Sudão ou em campos de refugiados no Chad; mais de 3,5 milhões de pessoas dependem da ajuda internacional para sobreviver, naquele que já é considerado o maior e mais complexo problema humanitário no mundo.
Milhares de crianças são obrigadas diariamente a tornarem-se soldados. A violação e outras formas de violência sexual estão a ser utilizadas diariamente como armas de guerra no Darfur. A violação de mulheres e meninas - incluindo meninas de apenas 8 anos - é generalizada. Quando empregue como parte de um ataque generalizado ou sistemático dirigido contra qualquer população civil, a violação constitui um crime contra a humanidade.
Quantas mais mortes, violações e vidas destruídas no Darfur serão necessárias para que a comunidade internacional actue de forma a pôr fim a esta situação?

4 comentários:

Heidi disse...

Infelizmente, este tipo de situação ainda acontece em algumas partes do mundo, mas como só muito de vez em quando é divulgado, passa um pouco ao lado do cidadão comum, e até dos próprios países. Fazes bem em denunciar a situação, tenho a certeza que tal como eu, muitas outras pessoas não sabem deste sucedido...

Peliteiro disse...

Há que pressionar as autoridades para resolver o problema

Miguel F. Carvalho disse...

o problema é a passividade com que se olha para estes problemas...

liga-se mais ao ambiente, se a calote de gelo no Pólo Sul está a derreter ou não... se vamos morrer todos daqui a 300 anos pelas ondas de calor...

a verdade é que todos os dias se continua a morrer estupidamente no mundo por fome...

Pedro Almeida disse...

Ganda nível Miguel, já tens um farmaceutico no teu blog ;-)

Existe petróleo em Darfur ?...Bem me parecia!